Coluna Giselle Santos: Atleta x Praticante

É comum no Crossfit indivíduos recém chegados na modalidade participarem de competições ( já que temos categorias iniciantes). Mas quando falamos em nutrição/CrossFit, existe alguma diferença entre a prescrição alimentar do atleta para o praticante?

É comprovado cientificamente que há uma diferença bem grande no organismo de um indivíduo muito treinado para um moderado ou iniciante. Assim, essas diferenças devem ser levadas em conta na hora da prescrição. Por isso, é necessário proporcionar ao indivíduo não treinado uma modulação de nutrientes que possa favorecer e gerar estímulos para a adaptação. Para que o mesmo possa evoluir a sua performance nos treinos. Pular etapas pode ser algo frustrante e desmotivador.

Qual a diferença entre atleta e praticante?

Competir não é a característica determinante de um atleta (ainda que isso seja extremamente importante). O que o diferencia mesmo do praticante é a maneira como ele constrói a sua vida ao redor dos treinos, como prioriza a sua alimentação, como mantém todos os propósitos e objetivos diretamente ligados a sua performance. Dessa maneira, seus treinos e sua alimentação são todos elaborados para alcançar (bater) certas marcas, tempos e/ou números.

Já os praticantes podem até ter objetivos relacionados a suas performances. Mas geralmente as razões principais são saúde e aparência física. Por tanto, justamente por isso, podem não ter progressos tão constantes e notáveis no mesmo nível de um atleta.

É claro que existe um meio termo. Entretanto, caso você queira se tornar um atleta, os treinos, a alimentação e as competições precisam ser a sua prioridade, e não pequenas excessões que você faz depois que tudo na sua vida já está organizado.

Descobrir onde você se encaixa, vai ajudar a entender claramente o seu propósito e suas prioridades. Uma vez que você fizer isso, será capaz de  fazer escolhas inteligentes para treinar, se alimentar, recuperar e pensar na forma que melhor suporta os seus objetivos.

💠Giselle santos

* Pós- graduada em nutrição esportiva
* Pós- graduada em fisiologia do exercício
* Pós- graduada em fitoterapia
* Pós- graduada em emagrecimento e metabolismo.

Atualmente:
* Nutricionista responsável na clínica healthy spot com foco em alto rendimento no Crossfit.

*Nutricionista responsável pelo programa performance Novazzi – 100 % voltado para praticantes de Crossfit

*Expert da empresa Hopper Nutrition – linha de suplementos voltada para Crossfit.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.