Como está a sua mobilidade?

Uma das primeiras coisas que escutamos quando começamos a treinar o CrossFit é em relação a mobilidade do corpo. Porém, basta tentar alguns exercícios para ver o quão complicado pode ser executa-los sem uma boa mobilidade. Agachar para exercícios como front squat, wall ball, thruster, entre outros, parece impossível para quem tem uma falta de mobilidade. Pensando nisso, fomos até o box da Cross Life Vila Isabel, zona norte do Rio para conversar com o coach Marco Pimenta.

O professor, que também é atleta de jiu-jitsu pela equipe Soul Figthers, explicou a importância da mobilidade. “Ela é a capacidade que o corpo tem de executar movimentos de alta ou baixa amplitude. Assim possibilitando um melhor padrão na execução do movimento. Podemos treinar entre 10 a 15 minutos antes de qualquer programa de exercícios”. Pimenta ainda explica que diferente do treino muscular que não é recomendado treinar todos os dias o mesmo grupo. O treino pode ser feito todos os dias. “Aconselho fazer o treino de mobilidade antes de qualquer atividade física mesmo sendo todos os dias”. Contudo o professor ainda alerta que o treinamento vem para ajudar na execução dos movimentos. Por isso, deve ser feito sempre antes e não depois da atividade: “precisa ser feita antes dos treinos, garantindo assim o maior conforto na execução dos movimentos”.

Para finalizar, o coach explica que o treino visando uma melhor mobilidade pode ser feito de maneiras variadas: “em um treinamento de mobilidade pode ser usado de duas maneiras. Com técnicas aplicadas de maneira mono articulares, envolvendo apenas uma articulação, ou multi articulares, com mais de uma”. Sendo assim, um treino de qualidade para ampliar a mobilidade, pode ser o ideal para conseguir atingir a perfeição em movimentos como o Snatch e muitos outros que envolvem o agachamento.

Mobilidade não é só para as pernas

Ao contrário do que muitos pensam, a mobilidade é importante não só para os membros inferiores. Mas também para os superiores. Ter uma boa mobilidade nas articulações dos braços e ombros são extremamente importante. Tanto em movimentos ginásticos como no LPO. Movimentos como o Clean, exigem uma boa mobilidade de punho para conseguir encaixar o movimento. Por outro lado, para o balanço nas barras para movimentos como pull up, chest to bar, toes to bar e muscle up, ter uma boa mobilidade nos ombros se torna essencial.

Por isso, chegar um pouco antes da aula no box e dedicar o tempo recomendado pelo coach da Cross Life, poderá fazer a diferença no seu desenvolvimento dentro do box. Além de ajudar a evitar uma possível lesão por falta de mobilidade. Peça para o coach te passar um treino voltado a mobilidade e continue a evolução diária dos treinos.

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