LPO o exercício que dá força

LPO é a sigla usada para o levantamento de peso olímpico, um dos principais métodos escolhidos por Greg Glassman, na hora de compor o Crossfit. Esses movimentos são famosos por suas apresentações nas próprias olimpíadas onde vemos os atletas da modalidade levantarem pesos extremamente pesados. Porém, sempre através dos variados tipos de movimentos do LPO, como o snatch, clean, deadlift e overhead.

No Crossfit, pode-se trabalhar todas as 10 habilidades físicas: resistência cardiovascular, muscular, força, flexibilidade, equilíbrio, potência, agilidade, coordenação e precisão. Portanto, nos movimentos de LPO podemos trabalhar algumas dessas vertentes como a força, agilidade, equilíbrio, precisão e coordenação. Sobretudo, esse método consiste basicamente em dois movimentos: arranque e arremesso-primeiro e segundo tempo, no caso do Clean & Press e Clean & Jerk. Ainda existem os movimentos como Overhead squat e squat clean, movimentos que usam o agachamento junto. Todos eles exigem que seu praticante consiga elevar a carga até seus ombros ou acima da cabeça.

Leonardo Lima

LPO ajuda a não ter dor

Muitos leigos acreditam que os movimentos de LPO são os maiores causadores de lesão dentro do Crossfit. Porém, são esses mesmos movimentos que podem em muitos aspectos ajudar na saúde do atleta, desde que executados da maneira correta. Pelo fortalecimento acelerado que o LPO causa, ele pode ajudar a melhorar a densidade óssea de seu praticante. Posteriormente evitando doenças como a osteopenia e a osteoporose. Afinal, quanto mais fortes os músculos tiverem, menos os ossos terão que trabalhar.

Outro aspecto importante do LPO é o fator da queima de gordura. Os exercícios de explosão, como é o caso do LPO, exigem mais energia. Portanto, mais calorias são queimadas durante e após o exercício. Além do fato de ter uma execução de movimentos multiarticulares. Já para quem acha que esse tipo de exercício só pode ou deve ser feito pelos mais novos, basta ver a divisão MASTER do Crossfit, para ver que o LPO pode ser feito por todos, sempre respeitando suas limitações e cargas.