Pelotão CrossFit briga na justiça para reabrir

Um dos grandes calcanhares de Aquiles dentro dos boxes de CrossFit é, de fato, a convivência com os vizinhos. Não é de hoje que muitas reclamações surgem por conta do barulho dos treinos, especialmente quando as barras pesadas caem no chão. Por isso, a antiga prática de simplesmente largar o peso tem sido cada vez mais evitada, dando lugar à ideia de conduzir a barra até o solo. Porém, foi justamente uma reclamação levada ao extremo por um vizinho que fez com que o Pelotão CrossFit, localizado em Porto Alegre, precisasse fechar suas portas.

O box, inaugurado em junho de 2021, passou a receber constantes reclamações de um morador que vive a cerca de 100 metros do local. A situação acabou gerando um processo no Ministério Público. Os representantes do box, por sua vez, buscaram resolver o problema. “Fizemos todas as obras exigidas para a mitigação do barulho, investimos mais de R$ 100 mil somente nisso. Tivemos horários reduzidos, perdemos os principais horários de aula — das 6h e das 21h — para nos adequarmos, e temos o laudo que comprova que estamos abaixo dos decibéis permitidos! Resumindo: estamos dentro de todas as leis e obrigações impostas. E, mesmo assim, veio a ordem de fechar”, explica Naná Rieth, proprietária do Pelotão CrossFit. Ela ressalta ainda que tentou manter um bom relacionamento com o vizinho, mas, segundo ela, ficou claro que a intenção dele sempre foi fechar o box.

Pelotão CrossFit recebe apoio da comunidade

De acordo com Naná, alguns pontos levantados durante o processo mostram que a decisão de fechamento aconteceu de forma arbitrária. Segundo a proprietária, o vizinho gravou vídeos com o celular para comprovar o suposto incômodo das aulas. Contudo, o que se escuta nas gravações são, em grande parte, barulhos de carros, já que o morador vive em frente a uma das avenidas mais movimentadas da cidade. Outro detalhe é que, próximo à residência do reclamante, existe um Centro de Distribuição de Energia, que naturalmente gera ruídos intensos.

Outro fator importante é que o box estaria em conformidade com a legislação e as normas exigidas. Portanto, não haveria motivo legal para a interrupção das atividades. Para reforçar a relevância do Pelotão CrossFit e sua continuidade, foi criado um abaixo-assinado pelos alunos a ser entregue ao Ministério Público. Além dos alunos, qualquer pessoa que apoie a causa pode participar da mobilização.

“Não temos palavras para agradecer a todos que estão nos ajudando nesse momento. Uma simples mensagem já é como um grande abraço. Os boxes de Porto Alegre estão abrindo suas portas sem custo para os nossos alunos; alguns, inclusive, cedendo seus espaços para que possamos manter as aulas e o vínculo com eles. Por pior que seja a situação, o acolhimento que estamos recebendo da comunidade do CrossFit é algo indescritível”, conclui Naná.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Visit Us On InstagramVisit Us On TwitterVisit Us On YoutubeVisit Us On Facebook