Quem serão os homens do CrossFit Nacional em 2026?

Como pontuamos ontem em nossa análise sobre as mulheres no CrossFit, o ano de 2025 foi um divisor para um “Novo Mundo” dentro da modalidade. Hoje vamos falar sobre os homens que poderão se destacar em 2026. Começando, vale pontuar que a decisão de Gui Malheiros de abandonar a temporada do CrossFit Games, somada a chegada do WFP e do HYROX trouxeram realmente um cenário de possibilidades. Aliás, nomes promissores para a briga na temporada 2026, que se destacaram dentro do cenário.

Ressaltando que fizemos uma análise de possíveis nomes nos baseando em um número alto de evento na América do Sul, são eles: Copa Sur, TCB (temporada toda), Monstar Games, Powerd By Cofee Games, Brasília Fitness Open, Bop Games, HYROX, Argentina ThrowDown, Wodapalooza, Wodapalooza Latam Cup e CrossFit Games. Para começar a analise dos homens, trouxemos o principal brasileiro do cenário do CrossFit. Embora Gui não tenha se dedicado a temporada do Games, ele ficou bem longe de se manter inativo. Ele foi destaque no WFP nos três eventos do ano, esteve em duas Classificatórias como convidado, foi ao Rogue Invitational e participou do HYROX. Ainda não sabemos se ele irá voltar a temporada do CrossFit no ano que vem. Mas caso opte por estar, poderá manter o seu favoritismo em relação aos demais atletas.

O segundo maior brasileiro e que se destacou com força no cenário internacional foi Kalyan Souza. O nosso caipira que vive nos Emirados Árabes teve um excelente ano dentro da temporada se mostrando como mais um brasileiro competitivo no maior evento do mundo. Kaly foi esse ano pela 3ª vez consecutiva ao Games. Aliás, único brasileiro com essa marca. Não atoa ele recebeu o título de Campeão Nacional da CrossFit esse ano. Kaly tem se aventurado nos eventos regionais nos Emirados e tem levado a grande maioria.

Quem poderão ser os homens que voltarão do Games?

Esse ano de fato um dos grandes destaques entre os homens, foi sem sombra de dúvidas Henrique Moreira que depois de se classificar para o teens e times conquistou a tão sonhada vaga no individual do CrossFit Games. Henrique conseguiu se destacar no Copa Sur e ser o grande campeão. Ele de fato sentiu o baque de competir nos Estados Unidos contra os melhores dos melhores e conseguiu começar a virar a chave que atletas como Kalyan e Gui já fizeram a algum tempo. Com isso, ele tem se dedicado aos treinos e está de malas prontas para ir aos Estados Unidos seguir os passos de Gui com a equipe da Mayhem. Além do Games Henrique esteve no Brasília Fitness Open e se consagrou na 3ª colocação.

Embora esse não tenha sido um ano bom para ele, Bruno Marins é sempre um nome para se observar. Visto como o possível detentor da vaga para o Games esse ano, Bruno precisou abandonar a competição logo no primeiro dia após uma lesão. Ele então voltou ao Brasil para cura-la e já está de volta aos Emirados treinando pesado ao lado do amigo Kaly. Aliás, os dois juntos a Luka Dukic venceram uma competição em trio esse ano, o que mostra que Bruno já está pronto para voltar a luta no ano que vem atrás de voltar ao Games.

Outro nome que pode estar pronto para voltar, mas dessa vez no individual, para o Games é Bernardo Torquatto. O atleta fluminense esteve esse ano no Wodapalooza Miami e foi o grande vencedor do TCB, garantindo sua vaga para o Copa Sur do ano que vem. Bê ainda competiu o HYROX RJ onde saiu campeão nas duplas masculinas e finalizou o ano competindo no Brasília Fitness Open. Soma-se isso a diversas competições regionais que esteve presente.

Eles estão atrás da vaga

Embora tenhamos grandes nomes no circuito dos homens para voltar ao Games, temos muitos prontos para conseguir a primeira vaga. Para começar, JP Barcellos beliscou uma possível ida esse ano ao ficar na 3ª colocação do Copa Sur. Aliás, dos eventos que apuramos que ele participou, JP esteve no pódio. Ele conquistou um 1º lugar no Powerd By Coffee Games e um 2º lugar no TCB esse ano. Ou seja, vai ser difícil para ele ano que vem, ainda mais porque ele tem vaga garantida no Copa Sur pelos pódios desse ano.

Contudo, uma das vagas do Copa Sur de JP passou para Matheus Gomes, 3º lugar no TCB. O atleta que esteve esse ano no Latam Cup do Wodapalooza, conquistou a 2ª vaga no Copa Sur esse ano, competiu em duplas no HYROX e Powerd By Coffee, também foi um dos atletas escolhidos para estar no Brasília Fitness Open, é outro grande nome do cenário. Embora seja um atleta mais reservado, Matheus é um atleta perigoso para os demais competidores e pode ser um nome para lutar pela vaga do Games.

Destaque ainda no final do ano, Vitor Loffi está galgando seu espaço. Assim como Matheus, ele é um atleta mais reservado e que vem dando o que falar. Aliás, era visto como um dos possíveis vencedores do Copa Sur esse ano. Mas um erro de cálculo na prova de PR acabou tirando ele do jogo. Porém, ele se garantiu para o ano que vem ao conquistar a vaga do Copa Sur vencendo o Argentina ThowDown de maneira espetacular. Vitor subiu também no 2º lugar do Brasília Fitness Open.

Mas temos realmente uma enxurrada de possíveis nomes que poderão ganhar destaque, entre eles Dan Moreira, vencedor do Monstar Games SP e 3º lugar na edição Goiânia. Ele ainda conseguiu o 1º lugar na Seletiva TCB e marcou presença no Copa Sur e Brasília Fitness Open. Thalison Martins foi o campeão do Monstar Games Goiânia e da Seletiva TCB. Além disso, esteve entre os brasileiros do Copa Sur e é outro atleta que vem com tudo em 2026.

Eles estão vindo com experiência

Ainda na entoada de bons nomes entre os homens, Pedro Martins ainda está na luta para conquistar a vaga que lhe foi tirada para o Games. Esse ano Pedro esteve no Wodapalooza, Powerd By Coffee Games, Monstar Games Goiânia, Copa Sur e Brasília Fitness Open. Subindo no pódio do PWRD e Monstar Games, Pedro tem se demonstrado cada vez mais completo e se testando em diversas competições. Então não será surpresa vermos ele novamente despontando e conquistando uma vaga no Games no ano que vem.

Outro atleta que está demonstrando que está longe de ficar para trás é Anderon Primo, único brasileiro a ficar no Top 10 do Wodapalooza na categoria elite individual. Anderon esteve esse ano no Copa Sur, porém por conta de problemas de saúde não conseguiu performar como queria. Outro problema de saúde acabou impedindo que ele participasse do HYROX Rio ao lado de Dan Moreira. Contudo, segundo o atleta, ele está se recuperando e voltará com tudo. Além disso, vale ressaltar que o maior vencedor da história do TCB, ainda está com muita lenha para queimar e pronto para surpreender no ano que vem.

Os gringos

Difícil falar de grandes nomes dos homens sem lembrar dos demais atletas da América do Sul. Primeiro Agustin Richelme que sempre é uma ameaça as vagas no Copa Sur. Não atoa o atleta da Mayhem já conseguiu ir três vezes ao Games. Como um dos atletas mais completos que temos, o argentino é sempre um nome para ficarmos de olho. Assim como Benjamin Gutierrez. O carismático atleta chileno ganhou destaque esse ano no Copa Sur e talvez só não tenha ganhando a vaga por conta de uma lesão nas costas que o fez abandonar a competição. Entretanto, ele foi um dos atletas convidados do Brasília Fitness Open. Ele conseguiu conquistar o maior prêmio da história do CrossFit Brasileiro sendo o campeão da primeira edição.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Visit Us On InstagramVisit Us On TwitterVisit Us On YoutubeVisit Us On Facebook