A importância de correr
Muitas pessoas aproveitam o dia de correr nos workouts da semana para dar o famoso “rest day” ou o dia de descanso nos treinamentos. Aliás também existem aqueles que lançam mão daquela dor que tinha desde 1956 no joelho para trocar a corrida para algum outro movimento. Mas, qual a importância de se treinar corrida dentro do CrossFit? Muito mais do que melhorar o fôlego, o treino de corrida é um dos principais exercícios que farão você melhorar o seu LPO e a sua ginástica.
Para se ter uma ideia, um dos workouts mais usado desde 2001 é o “Run 5K” da CrossFit. Nessa prova, a pessoa deve única e exclusivamente correr, sem qualquer outro movimento a se fazer. Para muitos esse é exatamente o treino a se faltar ou aquele para se fazer outra atividade. “Se você não corre, seu corpo não está acostumando a manter uma atividade cíclica de baixa intensidade por muito tempo. Porque uma corrida de 5 km você não vai estar com uma intensidade alta”, explica Sérgio Landim. O coach level 3 da CrossFit e proprietário do Vila CrossFit, em sua participação em nosso podcast junto com a equipe da Criativa Wip, pontuou os benefícios de se praticar esse workout.
Melhora do CrossFit como um todo
Landim ainda fez questão de pontuar que a corrida pode de fato ser capaz de ajudar os praticantes a terem uma melhor performance e desenvolvimento em outros pontos do esporte. “Ao correr, você vai fazer o seu corpo ter um gasto energético por muito tempo. Isso fará com que ele comece a utilizar gordura como fonte de energia. Além disso, ele também se acostuma com o nível de estresse e vai desenvolvendo várias outras capacidades”.
Mas o coach ainda elucida que o treino de corrida é capaz de fato de ajudar até mesmo a melhora dos movimentos ginásticos e do LPO. “Quando o praticante faz isso com uma boa consistência, o corpo fica mais magro, no sentido de perder gordura e conseguir mobilizar mais massa magra. Ele ganha resistência psicológica para aguentar o exercício e fica mais disposto. Com isso, automaticamente, a ginástica dele sobe de nível. Então, se a ginástica melhora e a pessoa passa a conseguir controlar melhor o corpo, esse controle corporal fará com que ela consiga melhorar o seu Levantamento de Peso”.