Como funcionarão as vagas extras para o Games
A CrossFit anunciou seu primeiro sistema de classificação mundial da próxima temporada. Contudo, inicialmente ela já havia dito que a classificação de Last Chance, dada aos melhores colocados não classificados, iria mudar. Assim, a CrossFit explicou como será a nova temporada de classificação para o Nobull CrossFit Games 2023. Dessa vez, as vagas, antes destinadas para a última chance de entrar no Games, serão incluídas como vagas adicionais nos eventos de Semifinal.
Porém não serão todas as semifinais que ganharão as vagas adicionais. Tudo será feito de acordo com o desempenho dos atletas de cada continente ao longo das etapas classificatórias que iniciarão no Open em fevereiro do ano que vem. O sistema usado, segundo a CrossFit, será semelhante a esportes como o tênis e o golfe, onde a cada etapa, os atletas irão acumular pontos de acordo com o desempenho rumo ao CrossFit Games. Além disso, ainda serão avaliados os dois anos anteriores do desempenho do atleta no CrossFit Open, Quartas de Final, Semifinais e CrossFit Games para calcular a classificação de cada atleta.
“Estamos entrando em um novo território no CrossFit, incorporando este novo sistema de classificação e introduzimos essas mudanças importantes para aqueles que seriam mais afetados por elas, os atletas”, disse Justin Bergh, GM de Esportes. “Como programa de treinamento, resultados mensuráveis são primordiais no CrossFit. Então, à medida que continuamos a aumentar as oportunidades de desenvolvimento e profissionais para atletas de CrossFit, ter uma única fonte de verdade para quem é o homem e a mulher mais aptos em qualquer momento do ano será mais um passo à frente para o esporte”.
Um detalhamento de como o sistema afetará o CrossFit Games está abaixo.
- O número mínimo de vagas de qualificação para cada Semifinal é:
- Leste da América do Norte: cinco (5) melhores homens e mulheres
- Oeste da América do Norte: cinco (5) melhores homens e mulheres
- Europa: Top Five (5) Homens e Mulheres
- Oceania: Top Três (3) Homens e Mulheres
- América do Sul: dois (2) melhores homens e mulheres
- Ásia: dois (2) melhores homens e mulheres
- África: Top Man e Woman
- Dezessete (17) vagas classificatórias do CrossFit Games para os campos masculino e feminino serão então distribuídas pelo cálculo da força do campo.
- Regiões mais competitivas receberão vagas adicionais de qualificação.
- Regiões menos competitivas mantêm seu número mínimo de vagas qualificadas.
- As divisões masculina e feminina em cada Semifinal podem receber um número diferente de vagas de qualificação.
- O número final de vagas de qualificação para os CrossFit Games para cada Semifinal será calculado após a conclusão das Quartas de Final.
Aumento não será o mesmo para homens e mulheres
“O processo de classificação pode mostrar que uma região tem um campo feminino altamente competitivo em comparação com outras regiões, resultando em mais vagas alocadas para a competição feminina naquela semifinal específica versus outra”, disse Adrian Bozman, Diretor de Competição. “Por outro lado, o campo masculino na mesma Semifinal pode não ser tão competitivo, resultando em nenhum aumento no número mínimo de eliminatórias.
Porém, Bozman fez questão de pontuar que as vagas não serão surpresa e antes da última etapa para o Games, todos saberão qual semifinal ganhou vaga e qual não ganhou vaga extra. “Não importa, todos os atletas saberão o número final de vagas de qualificação para os CrossFit Games bem antes de chegarem à competição da semifinal”. O novo sistema de classificação da CrossFit fornecerá aos atletas e fãs a oportunidade de acompanhar o progresso durante a temporada atual e ano após ano.
À medida que a competição de CrossFit evolui, o mesmo acontece com o sistema de classificação, adicionando uma nova dinâmica à temporada de CrossFit Games. Detalhes específicos que serão usados para estabelecer a classificação e a força do campo serão anunciados posteriormente, antes do início do CrossFit Open de 2023.
América do Sul tem chances de ter mais vagas para o Games?
A temporada de 2023 verá o sistema determinar o número final de vagas de qualificação em cada evento da semifinal. Regiões altamente competitivas receberão mais vagas de qualificação para os CrossFit Games com base nas classificações dos atletas qualificados. Mas o que importa para nós é: e como ficam as vagas na América do Sul? Afinal, ter apenas duas vagas para tantos atletas é no mínimo complicado. Contudo, se analisarmos o panorama geral, existem semifinais que claramente irão receber mais vagas extras, como as duas que acontecerão nos Estados e a semifinal europeia.
Afinal, é inegável que são os dois pontos de maior desenvolvimento do esporte. Ainda mais se compararmos com o crescimento atrasado da América do Sul como um todo. Embora tenhamos uma crescente considerável no Brasil e uma clara vontade de ver o país se desenvolvendo dentro da metodologia pela própria marca que veio até aqui, outros países do nosso continente ainda começam a engatinhar dentro dessa realidade. A Argentina, embora tenha grandes atletas que participam e trazem competitividade para os brasileiros, como Agustin Riquelme, duas vezes Games, possui apenas três boxes afiliados em sua capital, Buenos Aires. Enquanto em todo o Uruguai, temos apenas sete boxes afiliados. Os demais países seguem linhas parecidas.
Isso demonstra que o nosso continente ainda está sendo instalado a modalidade, com menos boxes, menos atletas e assim, menos competitividade. Se comparado com Portugal, que possui uma área muito menor que a Argentina, temos um total de 139 boxes. Ou seja, uma diferença absurda de possibilidades de bons rendimentos. Porém, vale lembrar que as vagas extras aparecerão de acordo com a classificação. Então, ainda podemos ter chances de ter nossos brasileiros despontando para conseguir novas vagas.