Artigo: motivos para você estar nas competições

O ano de 2023 começou com tudo, ainda mais se estivermos falando de eventos. São inúmeras competições já noticiadas ao longo dos primeiros dias do ano. Aliás, para quem quiser ficar por dentro de algumas delas, basta ir no nosso calendário para observar as competições já agendadas. Porém, muitas ainda irão acontecer ao longo do ano, boa parte delas são de fato noticiadas por nós. Mas como escolher a melhor para participar? Afinal, por mais que a pessoa goste de competir, ter dinheiro para participar de todos os eventos é bem difícil.

Ainda mais se analisarmos que se inscrever em um evento tem um custo mínimo de cerca de R$150,00 para os mais simples e conforme a opção seja competições mais elaboradas, esse custo naturalmente aumenta. Se uma pessoa optar por fazer mais de uma competição no mês nesse preço, estará pagando os R$ 300,00 das competições, somados a mensalidade do box. Porém, caso essa mesma pessoa decida fazer um evento menor e outro maior, ou dois maiores, esses valores aumentam e muito. Contudo, é comum ler na postagem dos eventos muitas pessoas dizerem “está caro”, mas sem ao menos ver o que o evento trará de retorno.

Aliás, quando digo retorno não quero dizer apenas em premiação ou “cash back”. Mas sim, retorno de qualidade da competição, estrutura para o competidor e seus convidados, qualidade de quem estará fazendo aquele evento, entre outros pontos. Para se fazer uma competição, gastasse muito para poder colocar produtos e produtores de qualidade para que se tenha uma estrutura onde o competidor possa chegar e se sentir bem. Por isso, é extremamente necessário entender a proposta e o que o evento tem para oferecer e tornar sua experiência agradável e não traumática.

Como escolher a melhor a competição?

Escolher a melhor competição vai além de ir para o mais caro. Mas sim em escolher eventos que casem com o seu objetivo pessoal e de sua equipe. Pense da seguinte maneira, estar em uma competição do TCB onde a elite do país se encontra é o melhor lugar para você estar? O evento é extremamente bem feito, com cuidados especiais e muito bem programado, mas caso você não seja um atleta elite, ou pelo menos RX, estar nele não será, provavelmente, o melhor lugar para você estar. Mesmo com toda a estrutura que o evento traz, nessa situação, estar na arena não será o ideal.

Muitas vezes, por mais sedutor que possa ser participar daquele evento dentro de um estádio de futebol ou em um local deslumbrante, estar em uma pequena competição dentro do box poderá ter mais sentido para o que você precisa ou quer fazer do que propriamente o evento grande. Tudo caberá de acordo com o que você procura. Normalmente, pessoas que não são tão ligadas em competição, se aventurar em um evento menor pode ser o caminho para começar a ganhar gosto pelos eventos. Assim como para quem tem a veia competidora, eventos de maior proporção que podem trazer desafios mais elaborados, são sem dúvida uma ótima saída.

Por isso, antes de mais nada estude a competição, veja quem esta por trás dela, donos, produtores, quem é o head coach do evento, qual a empresa estará cuidando da parte do estrutural da competição, com horários, cronogramas e judges. Esses são pontos importantes e que farão toda a diferença. Outra saída, em caso de eventos que já tem edições anteriores, é perguntar para quem participou no passado o que achou dela. Afinal, muitos eventos repetem as ações passadas e isso lhe dará uma base para analisar.

O mais importante de tudo

Sem dúvidas o ponto mais importante desse artigo é: participe de uma competição. Seja ela grande ou pequena, as competições de Cross ajudam muito na evolução do praticante. Além, é claro, de trazer um dos pontos mais fortes da modalidade que é o fator superação. Por isso, competir faz parte do processo de se praticar o CrossFit ou CrossTraining.

Também é um momento de experimentar um pouco do que os atletas profissionais sentem, claro, dentro de cada realidade. Mas a adrenalina da competição, lidar com as dificuldades, a interrogação se vai ou não conseguir é bem parecida. Aliás, não se engane, grande ou pequeno, a adrenalina de competir é a mesma e a sensação de superação de saber que você foi e deu seu melhor é única.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Visit Us On InstagramVisit Us On TwitterVisit Us On YoutubeVisit Us On Facebook