Boico: Quanto vale o seu serviço ou produto?

Precificar ou cobrar! Sem dúvidas, essa é uma das principais perguntas que rondam na cabeça da maioria dos empreendedores: quanto vale o meu serviço ou produto?

Antes de mais nada, tenho certeza que você conhece bem o tipo de serviço ou produto que entrega. Não é? E ainda sim, isso gera dúvida? 

Então imagine o seguinte cenário: você tem um box, sua equipe de coaches é extremamente qualificada e você tem uma estrutura incrível e impecável. Aliás, você fez todos os investimentos necessários para entregar o melhor para os seus alunos. Mas você sabe de fato quanto vale o seu serviço ou como vai cobrar? 

É muito importante que você tenha um retorno esperado de todo o seu investimento. Mas muitas pessoas acabam não embutindo esse valor! 

Já viu que hoje vamos ter assunto né? Então, vamos lá?

Uma precificação correta faz toda a diferença

A questão da precificação é um erro muito comum que encontramos no mercado fitness. Mas na realidade, muitos empresários não fazem ideia de como precificar e iniciam por olhar os preços da concorrência.

Não entenda mal, fazer uma boa pesquisa de mercado é um dos passos importantes para chegar ao valor correto do seu produto ou serviço, mas ela não é feita somente com comparações e nem “tirando da cabeça”.

Porém é crucial que você conheça a sua operação e, em especial, seus custos. Mas aqui, falamos de todos os custos: os fixos e os variáveis. Até os que você não pensa em considerar como gás e produtos de limpeza, por exemplo.

Quanto você investiu no seu box? O planejamento estratégico da sua empresa precisa estar bem definido! Não adianta fixar um valor de R$100,00 para mensalidades, se, mesmo com o número máximo de alunos que seu Box pode comportar, esse valor não for suficiente para conseguir fechar as contas no final do mês.

Você precisa ter dinheiro para reinvestir no negócio e até mesmo para ter uma remuneração que te deixe tranquilo. Em quantos anos você vai ter retorno sobre o investimento? Busque o ponto de equilíbrio de sua empresa! 

Alguns fatores que não podemos deixar de fora na hora de precificar o produto são:

✅Custos fixos;

✅Custos variáveis;

✅Mercado;

✅Público;

✅Lucro;

✅Capital investido.

Compreenda os números da sua operação, para depois definir o preço!

Conheça seu público

Um elemento que merece muita atenção é o seu público-alvo. Na hora de um bom planejamento, é preciso considerar seus gostos, necessidades e poder aquisitivo.

Seu público é mais elitizado ou tem preferências mais simples? Esse ponto também é decisivo para a precificação dos seus planos. Se for entregar um serviço mais simples, não deve cobrar um valor acima da média. Fica incoerente, concorda? As pessoas pagam pelo que esperam receber de um serviço ou produto. 

Uma boa forma de conhecer melhor o público e entender o que ele espera é se relacionar com ele. Para isso, é preciso estar onde ele está e é aí que entram as redes sociais.

Apesar de muitas vezes caracterizada como um lugar só para “dancinhas”, são uma excelente ferramenta para negócios. É lá que você pode se comunicar e ter um retorno direto com seus clientes, os ativos e os em potencial. 

Saber usar essa ferramenta a seu favor pode ser um desafio. Por isso, existem materiais para guiá-lo nessa busca e ensinarem as formas mais estratégicas de estar presente nas plataformas, como o Ebook Redes Sociais que convertem para Boxes de CrossFit e Estúdios Fitness da Well done for Business.

Atualize-se

Não estou falando de novidades tecnológicas, mas de capacitação: esteja em constante movimento! Um bom exemplo do que quero dizer são os planos oferecidos pela maioria dos boxes e academias. Será que é bom mesmo sempre padronizar?

A maioria dos boxes de Cross possuem os mesmos planos: mensal, trimestral, semestral ou anual, além dos planos recorrentes e com renovação automática. Mas esses planos não levam em conta a sazonalidade! 

Será que é válido vender um plano anual no mês de dezembro? Imagine que, quando vencer, o aluno estará em plenas férias e festas de final de ano. Se treinar não for a prioridade da pessoa, talvez você perca um aluno! 

No entanto, tudo depende do planejamento: você pode vender planos de 14 meses nesse caso e evitar transtornos futuros. Não esqueça das datas sazonais da região onde seu Box está inserido. Crie planos diversos, voltados para sua persona, para que você consiga desenvolver seu Box da forma correta. 

Outros bons exemplos são organizar uma competição ou adotar aulas experimentais. Executadas da maneira certa, essas ações podem trazer resultados impressionantes! 

E isso também vale para a precificação dos seus planos e mensalidades: coloque tudo no papel e planeje o melhor para sua empresa. 

Espero ter ajudado você hoje com algumas informações que eu considero essenciais para um negócio. Me conta nos comentários o que você achou! 

Espero falar com vocês em breve! Até a próxima!

Daniel Boico

Daniel Boico é um empreendedor serial que atua com o segmento fitness há mais de 10 anos. Formado em Publicidade e Propaganda, Daniel se especializou no universo fitness e wellness, lançando no mercado a Boico Inc.

A empresa se tornou uma Brandtech que atua no atendimento de players do mercado fitness, criando estratégias e propondo soluções para o crescimento acelerado de negócios. 


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