Como poderão ser as provas das Quartas de Final

A próxima etapa rumo ao Nobull CrossFit Games 2023 é a Quartas de Final. Para essa fase passam, na América do Sul, 966 atletas masculinos, 733 atletas femininas e 50 times. Aliás, à partir de agora, os times passarão a fazer os workouts juntos e a pontuação para de ser feita de maneira individual como no Open. Contudo, as provas que farão parte das Quartas de Final só serão divulgadas na quinta-feira (16). Mas a CrossFit para acender a curiosidade de todos lançou em seu Instagram o mapa de equipamentos e posicionamentos do box para as provas.

Dessa forma, já podemos analisar os possíveis movimentos e workouts que poderão acontecer. Vale a pena ressaltar que os mapas lançados são referentes ao individual e não as provas dos times. Outro ponto interessante das imagens é que realmente não será necessário estar em um box com grande estrutura para realizar as provas das Quartas de Final. Aliás, a maioria deverá acontecer basicamente no mesmo local. Analisamos alguns possíveis movimentos que poderão surgir. Confira abaixo:

Quartas de Final – Teste 1

Para começar, o Teste 1, podemos analisar que teremos movimentos possíveis na parede como Wall Ball, Wall Walk ou o HSPU. Porém, tomando pelo Open, os três movimentos apareceram na primeira fase, assim sendo, teríamos as mesmas chances para cada um dos movimentos. Contudo, pelo pouco espaço da linha para parede, 25 cm, podemos analisar que o Wall Ball ou o HSPU podem ser os movimentos mais certos de aparecer.

Se analisarmos a existência das argolas, que poderão estar de frente ou ao lado da barra de LPO, podemos já analisar que teremos o Ring Muscle Up. Também poderemos encontrar o Toes to Ring, mas por estarmos falando da fase de Elite do Games, o RMU é mais fácil de visualizarmos do que o pé na argola. Outro fator que pode fazer com que a subida na argola seja a mais requisitada é se teremos a mesma visão que tivemos no Open 23, que já iniciou com um workout pesado logo no 23.1.

Se fizermos a soma de qualquer um dos movimentos citados na parede, mais um possível Ring Muscle Up, o movimento de LPO provavelmente será um snatch ou um press. Uma vez que todos os movimentos citados tem os ombros como musculo predominantemente exigido. Com isso, a ideia de ser apenas um Clean pode cair por terra. Em relação ao peso, não deverá ser um peso muito alto, já que o workout já possui mais movimentos complexos para um levantamento de peso alto.

Quartas de Final – Teste 2

Já o Teste 2, que parece inofensivo está bem longe de ser um “rest ativo”. Mesmo contendo um Dumbbell e uma corda apenas, podemos ter literalmente um workout extenso e intenso. Provavelmente teremos um Amrap (completar o máximo número de repetições ou rounds dentro de um tempo pré-determinado) com movimentos em teoria simples como Double Under e snatch ou clen & jerk.

Porém, esse também pode ser um workout simples para “bugar” a cabeça dos atletas. Afinal para corda poderá entrar um Crossover, como o Games do ano passado. Sendo assim, quem não treinou o novo movimento que apareceu ano passado, poderá ter muita dificuldade nessa fase. Enquanto para o Dumbbell, poderemos ter o Devil Press aparecendo, o que intensifica bastante o cansaço. Como o pedido é só para um Dumbbell, o movimento deverá ser alternado.

Mas também poderemos ter os movimentos de agachamento com o Dumbbell, o que serviria para cansar bastante as pernas. Um Over Head Squat com o Dumbbell seria uma dessas opções “tensas” para o Test 2 das Quartas de Final.

Quartas de Final – Teste 3

Ao que tudo indica, o Teste 3 das Quartas de Final trará o pulo de caixa para prova com algum movimento de LPO. Aliás, fica a dúvida se teremos o Box Jump ou o Box Jump Over. Por não ter o Dumbbell como elemento da prova, no Step Box com peso, como normalmente aparece nos eventos de elite, pode ser descartado nesse caso.

Contudo, talvez esse seja o momento de termos uma progressão de carga no levantamento de peso. Como aconteceu no Open 14.3, onde a progressão da carga acontecia com o deadlift, fazendo com que o atleta fizesse movimentos que exigissem força nas pernas para poder realizar o workout.

Aliás, vale ressaltar que um workout com apenas dois movimentos poderá ser feito no estilo Amrap ou com For Time com um número bem extenso de rounds a serem cumpridos pelos atletas para conseguirem finalizar os workouts, algo muito comum de encontrarmos nas provas classificatórias do Games.

Quartas de Final – Teste 4

De acordo com o apresentado, esse com toda a certeza será o workout com maior exigência de cardio. Para quem aproveitou as aulas do professor de remo Paulo Prass, esse é o momento de por o aprendizado em prática. Assim como fez a brasileira Games do ano passado, e possível Games esse ano, Victoria Campos no Wodapalooza.

Porém, antes é necessário saber se teremos um desafio de distância ou caloria. Mas, se analisarmos o histórico da aparição, não só do remo, mas da grande maioria dos ergômetros nas provas do Games, é comum que seja uma prova de calorias. Aqui poderemos ter também a mesma análise dos wokouts 2 e 3, com a utilização de apenas dois equipamentos para a prova.

Dessa forma o GHD entra como o movimento abdominal que com quase toda a certeza do mundo, entrará após uma primeira sessão de remo. Assim sendo, podemos ter o famoso “tiro” no remo seguido de um número alto de abdominais para serem repetidas em diversos rounds. Nesse cenário poderemos ter uma decrescente de reps no GHD e uma continuidade de calorias no remo ou vice e versa.

Quartas de Final – Teste 5

Muito longe de finalizar com um workout leve, o Teste 5 parece ser um dos mais intensos e o segundo a ter um elemento ginástico. A barra poderá trazer movimentos como Bar Muscle Up, Chest to Bar, Pull Up ou Toes to Bar.

Porém, se analisarmos os workouts anteriores, e se estivermos certos nas analises acima, o movimento mais provável de aparecer é o Chest to Bar. Afinal no Teste 1 teríamos já o Ring Muscle Up, no Teste 4 o movimento de abdômen, dessa forma restando apenas o Pull Up e o Chest to Bar. Quando analisamos as tendências dos workouts do Games, o Chest To Bar acaba sendo o exercício mais comum de ser encontrado.

Entretanto, nada invalida a possibilidade de uma escada de dificuldades, começando pelo pull up, indo para chest e finalizando com o BMU. Ou termos a categoria masculina fazendo um movimento e a feminina fazendo outro. Também teremos a presença da corda que trará o Rope Climb, basta saber se será na força ou usando a técnica.

O último elemento na imagem é a barra de LPO que poderá acabar surgindo como um elemento mais leve, ou não, dentro do Teste 5. Movimentos como Thruster e Clean & Jerk podem surgir nesse momento. Mas na realidade, esses são alguns palpites do que poderemos ver nas Quartas de Final, as provas de fato só saberemos na quinta-feira quando acontecerá a liberação delas para quem passou para próxima fase. Vale ainda atentar-se no mapa para o posicionamento das câmeras durante a gravação dos workouts.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Visit Us On InstagramVisit Us On TwitterVisit Us On YoutubeVisit Us On Facebook