Quais times brasileiros conseguirão ir ao Games?
Agora é definitivo, sabemos de fato quais individuais e times irão participar da Copa Sur desse ano. Dessa forma, já podemos começar a cogitar quem serão os grandes representantes da América do Sul quer irão para o Nobull CrossFit Games 2023. Anteriormente falamos dos individuais feminino e masculino, que aliás, todos os citados irão para a semifinal. Mas agora chegou a hora de falarmos dos times, uma vez que já temos todas as equipes, que conseguiram a vaga, inscritos para o Copa Sur.
Aliás, esse ano poderemos ter uma dobradinha brasileira se contarmos com a qualidade dos times que entraram essa ano para a Copa Sur. Assim como nas categorias individuais, o Brasil é quem tem mais times classificados, um total de 11 das 20 vagas são brasileiras. No entanto, poderemos ter uma disputa forte entre os brasileiros para tomarem as duas vagas do Games, o que seria interessante de ver já que desde que as novas regras do Games passaram a dar duas vagas para cada continente, só tivemos no ano passado uma dobradinha brasileira, no feminino com Victoria Campos e Julia Kato. Nos demais anos a presença dos argentinos sempre ocupava uma vaga.
Todavia, mesmo com a presença da Q21 Team, que foi a grande campeã de 2022. Lembrando que só não foram para o Games por conta de uma das atletas que não passaram no doping. Esse ano o número alto de times brasileiros fortes poderá ser um desafio imenso para os argentinos. Porém, outro fator esse ano que chama a atenção é a ausência de alguns times que sempre estavam na disputa. Assim como nos individuais que tivemos grandes nomes não se classificando, no times o mesmo aconteceu. Afinal, não tem como não notar a ausência de equipes como CFP9 e CrossFit Ribeirão Preto que levou o segundo lugar do ano passado e ficou de fora também por doping.
Mesmos times, novos rostos
Verdade seja dita, o time argentino do box Q21 é de fato um forte candidato a conseguir a vaga para esse ano. Além da Sense Fitness CrossFit Mayhem Soul do Uruguai que finalizou as quartas de final no topo. Contudo, se os adversários tem qualidade, os brasileiros também possuem e muito. A começar pelo time, talvez mais cogitado a conseguir a vaga, Blacksheep Treta, com a experiente Tata Rebane como líder o time ainda tem outro grande nome do CrossFit Nacional Tato Outor. Com as outras duas vagas no time temos os dois integrantes mais novos, Caroline Ferreira e Luiz Henrique Moreira. Ambos conseguiram se credenciar para o individual da Copa Sur, mas optaram por seguir a luta pela vaga em time. Com isso, o time paulistano tem grandes chances de conseguir a vaga.
Outro destaque está com o time carioca Vittoria Morereps 2023. Com uma nova formação, mantendo apenas Marcella Alonso e Hugo Cardoso na formação do ano passado. Para as outras duas vagas temos Gabi Nanci, que ano passado esteve no individual da Copa Sur e o estreante Matheus Gomes. O time traz rostos mais jovens, porém com qualidade e cada vez mais experiência, o que pode ser um diferencial nas provas explosivas. A Morereps também conseguiu credenciar uma segunda equipe para a competição com nomes mais experientes da cena fluminense, mas pouco conhecido nacionalmente. Esse pode ser o momento para um pontapé e ser visto pelo mundo todo. Para quem acompanha as competições do estado do Rio de Janeiro já se deparou com algum dos membros da Morereps Hungry.
Experiência e qualidade
Entretanto, também teremos a Team Cavaleiros LC, casa de dois dos maiores atletas brasileiros de CrossFit. A equipe vem com força e vontade de fazer bonito. Aliás, força e movimentos bonitos são dois itens que não irão faltar para o time que tem Luana Soares, Mariana Corty, Matheus Roberto e Riala Rodrigues. Desde sua volta as competições Luana tem se mostrado extremamente preparada o que eleva bastante a categoria do time e a possibilidade de uma vaga, aliás, os demais membros seguem o mesmo patamar de Luana em qualidade. O que deixa mais interessante em acompanhar o time da Cavaleiros são os possíveis contrapontos corporais dos componentes do time que de modo geral podem se complementar.
Finalizando, não tem como falar de experiência e qualidade sem citar os estreantes da Copa Sur, o time da PAM CrossFit. Aliás, estreante realmente só na semifinal mesmo. Liderado por ninguém menos do Francisco Javier, o Chiquinho, o time da PAM CrossFit conta com Jackson Canotilho, Dri Gonzalez e Bruna Ianhez. O mais interessante é que basta um passeio pelo perfil dos atletas pelo Instagram para perceber que o time já vem se testando e competido em eventos regionais, ou seja, estão bastante sincronizados e preparados para competir. Contudo fora essas cinco equipes citadas ainda temos outras equipes como a CrossFit Tyranno, terceira equipe brasileira melhor colocada nas quartas, a Team Beira Rio, Team Soren, entre outras que embora tenham menor expressão, poderão surpreender e muito na competição.