Construindo uma boa imagem on-line para o box


Qual imagem o seu negócio tem passado para o seu cliente na internet? O mundo digital sem dúvidas é de grandes possibilidades, mas também de grandes desafios. Entre eles, fazer uma boa estratégia de posicionamento de marca on-line.

Tenho acompanhado de perto a dúvida de muitas empresas, especialmente donos de box de CrossFit com relação ao que deve ser feito na internet. Nos últimos conteúdos que compartilhei aqui no Hora Do Burpee, tenho apresentado dicas valiosas sobre o assunto.

Hoje, vamos falar um pouco mais sobre como construir e tornar sólida a imagem da sua marca no digital. Isso será muito importante para atrair novos clientes, fidelizar os que você já tem e também aumentar a visibilidade do seu negócio.

Preparados?

Os quatro pilares para uma boa imagem on-line

Quando falamos de presença digital, é preciso entender que isso vai além das redes sociais! Sem dúvida, elas são uma das mais importantes, mas você precisa enxergar todas as possibilidades para um bom marketing. 

Criar campanhas e anúncios on-line, elaborar o envio de e-mail marketing, ter presença orgânica e ativa nas redes sociais, criar conteúdos para o site ou blog, ter um bom SEO e coletar o feedback são algumas estratégias fundamentais para a construção de uma boa imagem.

Tudo isso requer uma atenção especial em quatro pilares que devem ser trabalhados. Conheça quais são:

  1. Criação de uma boa identidade visual;
  2. Consistência na mensagem;
  3. Criação de relacionamento;
  4. Estratégias bem definidas.

Esses quatro elementos, quando integrados, garantem credibilidade e podem ser decisivos para que uma pessoa escolha o seu box para treinar. Afinal, você terá um bom posicionamento e reforça a confiança que o consumidor tem buscado nos dias de hoje. 

Que tal aprofundarmos mais nos quatro pilares?

Uma boa identidade visual

Começando pelo primeiro pilar, é preciso que você tenha em mente que identidade visual é tudo aquilo que o seu cliente vê da sua marca.

Pode ser um banner, um outdoor, um folder, um post na rede social ou até mesmo um anúncio. Tudo aquilo que está conectado com a imagem do seu negócio está atrelado a uma identidade visual. Passando por cor, estilo da fonte, sons, linhas e por aí vai! 

É fundamental que a sua identidade visual seja baseada naquilo que você deseja passar para o seu cliente. Por exemplo, quando você usa uma combinação de cores e de fontes, você pode escolher a sensação que deseja passar. Como a de confiança, de uma marca forte, amigável ou próxima. 

Todos esses detalhes são essenciais para que o seu cliente, ou futuro cliente, memorize e relacione a sua marca com pequenos pontos de memória.

Quer um exemplo? Quando falamos em um banco, com uma comunicação roxa e branca. Qual é o primeiro nome que vem à sua mente? Com certeza o Nubank já criou e trabalhou sua identidade visual para que ela se torne fixa na sua memória.

Que tal fazer o mesmo com o seu box? Se torne uma lembrança fixa e única!

Tenha consistência na mensagem

Marketing para Box de Cross Training -

Indo além do visual, você também precisa ter bem definido o tipo de mensagem que vai passar para o seu cliente ou futuro cliente. A cada conteúdo postado, é preciso observar com atenção “o que” e “como” você se comunica. 

Por exemplo, se a sua marca tem como objetivo alcançar um público que está em busca de emagrecimento, lembre-se de sempre ter um tom amigável, próximo e incentivador. Afinal, essa pessoa pode ter grandes desafios até mesmo para sair de casa e ir treinar!

Agora, se a sua marca está mais conectada com alta performance, que tal criar mensagens mais desafiadoras, que despertem o desejo de superação e de ir além? Tudo isso precisa ser bem definido para que você tenha uma mensagem clara em todos os conteúdos produzidos em diferentes mídias.

E isso também é essencial para a forma que você se comunica! Por exemplo, de nada adianta se você e a sua equipe costumam ser mais informais no trato com seus alunos, mas a sua comunicação digital é engessada, rebuscada e formal. 

Mantenha as boas regras de Língua Portuguesa, mas se aproxime do seu público da mesma forma que você costuma oferecer o seu serviço off-line. 

Crie um bom relacionamento com o seu público

Um dos pontos mais importantes e que você não deve deixar de lado é a interação on-line para construir um excelente relacionamento com o seu público.

A internet permite uma relação mais próxima com o seu cliente e isso acaba gerando um poder de escolha e de controle muito maior do que em qualquer outra época. Isso também exige um novo comportamento das marcas: oferecer uma humanização na interação com o cliente. 

Quando pensamos em CrossFit isso se torna ainda mais decisivo para um possível aluno. Afinal, quem nunca fez aquela rápida busca antes de conhecer o lugar de treinar?

É bem provável que o seu cliente busque o seu perfil para descobrir se o seu trabalho é sério e se você vai ajudá-lo a atingir o seu objetivo de verdade. Então, que tal fortalecer a sua interação e conexão com os alunos? Fazer repost, marcar em fotos, convidar para uma ação em um post e responder os comentários em uma foto faz toda a diferença!

E o mesmo vale para situações negativas, ok? Nunca deixe de responder ou buscar uma solução para algo que aconteça no digital. Seja um comentário negativo no Google ou uma queixa no seu direct ou foto. Solucionar problemas e tratar o seu cliente como prioridade é essencial.

Estratégias: elas são fundamentais!

Por último, nosso ponto final são as estratégias. Seja no mundo digital ou no off-line, elas são o combustível para que toda e qualquer ação no seu negócio aconteça e dê certo.

Comece traçando uma estratégia anual de marketing digital, alinhada com todas as ações do seu box. Seja uma comunicação nas redes sociais com eventos que serão produzidos, causas a serem apoiadas, campanhas promocionais ou uma comunicação off-line: tudo deve ser planejado!

Para servir de guia, pense nos valores que a sua marca acredita e estipule todas as ações que o seu negócio pode aproveitar! Seja original, foque naquilo que faz sentido para o seu público e que se conecte com seu objetivo.

E por falar em objetivo, também os tenha bem definidos, seja a longo ou médio prazo! E mantenha-se firme. A ajuda de um profissional da área para o planejamento pode clarear as ideias e ajudar você a montar um plano conciso, objetivo e certeiro. 

Esses são alguns dos principais passos para construir uma boa imagem on-line do seu box! Pronto para colocar em prática? 

Conte comigo em caso de dúvidas! Estou sempre presente no Instagram @danielboico com conteúdos especiais para você, empreendedor do mercado fitness! Vai ser demais dividir essa jornada.

Até breve. 

Daniel Boico

Daniel Boico é um empreendedor serial que atua com o segmento fitness há mais de 10 anos. Formado em Publicidade e Propaganda, Daniel se especializou no universo fitness e wellness, lançando no mercado a Boico Inc.

A empresa se tornou uma Brandtech que atua no atendimento de players do mercado fitness, criando estratégias e propondo soluções para o crescimento acelerado de negócios. 


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