Como escolher uma competição de qualidade

Como você seleciona a competição que irá participar? Essa é uma das principais dúvidas que vejo os praticantes terem, principalmente aqueles que iniciam. Também é comum ver os mesmos praticantes indignados com o evento que estão participando, por diversos motivos. Porém, se voltarmos algumas casas no jogo podemos refletir com a seguinte pergunta: Quais foram os seus critérios para participar dessa competição? Como dissemos anteriormente em outro artigo, muitas pessoas estão a cada dia se apegando mais e mais nos valores das competições. Dessa forma, dando preferência as mais baratas esperando encontrar a mesma qualidade e estrutura das que cobram valores mais altos.Porém, muito além do preço, existem pontos importantes para serem analisados antes de escolher uma competição.

Aliás, pontos que vão muito além do financeiro, mas sim o que está na cochia da competição. Sem sombra de dúvidas, a primeira ação a se fazer é ver o histórico da competição. Embora muitos eventos estejam surgindo como novidade, existe um número extenso em sua segunda, terceira edição ou mais. Com isso, veja o que foi falado sobre as demais edições, pergunte para algum conhecido que tenha participado e com certeza, converse com seu coach. Há também algumas novas competições só no nome, quando se olha para a organização pode ser a mesma equipe de um antigo evento que tenha trocado por conta de algum problema ou mudança de proposta. Por isso, olhar o histórico e estudar quem está por trás do evento, é sem dúvidas, um primeiro passo a ser dado.

Conheça o Head Coach e a equipe por trás

Ainda seguindo essa lógica, outro componente importante é saber quem é o head coach. Essa talvez seja uma das partes mais importantes e que poderá mostrar o que você pode esperar de uma competição. Afinal de contas, um head coach que é conhecedor da metodologia, trata bem seus alunos e se preocupa com o bem estar deles, irá fazer o mesmo em sua competição. Observe como ele analisa cada categoria em relação a peso e movimentos necessários para competir, uma vez que os workouts só são expostos mais próximos da competição. Aqui vale uma análise mais profunda, eventos normalmente optam por coaches mais conhecidos para seus eventos, com isso, talvez você não conheça. Mas seu coach provavelmente irá conhecer e saber se o profissional tem qualidade para trazer bons workouts que não irão colocar você em risco.

Muitos head coaches de uma competição também pode ter trabalhado em outros eventos. Vale aqui a primeira analise de se olhar o histórico dele nas outras competições. Como o público reagiu a ele, como foram os workouts montados, se estavam dentro de um padrão aceitável para as categorias. Caso você não se sinta capaz de fazer uma analise mais aprofundada, com certeza seu coach poderá fazer e te orientar nesse momento para que você se inscreva ou não na competição. O mesmo acontece em relação a empresa que estará por trás dos judges, horários e organizações em geral, analise o histórico e veja se eles também deram dor de cabeça nas competições anteriores.

Local do evento e patrocinadores

Um fato que nunca é surpresa é o local da competição. Ainda nos primeiros anúncios você já saberá onde irá acontecer o evento, no estacionamento do shopping, dentro de um clube, em um estádio, tudo isso é dito logo de início. Então ao saber onde será, analise para ver se irá ser tranquilo para você. Lembre-se da estação do ano, como comumente é, se vai ser um local que vale a pena e se existe de fato uma estrutura para comportar uma competição no local. Se estiver com dúvida, olhe pela internet o espaço e veja se existe condição dele acontecer ali, se tiver, é um passo para você se inscrever.

Observe também quem são os apoiadores e patrocinadores do evento. Quanto maiores eles forem, mas chance de você estar indo em direção a uma competição de qualidade. Afinal, grandes marcas não entram em eventos ruins para não sujarem a sua imagem, além disso, conseguir bons patrocinadores demonstra a profissionalização da competição que conseguiu mostrar sua importância para essas marcas. Parece ser supérfluo esses itens como apoiadores, patrocinadores e local, porém, se analisar além do obvio poderá ver se esta ou não entrando em uma roubada.

Valor conta sim

Qual a diferença de uma competição que cobra R$ 350,00 e uma que cobre R$ 150,00? O poder de barganha e a possibilidade de trazer mais qualidade para a competição. Isso acaba sendo refletido ao longo da competição. Todo evento que cobra barato é ruim? Não, desde que ele entenda que por cobrar barato, ele não pode querer ir além de onde suas pernas alcançam. A matemática é simples aqui, quanto mais dinheiro, mais pode se investir e mais elementos poderão aparecer na competição. Um dos grandes problemas são eventos pequenos que querem com pouco recursos fazer os que os maiores e com mais recursos fazem. Tornando-se assim uma verdadeira competição caótica, jogando fora uma ótima oportunidade.

Por isso, no momento de se inscrever veja todas essas questão acima antes de comprar. Dessa forma, você estará fugindo ao máximo das dores de cabeça das competições. Lembre-se que adversidades poderão acontecer no dia do evento que nem os produtores estariam esperando. Porém, coisas pontuais são normais, o que não pode acontecer é o evento inteiro se tornar um incomodo e o que é para ser diversão, virar uma verdadeira dor de cabeça de fim de semana.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Visit Us On InstagramVisit Us On TwitterVisit Us On YoutubeVisit Us On Facebook