Como serão os cortes de equipes no Games 2024?
O mais novo formato para o Nobull CrossFit Games em 2024 vem dando o que falar. Seja por pontos positivos como o crescimento das categorias do Age Groups. Como, para muitos, algo negativo que é a inclusão de três novos eventos como responsáveis pelas finais dos Ages e Adaptados. Entretanto, outro ponto, que acabou ficando menos destacado é o corte no número de equipes que estarão ano que vem no Games. Desde 2020, 38 equipes eram selecionadas para a grande final, mas esse número caiu para 30 para a edição 2024. Ou seja, os cortes serão mais severos e teremos menos 32 atletas competindo.
A grande dúvida que fica é em que ponto esses atletas serão cortados? Embora dificilmente esse corte seja feito na América do Sul, uma vez que aqui só existem duas vagas disponíveis, não tem como descartar, por hora, perdermos uma vaga. A CrossFit não foi especifica nesse ponto sobre o que será feito e de onde virão os cortes. Mas dificilmente eles aconteceriam aqui, na Oceania (3 vagas), Ásia (2 vagas) e na África (1 vaga). Porém, nesse cenário, a América do Norte e a Europa é quem de fato sofreriam com os cortes. Cada uma dessas regiões possuem duas semifinais cada. Então em um cenário otimista para o Brasil, a América do Norte perderia algo em torno de seis vagas e a Europa duas.
Mas caso a CrossFit queira cortar de todas as regiões, poderemos ter um cenário ruim com apenas uma vaga para a América do Sul e Ásia, duas vagas para Oceania, três para América do Norte e a Europa continuaria a perder duas. A África no caso não perderia a única vaga que tem. Porém, o que de fato irá acontecer e como isso poderá afetar as semifinais ainda é uma incógnita.