Competição: como você escolhe qual participar?
É cada vez mais comum nos depararmos com vídeos onde as pessoas filmam momentos ruins de uma competição e postam atacando o evento. A grande maioria das vezes se trata daquele momento onde a pessoa tomou o No Rep que não existia. Ou então filmando as raias ao lado, onde o padrão de movimento é completamente ignorado. A possibilidade de gravar durante as provas traz essa vertente de uma reclamação mais forte pelos direitos do atleta. Aliás, isso é completamente válido, porém, também levanta uma questão: Como você escolhe o evento que vai participar?
Todos os anos temos diversos eventos acontecendo por todo o país. São competições pequenas, médias e de grande porte, algumas novas e outras com diversas edições no histórico. Porém, esse mar de possibilidades, exige que o competidor procure o melhor evento para que a sua experiência seja a melhor possível dentro da arena. Já falei aqui em outros artigos sobre a importância de se aventurar em uma competição para o desenvolvimento e crescimento do praticante de CrossFit. Mas existe uma linha tênue nesse momento na hora da escolha e alguns pontos importantes para se levar em questão. A primeira delas com toda a certeza é o valor.
Cansei de ouvir de diversas pessoas: “achei um absurdo a inscrição do evento” ou então “vou nessa que está muito mais barato do que a outra”. Duas frases comuns, mas que podem levar você exatamente para a escolha errada e que vai fazer o seu final de semana de superação, se transformar em um final de semana de aborrecimento.

As inscrições são parte essencial da competição
No Brasil é cada vez mais difícil produzir uma competição com recursos do bolso. Ou seja, os produtores necessitam das verbas que veem do patrocínio, dos comerciantes com seus stands e das inscrições na competição. Com isso, a inscrição é uma das fontes, aliás, a principal para o acontecimento de um evento. Quantas vezes já não ouvimos reclamação sobre a premiação não dar dinheiro, mas sim produtos. Na verdade, muitas vezes, esse é um reflexo exatamente da baixa procura ou dos valores mais acessíveis da inscrição.
Mas se formos mais a fundo, poderemos ver que esse baixo custo gera uma baixa em todos os setores. A estrutura da competição acaba não sendo a melhor, os profissionais acabam caindo de qualidade e por ai vai. Esse é um dos motivos dos pequenos eventos serem os mais atacados dentro das reclamações. São eventos muitas vezes sem estrutura, sem profissionais de gabarito, justamente por falta de recurso, que para conseguir fazer o evento acontecer e seduzir os participantes, precisa jogar o valor lá em baixo na tentativa de conseguir um público suficiente.
Com isso podemos ver o outro lado da moeda também, quando a inscrição traz um valor mais alto. Isso cria mais possibilidades para a competição contratar a equipe mais qualificada de judges, os melhores pesos, staffs e espaços para os atletas, resultado, uma experiência mais intensa e possivelmente de mais qualidade. Nesse cenário, cabe trocar os três eventos por ano, por dois ou uma competição que traga uma sensação melhor em competir.

Dinheiro não é tudo
Então quer dizer que inscrições altas significam bons eventos e inscrições baixas que serão competições ruins? Obviamente que não, os valores são só um dos pontos. É importante que antes de se inscrever e pagar para estar competindo, a pessoa conheça minimamente o evento ou procure saber um pouco mais sobre ele. Pontos como, entender se é a primeira edição ou se já tiveram outras. Caso já seja um evento recorrente, veja o que as pessoas acharam da competição. Questões como: o evento aconteceu no horário? Tiveram algum problema com a arbitragem? A estrutura dada para os competidores era boa?; são pontos importantes.
Mas além disso, veja quem é o head coach, ele é alguém famoso do cenário do CrossFit, ele possui qualidade técnica? Quais são as figuras públicas envolvidas na competição? Até mesmo os influenciadores que estão no evento, podem demonstrar a qualidade da competição. Pegando um paralelo com a HORA DO BURPEE, nós nunca estivemos em um evento em qual não acreditássemos que seria um bom evento. O mesmo acontece com 99% dos responsáveis de mídia. Com isso, até analisar que canais de comunicação e quais influencers estarão trabalhando, pode caracterizar se a competição é boa ou não.
Entenda a ideia da competição
Outro ponto importante é entender quais as diretrizes e ideias do evento. Muitos deles tem a pretensão de ser o melhor evento pequeno ou uma referência em competição de médio porte. Dessa maneira, sem pensar em ser o maior, mas o melhor na proposta que ele tem. Ou seja, tamanho não é tudo, um evento pequeno, mas feito com carinho e vontade, pode ser extremamente interessante participar, ainda mais se comparado aquela mega competição que não consegue suportar o número de participantes com 15 baterias da mesma categoria.
Dessa forma, estudar a competição e entender qual a real ideia dela, é a melhor saída para evitar ter que fazer um vídeo reclamando que o judge errou ou que o a competição tinha uma estrutura ruim. Analise todos os passos possíveis para conhecer a competição antes de se inscrever. Veja se ela já não apareceu aqui nas nossas páginas no site ou em outros sites para ter certeza da credibilidade do evento. E caso escolha aquela competição unicamente pelo valor baixo, tente não reclamar dos problemas que poderão vir.
