Resistência mental no CrossFit

Como é a sua resistência mental durante os workouts na aula? Você consegue contrariar aquela vontade de parar durante o workout para finalizar ele? A resistência mental é a capacidade de manter um desempenho consistente sob pressão e estresse. O artigo do americano, seminar staff e coach level 3 da CrossFit, Stéphane Rochet, explica que essa habilidade não significa ser imune ao medo ou à fadiga, mas sim superá-los para atingir seus objetivos. Nesse cenário, podemos analisar uma outra vertente para quem treina a modalidade, além de trabalhar o corpo, ele também trabalha a mente.

Frequentar aulas de CrossFit regularmente ajuda a construir essa força psicológica, preparando o aluno para desafios tanto dentro quanto fora da academia. Verdade seja dita, o trabalho mental não é algo encontrado apenas no CrossFit, mas em todos os esportes e até mesmo em um simples treino dentro de uma academia. Conseguir ir contra a vontade orgânica do corpo de querer parar e ter a resiliência de resistir isso é o caminho de todo esporte. Porém, dentro dos treinos de CrossFit podemos perceber essa realidade muito mais fácil. Afinal de contas os treinos intensos de CrossFit exigem disciplina e foco, proporcionando uma oportunidade de trabalhar a mente enquanto se fortalece o corpo.

Mas não confunda a resistência mental com a lesão. São sentimentos completamente diferentes. A resistência mental consiste em conseguir finalizar aquelas ultimas repetições de snatch para concluir o workout. Isso não quer dizer que deva usar ela diante de uma clara situação lesiva onde o futuro do movimento poderá ser a barra caindo sobre alguém. Vale lembrar aqui que dentro do box você está treinando e não é um atleta profissional, por isso, se preservar é importante. Para ajudar a entender isso e como usar a resistência mental, Rochet pontua quatro passos:

1. Foco na Técnica

A excelência no CrossFit começa com a dominação da mecânica. Manter uma técnica perfeita mesmo quando a fadiga ataca é um sinal de resistência mental. Por isso, Rochet afirma que “se você quer ficar mais forte mentalmente, comprometa-se a preservar uma ótima técnica”. O tempo investido em repetir movimentos corretamente reflete no desempenho sob pressão.

2. Diálogo Interno Positivo

A voz que guia seus pensamentos durante o treino faz toda a diferença. Por exemplo, substitua críticas internas como “Eu não consigo” por incentivos como “Estou progredindo”. Esse tipo de pensamento fortalece a confiança e melhora a experiência no treino.

3. Permanecer no Momento

No CrossFit, é comum se sentir intimidado pelo volume de trabalho à frente. Assim, a dica de Rochet é: concentre-se no movimento atual. Ao se manter presente, você reduz o estresse, melhora o desempenho e enfrenta cada repetição com mais eficiência.

4. Conheça o Valor do Seu Treino

Enxergar o valor dos resultados é fundamental para manter a motivação. Por exemplo, quer melhorar sua saúde, aumentar a confiança ou atingir um novo recorde? Reflita sobre o que torna esses objetivos significativos para você. Dessa forma, essa clareza o ajudará a superar desafios.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Visit Us On InstagramVisit Us On TwitterVisit Us On YoutubeVisit Us On Facebook