Vai competir? Lembre-se da segunda!

Competir é sem dúvidas para quem pratica CrossFit, um momento mágico. Poder entrar na arena, ter uma plateia inteira te assistindo, os amigos na arquibancada te incentivando, e lógico, você se superando a cada workout. De fato, é uma das melhores etapas que todo praticante precisa experimentar, claro, aqueles que gostam de competir. Porém, existe nesse universo uma questão: até onde vale a pena eu ir ao limite?

Chegar no limite pode ser feito de diversas formas, por isso, cabem alguns pontos para serem levantados. Antes de mais nada, em todo evento os workouts são liberados dias antes da competição. Com isso, para quem for se aventurar, cabe aqui treinar os workouts antes, isso lhe dará tempo o suficiente para entender como o seu corpo responde aos estímulos pedidos nas provas. Aliás, em caso de times ou duplas, esse momento serve para você ver também como os demais respondem aos workouts. Uma vez feita essa parte, vale montar a melhor estratégia para cumprir a prova com o melhor resultado possível e se for o caso, se poupando nos momentos certos.

Só montar a estratégia está ok? Sim e não. É comum que no meio da adrenalina da prova, aquelas cinco repetições do movimento que para você foi sofrido durante o treinamento se torne mais fácil e você queira fazer mais ou acelerar mais do que o previsto antes. Afinal de contas, agora você tem a adrenalina correndo nas suas veias e um monte de outras pessoas competindo contra você. Esse é o momento também de pensar se irá valer a pena fazer mais repetições, acelerar o workout e até mesmo fazer os movimentos unbroken.

Use a cabeça para competir direito

Um exemplo simples: você precisa cumprir 15 repetições de clean, no treino você fazia três sequencias de cinco. Na competição por conta da adrenalina você fez uma sequencia sem largar a barra de 10 repetições. Então largou a barra, aqui você percebe que seu fôlego foi embora e demora mais tempo para se recuperar para as últimas cinco repetições. Ou pior, você levou seu músculo a exaustão e agora não entra mais nenhum dos cleans. De que valeu aquele “gás” inicial movido pela adrenalina?

Muitas vezes, traçar a meta da estratégia na cabeça e segui-la, irá ser mais interessante do que simplesmente “meter o louco”. Porém, se você perceber que essa sequência dita acima não irá acabar com a sua força e nem com o seu cardio, utilize essa adrenalina a seu favor. Assim você poderá melhorar seu tempo final. Porém, pense sempre antes de fazer e conheça seus limites. É para isso que os workouts lançados com antecedência servem para quem vai competir. Mas vale um adendo, se você estiver no último workout e está no momento “tudo ou nada”, ai sim vale a pena tentar forçar o corpo para fechar mais rápido, desde que isso não se torne em uma lesão para o seu corpo.

Lembre-se da segunda-feira

Esse ano tivemos um dos momentos mais icônicos da história do CrossFit quando o russo Roman Khrennikov mesmo com o pé lesionado entrou na arena do Nobull CrossFit Games para competir. De fato ele mostrou uma garra surpreendente e ao final ainda se tornou um herói com sua declaração ao filho que emocionou tanto quem estava em Madison, como quem estava em casa assistindo. Porém, não é aconselhável para praticantes, ou atletas amadores, que se faça o mesmo.

Afinal de contas, após o domingo da grande final do Games, Roman ficou em casa com gelo no pé, foi ao médico e se cuidou sem se preocupar com nada a não ser sua saúde. Já que ele passou o final de semana trabalhando em sua profissão. Você na segunda-feira, mesmo com as dores musculares de competir o final de semana inteiro, terá que ir trabalhar, estudar ou fazer os dois. Ou seja, você tem seus compromissos como uma pessoa que não leva a vida de atleta profissional. Por isso, tome cuidado, até que ponto vale a pena se arriscar para estar no pódio?

Não deixe a sua vida de atleta amador atrapalhar a sua vida profissional, seja ela qual for o seu trabalho. Mas também não deixe de competir, divirta-se, se dedique e dê o seu melhor. Saia da arena sabendo que deu tudo de si nos workouts. Mas faça isso com sabedoria e lembre-se sempre que haverá a segunda-feira após o dia de competição.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Visit Us On InstagramVisit Us On TwitterVisit Us On YoutubeVisit Us On Facebook