Juliana Costa se posiciona sobre polêmica

Andrew Hiller é um dos influenciadores mais polêmicos e também mais fortes do mundo do CrossFit. O americano, conhecido como “Batman do CrossFit” tem como premissa colocar o dedo na ferida e trazer a tona diferentes casos no esporte. Aliás, para ter uma ideia da importância de Hiller, foi através de seus vídeos que a CrossFit tomou a iniciativa de rever a pontuação na Semifinal Online esse ano. Hiller apontou em diversos vídeos as falhas no padrão de movimento dos atletas, gerando uma verdadeira onda de reclamação na internet. Como consequência, a organização reviu todos os vídeos e uma verdadeira dança no leaderboard aconteceu.

Porém, a última empreitada do influencer acabou chegando ao Brasil. Em uma publicação, o americano faz uma comparação da evolução da atleta brasileira Juliana Costa ao longo dos anos. Até então nada demais, porém em determinado ponto da publicação, ele incita que o uso de hormônios masculinos fez com que o rosto da atleta ganhasse traços masculinos. É comum de fato que o uso de substâncias tragam essa realidade hormonal. Contudo, o conteúdo criado foi feito sem a confirmação da própria atleta sobre o uso e acabou sendo negativo de diferentes formas para Juliana que passou a lidar com uma enxurrada de ataques pela internet. Tanto ela quanto a marca que a patrocina e foi citada na publicação de Hiller. Para piorar o caso, Juliana enviou uma mensagem ao americano, que também a publicou nas redes.

Hiller ainda postou um vídeo dos stories de Juliana onde ela pontua que não irá falar do assunto e fala sobre sua próxima competição. No entanto, nas três postagens feitas pelo influencer o que pode ser visto são os fortes ataques dos internautas. Ataques que repercutiram com força no dia a dia da brasileira e de quem convive com ela.

Juliana Costa fala sobre o caso

Procurada por nossa equipe para dar sua versão dos fatos, Juliana pontou de forma clara o que significou para ela pessoalmente e em sua carreira os ataques da última semana. Acompanhe:

Como a publicação chegou a você?

Ele (Andrew Hiller) me marcou diretamente na publicação, tanto a mim quanto à loja que me patrocina, o que causou ainda mais repercussão e exposição para ambos.

Você falou que iria processar o Hiller na internet. Isso irá de fato acontecer?

Essa possibilidade está sendo analisada pela minha advogada.

Você utiliza ou já utilizou alguma substância anabólica para melhorar o rendimento, como ele alega através das imagens?

Meu desempenho é fruto de anos de dedicação, alimentação adequada, treinos intensos e a assistência de uma equipe multidisciplinar alinhada que me acompanha. Ele utilizou fotos minhas de diferentes fases da vida, inclusive de quando eu era muito mais jovem. Comecei no esporte aos 11 anos de idade, no jiu-jitsu, e, também já fui atleta de MMA, desde então nunca deixei de ser atleta. É natural que meu corpo tenha passado por mudanças ao longo de tantos anos de dedicação. Fazer esse tipo de acusação apenas comparando imagens antigas com atuais é extremamente irresponsável e leviano.

Como é o seu processo de treinamento e desempenho para conseguir a mudança no corpo?

Em períodos competitivos treino em média quatro horas por dia, com intensidade e constância. Minha alimentação é balanceada, elaborada com acompanhamento profissional, faço uso de suplementação adequada e mantenho uma rotina disciplinada. Tudo isso é parte do meu estilo de vida como atleta de alto rendimento.

Como foi a repercussão da publicação?

A repercussão foi extremamente negativa. Recebi mensagens ofensivas de pessoas que nunca me viram ou me conhecem, fazendo chacota da minha imagem. Fui obrigada a desativar os comentários das minhas postagens e, mesmo assim, alguns seguidores dele foram até páginas de marcas que me patrocinam para me atacar. Foi uma exposição muito desagradável e injusta, que afetou diretamente meu bem-estar emocional e também minha vida profissional. Além de ser atleta, sou empresária, personal trainer e coach.

Toda essa situação impactou a minha imagem, exigindo um esforço adicional para lidar com as consequências. Precisei reforçar meu acompanhamento terapêutico, pois tive meu estado mental bastante abalado. E tudo isso aconteceu às vésperas de uma competição importante, o que torna a situação ainda mais delicada, já que exige de mim foco, estabilidade emocional e preparo físico. Por outro lado, tive muito apoio da minha família, amigos e equipe, o que tem sido essencial.

Como você se posiciona sobre toda essa repercussão?

Acredito que as pessoas precisam ter mais responsabilidade e consciência sobre o que falam na internet. Embora meu perfil seja aberto por eu ser atleta e ter uma imagem pública, isso não dá a ninguém o direito de usar minha imagem sem autorização ou fazer acusações infundadas. O uso de imagem de terceiros exige consentimento, e ele sequer tentou me contatar. Poderíamos ter conversado, sou acessível e aberta ao diálogo. Mas da forma como ele expôs o conteúdo, acabou incentivando ataques e comentários de ódio, como se eu tivesse cometido algum crime. Eu apenas compartilho meu trabalho, meu esporte e meu estilo de vida com quem me acompanha.

2 thoughts on “Juliana Costa se posiciona sobre polêmica

  • 30 de junho de 2025 em 09:03
    Permalink

    De fato é ruim uma exposição negativa, mas como influenciador de saúde deve levar em conta que usar anabolizantes ou derivados de hormônios sintéticos tem muitos malefícios.
    Ela não respondeu se usa ou não… eu não sou contra se ela faz o uso, mas se sim ela poderia explicar melhor para seus seguidores como fazer e não ter consequências ruins, levando em consideração a importância de ser uma influência de saúde.

    Resposta
  • 30 de junho de 2025 em 08:54
    Permalink

    Obrigada por dar voz para Juliana. As pessoas tendem a ser muito maldosas na internet e nunca pensam em como podem ferir o próximo com suas palavras. A Ju é uma pessoa de luz que não merece as ofensas que vem recebendo por conta desse conteúdo ofensivo criado por esse cara.

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Visit Us On InstagramVisit Us On TwitterVisit Us On YoutubeVisit Us On Facebook