Airwaav a nova mania na boca dos CrossFiters
Muitas pessoas passaram a comentar sobre o “bucal” usado por Rich Froening em suas atuações no Nobull CrossFit Games. Para muitos o americano utiliza ele assim como uma simples proteção bucal, assim como é usado no mundo das lutas. Porém, fomos atrás para descobrir mais sobre esse aparelho usado, que na realidade se chama Airwaav, e vai muito além do que a proteção dentária. Segundo os criadores do novo equipamento auxilia na respiração e pode inclusive promover diversos ganhos para o praticante, entre eles diminuir a fadiga dos treinos.
A Airwaav consegue reduzir em até 20% a frequência respiratória, 50% o acúmulo de cortisol e até 25% da expansão das vias aéreas. “Faço workout e exercícios de força usando a Airwaav, ele me ajuda bastante no Wod e durante a recuperação, porque abaixa a minha frequência cardíaca e reduz meu nível de cortisol” explica Kaique Cerveny, um dos atletas oficiais da marca no Brasil. A Airwaay foi desenvolvida pela Dra. Dena Garner, professora em tempo integral no Departamento de Saúde e Desempenho Humano. A americana é Diretora de Pesquisa de Graduação e é Reitora Assistente de Pesquisa e Política da Cidadela em Charleston, Carolina do Sul. A criadora recebeu seu mestrado pela Universidade da Carolina do Sul em fisiologia do exercício e um diploma de graduação pela Universidade Furman em Greenville, Carolina do Sul.
Dessa forma, o sucesso do aparelho nos Estados Unidos e junto a Froening trouxe o desenvolvimento do Airwaav Mayhem Edition. Com isso, uma edição única e exclusiva para os amantes do CrossFit que se espelham no 9x campeão dos Games. Contudo, antes o aparelho era só vendido nos Estados Unidos, mas desde o fim de 2022 a marca chegou para os praticantes brasileiros.
Mas o que a Airwaav faz?
Por conta do designer do aparelho na boca, o Airwaav proporciona uma respiração mais eficiente durante os exercícios físicos, uma melhor oxigenação permite um diminuição do tempo de recuperação entre os movimentos. Segundo estudos da marca é possível ter uma aumento de 25% das vias aéreas. Assim, através da diminuição do fluxo respiratório, a placa consegue diminuir a produção do cortisol, hormônio associado ao cansaço e a fadiga.
Dessa maneira, melhorando a performance dos atletas que utilizam o aparelho. Outro ponto importante que ajuda durante a prática o Airwaav impede a pressão exercida nos dentes no momento em que são feitos os movimentos de força, protegendo assim a arcada dentária do praticante. Contudo vale lembrar, que se trata de um aparelho que facilita a melhora na respiração e como consequência ajuda no cardio. Mas não é um produto milagroso. Sendo assim, se o seu cardio precisa ser melhorado, o aparelho irá ajudar você nesse processo de melhora e não ser de fato o milagre de colocar o Airwaav e pronto, você poderá correr diversos quilômetros sem se cansar. Afinal você não coloca um grip e seu muscle up aparece por milagre. Dessa maneira o Airwaav é de fato uma ajuda para que você consiga melhorar sua performance.
A chegada da Airwaav ao Brasil
Já tem algum tempo que estamos vendo grandes marcas americanas e de outros pontos do mundo vindo para o Brasil. Quem explica essa chegada das marcas internacionais é Daniel Boico, criador da agência Boico e responsável pela marca no país: “existem na realidade dois pontos que fazem com que as marcas procurem o Brasil. A primeira é que aqui é o terceiro mercado fitness das Américas. O que faz grandes marcas do fitness olharem para o nosso mercado que está em plena expansão. O segundo ponto é que nós já fomos o segundo país com o maior número de boxes afiliados, isso faz com que lancemos muitas marcas a partir do CrossFit, como exemplo a Airwaav, que foi impulsionada pelo nosso esporte”.