CrossFit ganha briga por uso indevido da marca
Para quem ainda tinha dúvidas sobre o fato de CrossFit ser ou não uma marca, os últimos acontecimento trouxeram clareza para essa situação. Noticiado ontem (25) em seu perfil no Instagram, a CrossFit Brazil publicou a vitória da patente sobre uma empresa, que não foi citada, por uso indevido da marca. Ao constatar o fato, a CrossFit, LLC entrou judicialmente contra a empresa para coibir o uso ilegal do nome. Para poder utilizar a marca, além de ter profissionais gabaritados nos cursos da empresa, é necessário pagar a afiliação anual. Contudo, isso não estava sendo feito pela empresa denunciada.

Segundo dito no post, a empresa alegava que o uso da marca CrossFit havia se tornado uma expressão popular. Isso em razão do uso do nome ao longo dos anos. Porém, segundo o juíz responsável pelo caso, a alegação foi infundada. Pois, o nome é usado para identificar uma marca que possui um método próprio de treinamento. Aliás, vale ressaltar que a marca é registrada no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). O que permite criar regras para o uso do nome CrossFit. O caso rendeu não só a retirada do nome, como também o pagamento de uma indenização por danos morais e patrimoniais.
“Como todos sabem, nos últimos anos, a CrossFit, LLC tem lutado firmemente para fazer valer seus direitos no Brasil e continuar a desenvolver a comunidade CROSSFIT no país. Como parte dos esforços para defender a marca CROSSFIT, ajuizamos uma ação judicial de infração contra uma empresa que fez uso indevido da marca. Essa ação judicial resultou em decisão favorável à CrossFit, aceitando totalmente nossas reivindicações e condenando a empresa em questão a (i) cessar permanentemente o uso da marca CROSSFIT”, explicou a empresa em seu post.
Mais valor para a marca
A vitória da empresa veio, segundo a própria, para mostrar a positividade de ser afiliado e a luta para defender a marca. “O objetivo desta declaração é conscientizar todas as nossas afiliadas sobre este recente desenvolvimento e demonstrar o compromisso da CrossFit, LLC em defender a marca CROSSFIT® no Brasil, que é muito importante para nossa empresa e nossas afiliadas brasileiras. Esta decisão corrobora os direitos CrossFIt, LLC no Brasil, assim como preserva a Marca CROSSFIT® e seu valor para nossas afiliadas”.
O fato reacende uma das maiores polêmicas, já debatidas, inclusive nos nossos conteúdos, sobre as questões de ser ou não um afiliado. Mas sem dúvida o mais importante é trabalhar sem usar de má fé com as modalidades (CrossFit e CrossTraining). A CrossFit é uma empresa com metodologia própria, com cursos específicos para a formação de profissionais. Vale lembrar que no Brasil, além do curso, é necessário ser um profissional de Educação Física para ministrar aulas da modalidade.
Mas utilizar o nome CrossTraining, também não denigre, de maneira alguma, um box não afiliado. Muito pelo contrário, usar o nome correto ajuda a esclarecer as diferenças, além de ser uma maneira de difundir mais ainda a modalidade CrossTraining. Afinal, utilizar o nome da empresa sem ser de fato um afiliado faz com que o box haja de má fé com os seus clientes.