Gympass: herói ou vilão?

Uma nova polêmica ganhou força essa semana no mundo do CrossFit. Porém, o grande vilão dessa vez é a rede de planos para academias, estúdios e boxes, o Gympass. Assim, o aplicativo que possibilita que uma pessoa possa frequentar diversas academias, parece estar se aproveitando da atual situação do país.

Como normalmente era feito, o aluno pode escolher entre diversos planos. Dessa forma, o valor pago tem uma parte repassada para as academias e boxes. De fato o valor repassado estava longe de ser o valor pago em uma mensalidade normal. Contudo, para muitos boxes o Gympass passou a ser uma boa maneira de ter lucro com um fluxo maior nos seus boxes. O valor é repassado de acordo com o número de alunos que fazem check-in nas aulas e academias.

Assim, desde os valores que acabam ajudando no final do mês, até uma boa jogada de marketing para poderem conhecer o box, o aplicativo sempre trouxe uma possibilidade positiva aos pequenos. Aliás, não só aos pequenos empresários, mas também para as grandes redes que utilizam dessa possível visibilidade. Há também um número relativo de alunos que saem do Gympass e acabam se matriculando de fato nos boxes que mais gostam.

Dessa forma, o Gympass sempre foi muito bem vindo nas academias, atualmente é até difícil encontrar um box que não possua o aplicativo para os alunos experimentarem as aulas.

Mesma mensalidade para o aluno, mas menos repasse ao box

Porém, de maneira polêmica em meio a pandemia do Covid-19, onde muitos boxes estão tomando diversas medidas para poder sobreviver nessa época de crise, o aplicativo parece estar na contramão. Não bastasse isso, ao que tudo indica, segundo diversos donos de box, o Gympass está de maneira arbitrária, abusando da porcentagem retirada das mensalidades.

O aplicativo criou uma plataforma para que seus afiliados possam oferecer as aulas online para os usuários, que fariam o check-in para participar. Dessa forma, validando a presença deles em aula e dando a possibilidade de lucro para todos os pontos. Com isso, a plataforma abre a possibilidade também de continuar cobrando de seus usuários a mensalidade, afinal, ainda estará fazendo o seu trabalho. Porém, os valores cobrados não tiveram nenhuma redução nesse período, ou seja, o aluno paga o valor integral.

Porém, o repasse para as academias está sofrendo uma redução de 75% de cada aluno que participa das aulas presenciais. Talvez esse repasse menor possa estar acontecendo levando em consideração o fato de que a academia estaria gastando menos para fazer as aulas online. Contudo, a falta de repasse de uma receita complementar pode ser o tiro no pé e a falência eminente de muitos boxes.

A medida tem deixado muitos donos de boxes revoltados com a decisão tomada. Tentamos contato com a equipe da Gympass, mas até a publicação dessa reportagem, não tivemos retorno. Contudo o fato é, se os alunos devem pagar o valor integral, porque o repasse precisa ter uma queda?

Deixamos essa pergunta em aberto, assim como o nosso site, para que a empresa possa também colocar o seu ponto de vista e trazer as respostas necessárias para esse impasse.

4 thoughts on “Gympass: herói ou vilão?

  • 1 de abril de 2020 em 14:46
    Permalink

    O Gympass mais uma vez dá sua contribuição para dizimar o mercado fitness.
    Lamentável foi o mercado fitness permitir toda penetração dessa Startup sem nenhuma regulação.
    Existem diversos negócios apoiados em 80% de suas receitas vindas do Gympass, vão todos quebrar, ou melhor já estão quebrados.
    Os alunos nunca foram do Gympass e muito menos dos negócios, ou seja, sempre foram de ninguém!
    Lamentável!
    Tentem entrar em contato com alguém do Gympass agora?

    Resposta
    • 1 de abril de 2020 em 14:58
      Permalink

      Olá Eduardo, muito obrigado pelo seu comentário!
      Entramos sim e acabamos de publicar o ponto de vista da empresa!
      Corre lá para conferir!

      Forte abraço!

      Resposta
  • 1 de abril de 2020 em 13:43
    Permalink

    Passou da hora das concorrentes do GymPass ganharem força. O que eles estão tentando fazer é se aproveitar de um momento, onde todos deveriam se unir, para tirar vantagem da população. Estou indignado!

    Resposta
  • 1 de abril de 2020 em 09:39
    Permalink

    É impressionante como o brasileiro quer tirar vantagem em tudo . Se o aluno continua pagando igual, os box devem receber igual. Pelo amor, triste demais

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Visit Us On InstagramVisit Us On TwitterVisit Us On YoutubeVisit Us On Facebook