Hero Wod Murph e o cuidado com a rabdomiólise

Nos últimos dias, um print de uma mensagem no X chamou a atenção do mundo fitness, principalmente no cenário do CrossFit. A fala traz um alerta sobre pessoas indo ao hospital com diagnostico de rabdomiólise após fazer o Murph. Embora muitas pessoas tenham aproveitado a fala para fazer brincadeira nas redes, o caso acende um alerta importante. O cuidado na hora de fazer o Hero Wod mais famoso da CrossFit. Vale ressaltar que o Murph é um momento de confraternização dos boxes e principalmente um momento de superação.

Porém, é necessário se conhecer e entender os seus limites, para a diversão não virar até uma tragédia. Para aqueles que ainda não conhecem, a rabdomiólise (ou simplesmente “rabdo”) é uma condição séria que acontece quando o tecido muscular sofre uma lesão tão intensa que as fibras começam a “se quebrar”. Quando essas células musculares se rompem, elas liberam substâncias no sangue que não deveriam estar lá em grandes quantidades, como uma proteína chamada mioglobina e eletrólitos como o potássio. O grande perigo é que a mioglobina pode sobrecarregar e “entupir” os rins, levando à insuficiência renal aguda. Como resultado, a rabdo pode causar desde imensos desconfortos até a morte. Entre os motivos que podem levar a ela, está o esforço físico de maneira extrema muito além do limite.

Em um workout como o Murph, muitas pessoas podem acabar chegando nesse momento. Lembrando, não precisa ser nenhum iniciante ou profissional para ser acometido pela rabdomiólise, basta ir muito além do seus limites. Em um cenário de superação, esse cuidado precisa ser reforçado, Afinal de contas, a sua vida não vale a diminuição do tempo de execução do Murph. Então administre seu tempo e seu esforço para que consiga fazer os movimentos se superando mas sem levar o seu corpo além do limite.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Visit Us On InstagramVisit Us On TwitterVisit Us On YoutubeVisit Us On Facebook