Powerlifting: o esporte de bater PR

O Powerlifting traz uma das ações que a maioria dos praticantes de CrossFit gostam, “bater PR”. O personal record (recorde pessoal) é sem dúvida uma das aulas mais cheias de todo o box. Afinal, esse é o momento de se testar na repetição única e com o máximo de carga possível, é por ali, entre outros pontos, que podemos avaliar o quanto estamos evoluindo dentro do treinamentos. Contudo, essa é um tipo de treinamento do CrossFit, no Powerlifting a busca pela carga mais alta é o grande objetivo. Com isso, todo o treinamento é voltado para esse momento de rep máxima.

Para quem acha que Powerlifting e o Levantamento de Peso são a mesma coisa, acredite, você está redondamente enganado(a). Embora os dois façam parte dos treinamentos do CrossFit, os dois esportes são diferentes e com vertentes diferentes. Para entender melhor a nossa modalidade e de onde nasceram alguns dos principais movimentos, conversamos com Alice Mourão, treinadora da Federação de Powerlifting do Estado do RJ (FEPERJ). Junto com o treinador André Jenz, também da FEPERJ, Alice vem treinando seu time para participar do Campeonato Estadual de Powerlifting que acontecerá dos dias 9 à 11 de junho, no Centro de Educação Física da Marinha, o CEFAN. Entre uma orientação e outra a seus atletas dentro do espaço de musculação da Techbox, localizado na Tijuca, zona norte do Rio de Janeiro, Alice conversou com nossa equipe. Acompanhe a nossa entrevista e conheça o mundo do Powerlifting:


O que é o Powerlifting?

É um esporte que tem como objetivo levantar o máximo de peso para uma única repetição nos três movimentos: Agachamento, Supino e Terra, nesta ordem.

Qual a diferença do powerlifting para o LPO?

No Levantamento de Peso Olímpico são realizados dois movimentos nos quais a barra termina acima da cabeça. É um esporte de força e, principalmente, potência. Já o Powerlifting é um esporte de força máxima.

Há alguma contra indicação para se treinar o Powerlifting?

Powerlifting é um dos esportes mais inclusivos que existe. Há atletas de todas as idades e de várias categorias de peso. Temos desde a categoria até 47kg feminina até a categoria masculina acima de 120kg. Há competidores de 14 até mais de 70 anos de idade.

Como funciona o treinamento do powerlifting? Quantas vezes na semana uma pessoa pode fazer um treino de força extrema?

Em geral o treino se adapta a rotina de cada atleta, dependendo da disponibilidade de tempo. Mas de qualquer maneira, o treinador montará a melhor estratégia em relação ao número sessões na semana de acordo com a individualidade do atleta. Afinal, há metodologias de treino de baixa e alta frequência. Por isso, essa coisa de treinar pesado sempre, é um mito. Pois os atletas de powerlifting alternam treinos pesados com treinos moderados e leve s. Perto dos campeonatos, o número de exercícios acessórios diminui e focamos mais nos movimentos competitivos, com as maiores cargas da preparação.

Como são montados os treinos para quem treina o powerlifting?

Os treinos dependem de cada atleta e seus objetivos e fases, mas na maior parte da periodização realizamos os 3 movimentos competitivos, com cargas que variam de acordo com a proximidade da competição e também fazemos exercícios acessórios para complementar o ganho de força nos movimentos principais, assim como para ajudar no ganho de massa magra e perda de gordura.

Como funcionam os campeonatos? Quais são as categorias existentes dentro das competições?

No campeonato o atleta tem 3 tentativas para cada movimento. A melhor tentativa em cada movimento será contabilizada para o somatório. Vence o atleta com maior somatório dentro de cada categoria. As categorias de peso no feminino são dividadas em: até 47kgs, até 52kgs, até 57kgs, até 63kgs, até 69kgs, até 76kgs, até 84kgs e acima de 84kgs; Já no masculino: até 59kgs, até 66Kgs, até 74kgs, até 83kges, até 93kgs, até 105kgs, até 120kgs e acima de 120kgs.

O competidor em um evento deve fazer as três modalidades de supino, agachamento e levantamento terra?

Sim, em eventos oficiais é preciso realizar os 3 movimentos.

Como é o cenário do Powerlifting no Rio?

O esporte tem crescido muito a partir de 2017, quando foi fundada a FPERJ. Então, a cada evento o número de atletas aumenta – triplicamos as inscrições em eventos estaduais nos últimos seis anos. Aliás, o CrossFit aumentou a prática do esporte devido aos espaços que incentivam o treinamento de alta performance, com movimentos básicos.

Quais as principais competições do Rio?

A mais prestigiosa é o Campeonato Estadual que temos todos os anos e que é classificatória para o campeonato nacional. O estadual é realizado no CEFAN – Marinha do Brasil.

Como eram os eventos antes da liga?

Nos anos anteriores à sua fundação, havia campeonatos não oficiais de levantamento terra e supino, o que foi aumentando a adesão de praticantes.

Atualmente quantas pessoas fazem parte do seu time para a competição?

Estamos treinando para levar cerca de 30 atletas.

Um praticante de CrossFit pode ter facilidade de praticar o powerlift ou é algo totalmente diferente?

Sim, muitos dos nossos atletas vieram do CrossFit. Afinal, o praticante já treina naturalmente nas aulas a força e já tiveram contato com os movimentos. Inclusive, já realizamos muitos eventos em box de CrossFit e nossa modalidade foi muito bem aceita, com bastante adesão.

Dentro da ginástica e do LPO, tivemos um crescimento de procura por conta das pessoas terem esse contato através do CrossFit, o mesmo aconteceu com o powerlifting?

Sim, o CrossFit foi fundamental para o crescimento do nosso esporte. Afinal, o contato com os levantamentos básicos despertaram a vontade competitiva de muitos que, embora tivessem desvantagem nas provas de resistência do Cross, eram muito bons nas provas de força. Ser bom em força e gostar dos básicos já é uma ótima porta de entrada para o nosso esporte.

Como funcionam as questões das marcas dentro do powerlifting, existe alguma que patrocine?

Então, o patrocínio varia de evento para evento. Mas no campeonato nacional que realizamos no CEFAN, tivemos o patrocínio de: charutaria, café, material de suporte (faixa de punho, joelheira), empresa de investimentos, clube de tiro, etc.

Quais os equipamentos necessários para se fazer o powerlifting?

Para um iniciante, uma barra e anilhas já é o fundamental. Com a evolução do atleta, existem equipamentos como cinto, joelheira e faixa de punho, que auxiliam na performance promovendo maior segurança e eficiência nos movimentos.

Para finalizar, deixe um recado para quem quer se experimentar dentro da modalidade.

Não tenha medo de experimentar a modalidade, o clima na competição é de muito acolhimento e desafio pessoal! Não se compare com os outros e teste seus próprios limites!

One thought on “Powerlifting: o esporte de bater PR

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Visit Us On InstagramVisit Us On TwitterVisit Us On YoutubeVisit Us On Facebook