Sua empresa fitness pode ser uma máquina de vendas?
Sem dúvidas um dos principais objetivos de todo negócio é aumentar o faturamento e vender mais, não é? Aliás, esse é um ponto de partida muito importante para empresas de todo segmentos e não seria diferente no mercado fitness.
No texto de hoje quero aprofundar um assunto importante sobre a integração entre marketing e vendas e como você faz para traçar os primeiros passos da sua máquina de vendas.
Continue comigo, que vou explicar melhor!
O que é uma máquina de vendas?
Máquinas de vendas é um conceito utilizado em empresas que conseguiram construir um modelo escalável de vendas. Então em resumo, uma máquina de vendas é um processo estruturado e automatizado que acompanha o cliente desde o primeiro contato até a conversão final.
Há alguns anos, o que fazia uma empresa vender muito era um grande número de pessoas oferecendo ativamente produtos e serviços para potenciais clientes. Este esforço ainda é importante, mas ele está cada vez mais conectado ao trabalho do marketing.
Porém, isso tem acontecido porque o ambiente digital facilitou para o time de marketing a geração de leads e, em sequência, para o time de vendas que os transformam em negócios fechados.
Esse entendimento é facilitado com o uso de ferramentas e alguns processos tecnológicos de automação e integração. Mas no final, todos os estágios do processo são beneficiados e sua empresa começa a escalar.
Como essa estratégia vai funcionar no seu box ou academia?
A implementação de uma máquina de vendas pode ser uma estratégia poderosa para impulsionar as vendas em um box de CrossFit, academia ou negócio fitness. Hoje, vou trazer alguns contextos de como aplicar essa estratégia em um box de CrossFit.
Na prática, a Máquina de Vendas significa criar um fluxo eficiente que leva os interessados em se exercitar no box a se tornarem clientes fiéis. Uma máquina de vendas bem projetada pode começar com a geração de leads. Entre as possíveis estratégias, podemos optar pelo marketing digital, com anúncios segmentados, conteúdo relevante e landing pages atrativas.
Quando um possível aluno, ou seja, um lead, é capturado, é possível nutri-lo com informações valiosas sobre os benefícios do CrossFit, diferenciais do seu box, depoimentos de clientes satisfeitos e ofertas especiais.
É importante incluir uma abordagem personalizada, levando em consideração as preferências e necessidades individuais de cada lead. Portanto, quanto mais informações você tiver, mais assertivo você será!
O trabalho continua!
Após a captação dos leads é essencial acompanhar o seu progresso no processo de vendas e identificar os pontos de conversão. Por exemplo, como a inscrição para uma aula experimental ou a compra de um pacote de treinamento.
Com base nesses dados, é possível ajustar a máquina de vendas para melhorar a taxa de conversão e maximizar as oportunidades de vendas.
Você pode automatizar esse processo com o uso de ferramentas de marketing e CRM (Customer Relationship Management) que pode te ajudar a economizar tempo e recursos. Além disso, muitas ferramentas podem te fornecer métricas e análises para aprimorar constantemente a máquina de vendas.
No geral, ao implementar uma máquina de vendas eficiente, um box de CrossFit pode otimizar suas estratégias de vendas, aumentar a conversão de leads em clientes e impulsionar o crescimento do negócio.
Aposte em um time comprometido com o sucesso do seu cliente
Um outro tópico importante ao construir uma máquina de vendas de sucesso é contar com uma equipe capaz e entusiasmada para fazer o seu melhor. Busque um time multidisciplinar e focado em colocar o sucesso do cliente em primeiro lugar.
Outra alternativa muito interessante é contratar uma agência de marketing 360º para lhe auxiliar em todo este processo. Na minha experiência como CEO da Agência Boico, ajudamos empreendedores do setor fitness olhando para todas as etapas do negócio. Oferecendo treinamento consistente para o time de vendedores, traçando as estratégias de marketing, encontrando erros nos processos e aprimorando as técnicas de vendas.
No meu Instagram, @danielboico e no @boico.inc compartilhamos frequentemente conteúdos que podem ajudar você e o seu negócio na escalada de uma máquina de vendas consistente!
Ter uma visão ampla sobre o seu negócio, se preparar com as estratégias certas e contar com um time capacitado fará toda a diferença!
Espero que tenha gostado do conteúdo e tenha entendido mais sobre como funciona uma boa máquina de vendas! Até breve.
Daniel Boico
Daniel Boico é um empreendedor serial que atua com o segmento fitness há mais de 10 anos. Formado em Publicidade e Propaganda, Daniel se especializou no universo fitness e wellness, lançando no mercado a Boico Inc.
A empresa se tornou uma Brandtech que atua no atendimento de players do mercado fitness, criando estratégias e propondo soluções para o crescimento acelerado de negócios.