Alimentos Antioxidantes, o que são?
Nosso organismo sofre diversos tipos de estresse ao longo do dia. Porém, um deles pode ser causado por uma má alimentação por excesso de industrializados, ultraprocessados, baixo consumo de água e até mesmo o alto consumo de álcool. Afinal, esses excessos são prejudiciais para as nossas células. Uma vez sem estratégia nutricional adequada, poderá impactar em diversos processos metabólicos, como a recuperação muscular, causar indisposição, dores de cabeça e outros sintomas. Porém, temos alimentos que atuam contra a ação de radicais livres e combatem o estresse oxidativo, causados por diversos fatores no nosso organismo. Aliás, vale lembrar que os radicais livres são substâncias que em excesso, desequilibram nosso organismo. São eles os alimentos antioxidantes.
Dessa forma, os antioxidantes são substâncias que agem na proteção de nossas células saudáveis, para que elas possam exercer as suas funções de maneira plena. Então, ao atuar na proteção das nossas células, eles retardam o envelhecimento, aumentam a saúde da pele, cabelos e unhas, preservam o equilíbrio do nosso organismo, auxiliam na eliminação de toxinas e outros benefícios.
Os alimentos Antioxidadentes
Dessa forma, existem diversos desses compostos que nos auxiliam na melhoria do bom funcionamento do nosso organismo, são eles:
- Vitaminas A (espinafre, manga e fígado), C (laranja, limão, caju e acerola) e E (azeite de oliva, abacate e nozes). Aliás, exercem um papel importante na redução/inibição de oxidação celular.
- Polifenóis: facilmente encontrados em frutas e verduras, protege nosso organismo contra condições adversas de saúde.
- Betacaroteno (acerola, cenoura e damasco): percursor de Vitamina A, ao ser ingerido tem a capacidade de ser convertido em vitamina A.
- Outros compostos: curcumina (açafrão da terra), ômega 3 (peixes), glutationa, chorella, spirulina, Selênio (castanha do pará, feijão e semente de chia), Resveratrol (mirtilo, uva roxa e cacau), Licopeno (tomate, melancia e pitanga), Quercetina (cebola, maçã e cerejas), Antocianinas (Açaí, berinjela e jabuticaba) e diversos outros.
De maneira geral, quanto mais saudável for a sua alimentação, maior a quantidade de antioxidantes você consumirá.
Como principais fontes, temos: Frutas Vermelhas, Frutas e Legumes Amarelos/alaranjados, Vegetais verde-escuros, em forma de suplemento isolada ou manipulada.
Caso tenha algum sintoma negativo, procure a sua Nutricionista para adequação da sua dieta.
Giselle santos
* Pós- graduada em nutrição esportiva; fisiologia do exercício; fitoterapia; emagrecimento e metabolismo.
Atualmente:
* Nutricionista responsável na clínica healthy spot com foco em alto rendimento no Crossfit.
*Nutricionista responsável pelo programa performance Novazzi – 100 % voltado para praticantes de Crossfit
*Expert da empresa Hopper Nutrition – linha de suplementos voltada para Crossfit.