Creatina: tudo o que você precisa saber

Está em dúvida se toma creatina ou não? Não se preocupe! Preparamos um guia completo para ajudá-lo a fugir dos mitos e tomar uma decisão consciente.

A creatina é um conjunto de aminoácidos produzidos pelo nosso organismo. Segundo o Dr. André Heibel, nutricionista e consultor científico da Nutrata, produzimos esse composto “[…] em nosso fígado e rins. De qualquer forma, a ingestão pela dieta é fundamental. Isso porque nossa produção pode não ser capaz de suprir toda a demanda do corpo.” 

Por isso, cresce cada vez mais o número de interessados em se informar a respeito da suplementação e seus benefícios. Nesse sentido, há um aumento na quantidade de pessoas descobrindo o poder da creatina em seus organismos. No entanto, o lado negativo é o aumento de mitos sobre o uso do produto.   

Por isso, preparamos esse guia completo com as dúvidas mais comuns sobre o assunto. Confira:

O guia completo da creatina:

Mulher caucasiana e loira com roupa blusa e luvas de treino em uma academia tomando creatina em uma garrafa.

O que é creatina e para que serve?

A creatina é um composto de aminoácidos que produzimos naturalmente. No entanto, nossa produção pode não ser capaz de suprir toda a demanda do corpo.

Sendo assim, esse suplemento promove diversos benefícios. Por exemplo:

  • Fornecer mais energia para as células musculares;
  • Auxiliar no aumento de força e potência muscular;
  • Melhorar o metabolismo;
  • Contribuir para o ganho de massa magra;
  • Entre outros.

A creatina engorda?

A creatina não engorda por si só. No entanto, o que pode acontecer é que seu consumo somado a treinamento físico gera ganho de massa muscular. Ou seja, a balança até pode mudar, mas será por conta dos músculos e não gordura. 

A creatina emagrece?

Depende. Sozinha, a creatina não emagrece e nem engorda. No geral, esse não é um suplemento indicado para quem busca emagrecimento.  

No entanto, se aliada à dieta e ao treino, ela tem o poder de melhorar o rendimento muscular. Como consequência, esse processo auxilia na queima de gordura. 

A creatina tem efeitos colaterais?

É preciso ressaltar que é importante contar com a orientação profissional antes de consumir qualquer suplemento. Em casos de consumo incorreto e dosagem excedida, foram percebidos os possíveis efeitos colaterais:  

  • Desconforto no estômago;  
  • Náuseas; 
  • Enxaqueca;  
  • Diarreia;  
  • Tonturas; 
  • Mal-estar.  

Por isso, é imprescindível fazer o uso correto para que seus objetivos sejam atingidos da maneira esperada. 

A creatina retém líquido?

A creatina causa um inchaço intramuscular, ou seja, dentro do músculo. Essa retenção ocorre dentro da célula e, por isso, não interfere na definição muscular.  

Casos de retenção hídrica relacionados a suplementação são geralmente relacionados a falta de água e uma dieta pouco equilibrada. Portanto, ao fazer o uso, busque melhorar a sua alimentação como um todo.  

A creatina provoca pedras no rim ou prejudica o fígado?

Não existem evidências científicas que comprovam que a creatina causa problemas nos rins ou fígado. No entanto, o suplemento é contraindicado se o indivíduo já for portador de doenças renais e hepáticas. Porém, essa restrição se aplica também a outros nutrientes.  

O que acontece se tomar creatina e não malhar? 

A creatina é um nutriente e não um medicamento. Além disso, vale ressaltar que nosso organismo produz esse composto no pâncreas, rins e fígado. Portanto, ele já faz parte do nosso organismo. 

Por isso, talvez você não atinja resultados de definição muscular sem uma rotina de treinos. Contudo, mostra benefícios para saúde sem estar ligada ao treinamento físico.

Por exemplo, há pesquisas que mostram que o uso contínuo de creatina pode auxiliar na saúde do cérebro. Dessa forma, é uma possível aliada no tratamento de doenças como ansiedade e depressão.  

Por fim, é preciso relembrar que, treinando ou não, é imprescindível contar com o apoio de um profissional especializado. Assim, será possível criar uma dieta estratégica que atenda às suas necessidades.  

Quem não pode tomar? 

A creatina é contraindicada para pessoas portadoras de doenças renais e hepáticas. Sendo assim, se você estiver incluso no grupo abaixo, só inicie a suplementação com a orientação de um especialista:

  • Gestantes;
  • Mulheres lactantes;
  • Crianças;
  • Adolescentes.

Outras curiosidades:

  • Não gera celulite;  
  • Não promove queda de cabelo;  
  • Hidrata células musculares;  
  • Pode tomar com cafeína;  
  • Não precisa de pausa.
No banner clicável no artigo sobre pré-treino, o termogênico XFire e o pré-treino 4B. Ao lado, o texto "energia e disposição para seu treino".

Um portfólio completo para você

A Nutrata é especialista em criar soluções nutricionais de máxima qualidade, sabor e praticidade. Diariamente, buscamos entender as suas demandas e criar soluções sob medida com o objetivo de transformar a sua rotina.  

Saiba mais:  

Creatina Creapure

Conhecida como a creatina de última geração, a Creapure é uma tecnologia produzida na Alemanha que promove 100% de pureza. Essa é uma marca premium de alta qualidade, autenticidade e pureza. Você encontra nos tamanhos:  

Creatin UP

Suplemento 100% monohidratado, sem conservantes ou aditivos nas seguintes opções:  

Seja você também um NLifer

A NLife é a comunidade Nutrata que cresce cada vez mais. Juntos, somos um time de pessoas interessadas em suplementação nutricional, rotina saudável, atividades físicas e muito mais.  

Quer ser um NLifer e receber conteúdos exclusivos? Clique aqui e se inscreva! 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Visit Us On InstagramVisit Us On TwitterVisit Us On YoutubeVisit Us On Facebook