CrossFit Foundation School Fund
Há algum tempo estamos vendo a equipe da CrossFit trazer mudanças em sua maneira de agir. Com certeza para muitos ainda está bem longe de ser o ideal que se espera da marca. Porém, é inegável que ao longo dos anos a CrossFit vem trazendo novos benefícios aos boxes afiliados. Aliás, seja por ela mesma ou através de seu representantes, como temos aqui no país, a CrossFit Brazil. Dessa forma, na última semana a CrossFit anunciou o CrossFit Foundation School Fund.
O projeto é um plano para oferecer 50 subsídios do Fundo Escolar da Fundação CrossFit de US$ 10.000 no primeiro semestre de 2024. A ideia é voltada para escolas de todo o mundo que desejam formar afiliadas sem fins lucrativos para estudantes. Desde 2019, o CrossFit concedeu 57 bolsas para escolas de ensino fundamental e médio. No total, 407 escolas afiliadas estão operando hoje e incluíram a metodologia do CrossFit para os estudantes.
“Sabemos que pessoas mais saudáveis tornam o mundo ao seu redor melhor. Por isso nosso objetivo é levar o potencial de mudança de vida do CrossFit para mais pessoas, de mais maneiras. A mudança acontece a nível local e estes subsídios estão a ajudar as escolas a introduzir o conceito de aptidão física para toda a vida, a uma criança de cada vez. Como resultado, crianças de todo o mundo estão a desenvolver um amor duradouro pelo fitness. A ganhar confiança e a tornar-se parte de uma comunidade de apoio numa idade crítica”, disse Don Faul, CEO da CrossFit.
Fortalecendo, socializando e capacitando crianças
As escolas afiliadas do CrossFit são administradas por diretores esportivos e educadores. Aliás, alguns dos quais são proprietários afiliados e membros ávidos do CrossFit em suas vidas pessoais. Muitas das escolas afiliadas financiadas anos atrás, agora atendem centenas de alunos. Enquanto outros cresceram e se ramificaram para apoiar programas CrossFit em escolas vizinhas. Aliás algumas escolas têm uma lista de espera com centenas de crianças que querem participar. Os alunos relatam benefícios físicos e mentais, citando o programa como uma fonte de alívio para a ansiedade e a solidão.
“Vivemos num momento contraditório onde as pessoas estão obcecadas com a saúde, mas quase tudo o que está disponível no mainstream é prejudicial à saúde, criando por sua vez doenças, enfraquecimento e desconexão. Numa altura em que o mundo se encontra numa crise de saúde física, mental e social, queremos capacitar a próxima geração para enfrentar qualquer coisa que surja no seu caminho, seja adversidade ou aventura”, disse Nicole Carroll, Chief Brand Officer da CrossFit.
Projeto da CrossFit Foundation
As doações são facilitadas pela CrossFit Foundation, que atua como braço de caridade da CrossFit, LLC. A Fundação trabalha com distritos escolares públicos, escolas individuais e professores para fornecer bolsas de estudo para cursos de certificação CrossFit Kids e CrossFit Nível 1. Além de subsídios de equipamentos para a criação de academias e suporte contínuo para professores e administradores que lideram o caminho para levar o CrossFit aos seus estudantes. Para se inscrever para um Subsídio do Fundo Escolar da CrossFit Foundation ou fazer uma doação, visite esta página .
Além dos subsídios do CrossFit Foundation School Fund, a CrossFit lançou um curso online para educadores CrossFit. Aliás, este curso foi desenvolvido para educadores, treinadores e pais de crianças com idades entre 3 e 11 anos. O foco é ajudar os participantes a desenvolver uma compreensão das atividades físicas que podem melhorar a saúde, o aprendizado e a experiência em sala de aula dos alunos. O curso utiliza elementos do CrossFit Kids e fornece métodos seguros, eficazes e adequados à idade para ensinar princípios e atividades do CrossFit a crianças e adolescentes. Saiba mais ou cadastre-se aqui.
CrossFit nas escolas brasileiras
Vale ressaltar que o CrossFit Foundation School Fund é válido para o mundo inteiro. Ou seja, o Brasil poderá ter o CrossFit dentro de seus colégios. Porém, ao mesmo tempo que a iniciativa parece incrível e um momento especial para diminuir ainda mais o preconceito pela metodologia. É também a questão do preconceito um possível empecilho para termos a modalidade incluída no quadro de horários escolares.
Aliás, uma pena se analisarmos o potencial de ganho que o Brasil poderia ter incluindo o CrossFit para nossas crianças. Em uma realidade onde grandes nomes do mundo esportivo saem das comunidades. Ter um treinamento de qualidade com certificado CrossFit dentro de um escola pública por exemplo, poderia de fato ser um ganho para o país em várias frentes. Enquanto ter o treinamento CrossFit nos colégios particulares poderia ressaltar a importância do senso de comunidade e melhoria física também interessante.
No histórico atual brasileiro temos grandes nomes atuantes que começaram a treinar ainda novos e hoje encabeçam as listas em diversas competições. Começando, é claro, por Gui Malheiros que vem fazendo história no mundo, mas também temos Maria Lívia, Henrique Moreira, Miguel Roo, Gustavo Pusch, Bia Clemente, todos nomes que começaram cedo no CrossFit. Nomes esses que podem levar o Brasil cada vez mais para cima no esporte ou simplesmente podem viver uma vida com mais qualidade.