Ynara Carvalho: “movida a novos desafios”
A pouco tempo ela trocou as provas em times para as competições individuais. Desde então, Ynara Carvalho vem crescendo e aparecendo dentro do cenário do CrossFit. Ela que esse ano já esteve no Monstar Games e na Copa Sur, acaba de preencher o quadradinho de mais um evento, justamente o que faltava para seu histórico, o TCB. Aliás, a paulista de Pindamonhangaba não só garantiu a vaga para a grande final, como também foi a campeã da Seletiva Rio. Porém, essas três participações nos principais eventos nacionais não são os únicos trazidos no currículo de nossa atleta.
Ynara também esteve no ano passado no Argentina Throwdown, evento licenciado pela CrossFit e que também deu vaga para Wodapalooza Latam Cup. Porém, esses são alguns dos feitos esportivos da atleta, engenheira e coach. Mas antes disso tudo acontecer, Ynara conheceu o CrossFit por um outro motivo, vencer a obesidade. Difícil imaginar que a atleta de sorriso largo e corpo definido um dia passou por um problema desses não é verdade? Então, para entender melhor quem é a atleta que desbancou alguns dos grandes nomes da atualidade do CrossFit Nacional, conversamos com Ynara para saber mais sobre a grande campeã da Seletiva Rio TCB. Acompanhe.
Quem é Ynara Carvalho?
É uma pessoa que enfrenta desafios de cabeça erguida, sem medo do desconhecido e que se joga por inteira. Uma pessoa que sonha alto e não desiste fácil de suas conquistas. Pessoa de personalidade forte e que se gosta, gosta, se não gosta, desiste (risos). Ynara é guerreira, persistente, determinada, resiliente, corajosa, incansável, dedicada, e acima de tudo batalhadora.
Como você começou no CrossFit?
Eu iniciei no CrossFit no ano de 2014, eu estava com um quadro de sedentarismo e obesidade então eu me propus a fazer uma atividade física para poder emagrecer.
Qual atleta de CrossFit vc é fã e serve de inspiração?
Anita Pravatti é uma modelo de atleta e pessoa.
Quando percebeu que poderia trabalhar sendo uma atleta da modalidade?
Então não cheguei nesse ponto de apenas treinar, eu hoje trabalho na área da Educação Física, sou coach, mas até pra isso eu abdiquei também da minha primeira profissão, sou formada em engenharia. Mas como eu percebi que estava deixando o CrossFit como minha prioridade no meu dia a dia, eu resolvi investir na mudança, para algo que eu amava. Então assim poder me dedicar de uma forma que pudesse ter retorno financeiro também.
Hoje você está com o Alberto Neto como seu coach, como vocês se conheceram?
Sempre soube do trabalho do Alberto Neto, tenho ele como referência como coach de atletas de alta performance e até com treinamento em times. Mas o meu primeiro contato com ele foi no Camp Argentina no ano passado em 2023. Assim iniciamos as conversas e passei para planilha Team Alberto.
Embora nova, você já esteve presente em grandes eventos incluindo o Copa Sur, TCB e eventos pela América Latina. Para você, qual a importância de estar nesses eventos?
Eu sempre fui uma pessoa competitiva e movida a novos desafios. Então estar presente nesses campeonatos para mim é resultado do meu trabalho, da minha dedicação, do meu esforço e constância em treinar todos os dias há muitos anos. Tenho uma extrema satisfação em poder dizer que já estive presente dentro desses campeonatos e o que me faltava era o TCB na categoria Elite, que nesse final de semana conquistei a vaga.
Você mora em Pindamonhangaba. Porém os grandes eventos acontecem, normalmente, fora da cidade, como você consegue ir a eles? Tem alguma ajuda financeira para isso?
Então a parte financeira ainda continua sendo um dos grandes empecilhos para participar das competições. Mesmo tendo ajuda de custo com a Prefeitura da minha cidade e a PWRD By Coffee que são as únicas parcerias que contribuem financeiramente. Os outros meios de cobrir os custos são feitos através de vendas de camisetas, rifas e eventos dentro do box, como a maioria dos atletas.
Embora você tenha sua vida de atleta, você também estuda e trabalha. Quais seus objetivos futuros? O CrossFit está nele? Se sim, de que maneira?
Hoje eu tenho uma rotina bem corrida que eu divido meu tempo com o trabalho, as aulas do box, aulas de personal e o restando administro meu tempo com a faculdade e treino. Com certeza nos meus planos futuros o CrossFit está presente, pois toda essa minha dedicação como atleta é também pra colher frutos profissionalmente. Me vejo mais pra frente sendo Coach de atletas podendo dividir minhas experiências, passar todo meu conhecimento dentro do esporte ministrando clínicas e workshop.
Você fez uma grande mudança saindo da categoria times pro individual, como foi esse momento?
Essa transição acabou acontecendo por necessidade. Quando deixamos de ter uma peça feminina no time, inviabilizou a ida para as grandes competições até o momento. Assim eu passei a treinar mais pensando de forma individual, melhorando meu trabalho de força e resistência.
Acredita que tenha se encontrado no individual ou pensa em voltar para os times?
Confesso que a cada nova experiência no individual traz um amadurecimento muito grande como atleta. Isso vem me deixando mais forte mentalmente e de corpo também. Mas eu tenho muita vontade de ter um time de alta performance pra poder brigar por vagas em competições grandes. Deixo meu anúncio : Vagas abertas aí para as meninas da elite (risos).
Você acaba de ganhar a Seletiva Rio do TCB, visto por muitos como uma das mais difícil. Superou grandes nomes da atualidade e ganhou destaque por isso. Você acredita que irá chegar na final com alguma pressão por isso?
Eu acredito que esse destaque não venha me atrapalhar só fez os demais atletas passarem a me conhecer um pouco mais. Porém, toda vez que se inicia um novo jogo a gente começa do zero então a final do TCB vai levar o atleta mais completo e com a cabeça mais equilibrada no momento da competição.
Para fechar, o que podemos esperar da Ynara daqui pra frente? Deixe uma mensagem para os seus fãs.
Eu tenho um perfil de ser atleta com muita garra e com muita resiliência durante as competições. Então, daqui pra frente eu pretendo permanecer com essa cabeça e sempre com o corpo mais preparado e em evolução . O que Deus permitir que eu realize eu estarei pronta pra fazer. Nada é impossível tudo é questão de tempo ! Continue e confie em Deus