Brasil no Top 20 dos eventos
Brasil está realmente em alta dentro do CrossFit. Uma pesquisa realizada pela equipe de marketing do TCB para saber quais são os Top 20 eventos mais seguidos nas redes sociais, com tráfego orgânico, mostrou que estamos mais uma vez ganhando destaque dentro do esporte. Afinal, das 20 competições selecionadas do mundo todo, temos quatro eventos brasileiros na lista.
Aliás, não só estão entre os 20, mas estão bem colocados entre os 10 primeiros. Muitos dos eventos sancionados da CrossFit não possuem tantos seguidores participativos como os brasileiros. O ranking foi feito com 180 eventos do mundo inteiro e analisado durante três meses. Através de uma pesquisa junto com grandes atletas e coaches do mundo inteiro. Assim foram selecionados eventos da Espanha, Portugal, Itália, Argentina, Chile, Colômbia, Venezuela, Uruguai, Índia, Egito e etc. Foram listados todos os eventos sancionados e licenciados pela CrossFit.
O Brasil em destaque
Com isso, temos na 14ª colocação, o KVRA Games, realizado pela Sagaz Esporte, que possui atualmente 37.000 seguidores. O evento já virou um clássico no país e acontece todos os anos. Durante a pandemia e o fechamento dos eventos, a equipe do evento ainda realizou uma edição online, mantendo-se vivo para os competidores.

Subindo na lista, os outros três eventos com maior tráfico estão colados um atrás do outro, começando pelo sancionado Brazil CrossFit Championship. O evento responsável por levar os melhores atletas nível América Latina para o CrossFit Games, teve apenas uma edição até hoje presencial, com a pandemia o evento realizou esse ano uma competição de qualifier online. Mesmo assim com pouco tempo de vida, ele já possui 71.900 seguidores e está na 8ª posição geral. Enquanto na 7ª posição esta a equipe do Monstar Games, um dos mais clássicos eventos do país, possui hoje 76.600 seguidores.
Já para o evento mais bem colocado entre os brasileiros, temos o TCB ocupando a 6ª colocação. Para quem gosta de praticar ou é de fato um atleta, as etapas do evento chamam atenção pela qualidade da produção e os workouts. Muitos atletas montam seu planejamento do ano para competir no evento.
O segredo do sucesso dos eventos

Para Thales Antoniolli, produtor e sócio do TCB, estar entre os mais seguidos e na frente de grandes eventos internacionais é fruto da dedicação e trabalho duro dos organizadores brasileiros. “Temos alguns pontos para ser destacado. O primeiro é o fato de que o brasileiro ama redes sociais. Segundo ponto é o trabalho, no caso do TCB, tirando o Games, nós temos uma temporada, são sete eventos. Então as redes sociais tendem a ser mais fortes, a gente dificilmente perde um número grande de seguidores, até porque são 12 anos de evento, temos muito conteúdo de história, o que ajuda a gente fomentar as redes durante todo o ano. Na pandemia, por questões óbvias, a gente perdeu, mas em temporada normal é difícil ter perdas”.
Sem dúvida, a questão da pandemia da covid-19 foi um fator que atrasou os eventos por falta das competições presenciais. No caso do TCB foi um dos fatores dominantes para que ficassem atrás de eventos como o Dubai Championship e o Granite Games que tiveram a realização do evento presencial. “Para se ter uma ideia, o TCB era o 4º colocado até o começo da pandemia. Em virtude da paralização ficamos atrás deles. Mas para se ter uma ideia, o Wodapalloza só passou a gente no ano retrasado, até então eles ainda eram menores do que a gente. Mas todos são eventos fantásticos com muitos patrocinadores, presença de atletas sensacionais do mundo inteiro. Então são realmente evento mais fortes e com essa notória diferença”.
Cada evento tem sua importância
Thales ainda faz questão de salientar também a importância dos demais eventos brasileiros no ranking. “Vale destacar muito a importância do Monstar Games e do BCC, apesar de termos uma lacuna de quase 20 mil seguidores de diferenças, são eventos muito importantes. Isso mostra o que eu falei que o brasileiro gosta de Instagram (risos). Mas o Monstar também está na cena desde 2013”.
Sobre termos o TCB e o Monstar em uma classificação acima dos sancionados, vistos como os eventos mais importantes do mundo para quem quer um dia ir para o CrossFit Games, Thales pontua os pontos principais. “Sobre essa questão, se analisarmos, estamos apenas abaixo de um sancionado atual que é Granite, os demais atualmente são off decision. Então eu acho que a classificação é fruto desse trabalho que estamos fazendo o ano todo”. Com isso, vale inclusive destacar que apenas com dois anos de existência e apenas uma edição realizada presencialmente, o BCC é o segundo sancionado com maior número de seguidores no Instagram.

As dificuldades dos eventos na América Latina
Outro ponto destacado por Thales é a diferença com no marketing digital dos eventos. “Os eventos aqui dificilmente dispõe de uma pessoa se dedicando full time nas redes sociais e para buscar os patrocínios. Obviamente que quando você vai para um Dubai, Wodapalloza, Granite, o Games, e etc. você tem uma equipe inteira de marketing voltada para isso. Mas não é a realidade da América Latina onde os donos dos eventos possuem um trabalho principal, são coaches e donos de box. Assim como o meu sócio Joel (Fridman) é. Por outro lado, eu me dedico 100% ao projeto, isso faz com que a gente consigo fomentar esse desejo do TCB”.
Mas o grande sucesso do TCB, segundo o produtor, vai além das redes sociais. “Isso tudo funciona porque está alinhado também com as regras, as nossas decisões e os patrocinadores, que sem eles, não teriam as premiações que temos hoje. O que sem dúvida é um dos motivos que tornam o evento tão desejado pelos atletas para participar”.
Potencial em expansão

Com isso, podemos concluir que o Brasil continua sua expansão dentro do esporte e mesmo com as dificuldades para se realizar um evento no país, ele continua em alta. Existem diversos fatores a serem destacado, mas o primeiro deles é observar que na lista temos dois eventos ranqueados que não tem como foco principal os atletas elite.
O Monstar Games e o KVRA Games possuem categorias iniciante, scale, intermediário e RX e conseguiram ficar à frente dos mais importantes eventos da elite. Mostrando que eventos voltados para o publico amador brasileiro tem um potencial de venda e publicidade muitas vezes maior do que os grandes eventos do mundo. Um maior patrocínio nesses eventos poderá ser uma mão na roda para ver o Brasil dominar ainda mais o topo da lista.
Por outro lado, termos o TCB e o BCC, os maiores eventos do país entre os 10+ do ranking, mostra à força da elite brasileira que quer competir e mostrar o seu melhor. Outro fato potencializador para trazer mais patrocínio e ainda mais qualidade para ambos os eventos. Afinal, por serem eventos vislumbrados pelo mundo inteiro, pode ser uma ótima jogada para fazer uma expansão da marca fora do país.
Veja a lista dos eventos:
