Carolina Gutierrez cai no doping do Games

Notícia triste para os brasileiros, mas principalmente para a Master 45-49, Carolina Gutierrez. Ela que foi uma das representantes do país no Nobull CrossFit Games 2023 e conseguiu o fato inédito de subir ao pódio na 3ª colocação da categoria, teve seu teste positivo para o doping. Foi detectado em seu sangue o uso do GW1516 ou Cardarine, substância usada para queima de gordura, aumento a resistência e acelerar a recuperação muscular. Aliás, esse é a mesma substância encontrada em praticamente 90% dos casos de doping de atletas de CrossFit. A notícia do teste foi dado pela própria Carolina por meio de seu Instagram que chama para assistir um video completo no YouTube, onde ela explica toda a situação.

Nitidamente abalada, a brasileira de 46 anos explica que está “vivendo o momento mais difícil de sua vida” com a notícia. Além disso, Carolina afirma não saber como caiu no doping sem utilizar medicamentos controlados. A atleta explica que no ano passado verificou que seus hormônios femininos estavam baixos, e sua médica pontuou que seriam os primeiros passos da menopausa. Então ela decidiu procurar um médico do esporte por conta da competição e assim poder tomar hormônios que não fossem proibidos no doping. Então começou o tratamento com extradiol em gel e progesterona oral, ambos manipulados, além de uma série de vitaminas. Ela seguiu esse tratamento dessa forma até março desse ano. Após isso, passou a fazer o uso dos dois medicamentos diretamente da Industria Farmacêutica e não mais manipulados. Segundo ela, a ideia era cortar o máximo a possibilidade de uma contaminação cruzada.

Até mesmo suplementos como Creatina ela se negou a tomar para evitar esse tipo de problema. Carolina conta que por tomar tantos cuidados, foi competir sem nenhum remorso, pois para ela não haveria nenhuma possibilidade de cair no doping por uso ilegal de substância. Com isso, a notícia caiu como uma bomba para brasileira: “eu não consigo entender da onde isso pode ter vindo”.

creme regenerador - burpee10

Novo teste

Entretanto, com a notícia, ela perde o direito a título e poderá ser suspensa por até quatro anos. Para evitar isso, Carolina entrou com recurso com seu advogado para tentar minimizar o problema. Ela afirma que poderá fazer outro teste a qualquer momento, uma vez que continua tomando exatamente os mesmos remédios ainda da indústria. Esse inclusive é outro ponto que ela destaca. Diferente de outros atletas que caíram no doping e tinham a dúvida se os medicamentos manipulados poderiam ou não estar contaminados. No caso de Carolina ela só tem os dois medicamentos da indústria que a possibilidade de uma contaminação é muito pequena.

Após a notícia, a Master decidiu, inclusive, não participar do TCB. Uma vez que a sua vaga para final, que aconteceu no último final de semana, veio devido a sua classificação no Games. Ela então decidiu não ir para evitar qualquer tipo de constrangimento futuro para a competição, caso ela subisse ao pódio. Nesse momento a atleta pediu para que seu momento fosse respeitado e pediu a força dos alunos, amigos e familiares nessa fase difícil de sua carreira.

One thought on “Carolina Gutierrez cai no doping do Games

  • 15 de setembro de 2023 em 12:21
    Permalink

    Todos os “atletas dopados” são inocentes até que o teste no espectrômetro de massa – equipamento sofisticadíssimo e com margem mínima-mínima de erro – aponte a presença de um metabólito do agente dopante.
    Apenas atletas e advogados ainda pensam que estorinhas de contaminação e outras ainda colam.

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Visit Us On InstagramVisit Us On TwitterVisit Us On YoutubeVisit Us On Facebook