Copa Sur pode ter vaga extra no feminino
A verdadeira debandada que vem acontecendo dentro da temporada 2024 do CrossFit Games poderá ser um adendo interessante para o Brasil. Pelo menos para a categoria feminina. Como já conhecido, a América do Sul possui duas vagas para o individual masculino, feminino e times. Porém, há também vagas extras que são distribuídas de acordo com a colocação dos atletas. Assim, se o continente possui um número interessante de atletas entre as 100 primeiras colocadas do mundo, o continente pode receber vagas extras para a semifinal. Essa realidade sempre esteve distante para o Brasil, mas esse ano ao que tudo indica, a América do Sul poderá gozar de uma vaga extra.
Essa analise no entanto, leva em consideração o desempenho de atletas da semifinal de 2022 até o fim das Quartas de Final de 2024 e retira-se daí as atletas que abandonaram essa temporada. Dessa forma, um total de 28 mulheres saem do ranking final de 2023, ou por desistência da temporada ou por estar competindo em equipes. Esses cortes fazem com que as brasileiras consigam subir bastante degraus no ranking geral. Segundo o site de notícias americano, The Barbell Spin, a possibilidade de termos uma vaga extra vem daí. Uma vez que Victoria Campos e Júlia Kato entram para o top 100. Campos que está em busca de sua terceira participação no Games ocupa a 13ª colocação, enquanto Kato que esteve no Games em 2022, está na 72ª posição. Ainda temos Amanda Fusuma na 105ª colocação, Andreia Pinheiro em 129ª posição e Luiza Marques na 130ª posição.
Posição de vaga extra definida após as Quartas de Final
Como a real colocação é feita após o final das Quartas de Final, a posição das atletas poderá mudar, para mais ou para menos. Assim, caso Campos e Kato consigam se manter no alto da classificação e as demais conseguirem subir, a vaga extra poderá ser uma realidade. Entre as que não estão no Top 100, Fusuma é de fato a que está a poucas casas de entrar, atualmente ela está na 12ª colocação com a entrega dos dois primeiros workouts. Porém ainda terá a entrega de mais dois para tentar uma posição melhor e subir no ranking.
Porém, Andreia também pode subir bastante e talvez chegar a uma pontuação necessária. Atualmente ela está à frente de todas as brasileiras próximas do Top 100, atrás apenas de Campos que segue na primeira colocação da América do Sul. Para saber se de fato a América do Sul ganhará mais uma vaga no feminino, teremos que esperar os próximos resultados das Quartas de Final.