Creusa Angélica, uma estrela que só está no começo
Conseguir conquistar o CrossFit Games é o sonho de 10 em cada 10 atletas da elite do esporte. Aliás, no mundo inteiro, os atletas da modalidade tem esse objetivo. No Brasil a cada ano a lista de brasileiros que conseguem o feito de ir para a maior competição do CrossFit é cada vez maior. Esse ano, conseguimos bater diversos recordes. Tanto no número de brasileiros na competição, como de pódios. Entre esses brasileiros que conseguiram realizar o feito de subir ao pódio, temos a atleta do adaptado, Creusa Angélica como a campeã de sua categoria, a de baixa estatura.
Creusa conseguiu um feito inédito e chamou a atenção para o mundo. Mas atualmente tem sido vítima das brincadeiras maldosas da internet. Como de praxe o coach e parceiro da HORA DO BURPEE, Léo Marchioli decidiu fazer um vídeo com sua análise apurada sobre a performance de Creusa durante o Games. No vídeo publicado por ele em Collab conosco e com Creusa, Marchioli coloca a maneira estratégica e bem sucedida que a fez disparar na frente de suas adversárias. Entretanto, o vídeo acabou ganhando olhares do mundo e trouxe muitos comentários maldosos sobre o vídeo. Muitas pessoas passaram a zombar das competidores por conta do nanismo.
“Desde da edição do vídeo eu mandei mensagem para a Creusa falando sobre os possíveis comentários maldosos que podem vir. Assim como falo com a maioria dos atletas. Eu apenas apago e até posso bloquear aquele que fez tal comentário. Isso também vem de ponto onde parece que nós nos importamos muito mais com os comentários negativos do que com os positivos, às vezes esquecemos de agradecer os elogios e até mesmo compartilhar tais atitudes. Mas quando o comentário é malicioso, compartilhamos, acredito que o que essa pessoa apenas quer é palco”, pontuou Marchioli.
Creusa rebate de maneira bem humorada
Mesmo diante da falta de senso de muitos internautas, Creusa mante seu bom humor respondendo muitos deles. Porém, como esse número de comentários ruins crescendo cada vez mais, ficou quase impossível para Marchioli de fato apagar todos ou Creusa responder a todos. “Temos que saber que existem pessoas com péssima índole, péssima educação e principalmente se sentem corajosos atrás de uma tela de celular. Sendo pessoas covardes e que não agregam nada para nossa comunidade e para o mundo em si”, reclamou Marchioli para nossa equipe.
Entretanto, a fala de Marchioli está completamente certa. Afinal de contas, Creusa conquistou algo inédito e para poucos atletas da modalidade, vencer com maestria o CrossFit Games. Com isso, o certo seria ver a audiência rasgar elogios a atleta e não ficar “sem perder a piada” em um momento tão importante para o desenvolimento do nosso esporte. “O que mais me deixa triste é entrar em perfis de tais pessoas que realizam essas comentários e saber que são treinadores. Isso é uma desgraça para a nossa profissão, pois mostra a incapacidade intelectual de tal ‘profissional’ em saber defender o esporte. Em outros casos me aparecem pessoas que compartilham mensagens religiosas ou que enaltecem a família e filhos. Minha vontade é de ir na publicação e escrever ‘como você vai ensinar sua filha a lidar com mensagens como as que você compartilhar nas redes sociais, para não levar a sério?'”.
Primeiro título de muitos
Creusa fez algo histórico, tanto para o esporte como um todo, como para o mundo dos atletas adaptados e principalmente para as pessoas com nanismo. Atualmente, o Brasil possui uma pessoa com nanismo a cada 15.000 brasileiros. Ou seja, temos de fato um número extenso de pessoas com o nanismo. Porém, desse número, poucas delas praticam ou já experimentaram o CrossFit. Termos uma pessoa que conseguiu superar as dificuldades e ser a melhor do mundo, pode ser um chamariz para que mais pessoas na mesma circunstância comecem a se experimentar no esporte. Ou seja, um ganho para a modalidade e um bem social absurdo. Tudo vindo de uma pequena-grande atleta que conquistou o pódio.
“O que nunca deve apagar é a luz de uma grande atleta, campeã mundial em sua categoria e representando a nossa nação. É isso, a Creusa fez com maestria e merece muito mais. Pois esse é apenas um dos títulos que eu tenho certeza que ela vai brigar para colocar nossa bandeira no mundo. Mesmo com discriminação, mesmo com dificuldades de ser atleta em um país como o nosso e mesmo por receber injúrias pelas redes sociais, pois ser atleta é fazer com amor aquilo que se propôs a fazer”, encerra Marchioli.