CrossFit cria o CAC para os direitos da comunidade

Foi anunciado a criação do CrossFit Athlete Council (CAC). A iniciativa, segundo a marca, é um passo importante para melhorar a segurança, o bem-estar e a representatividade dos atletas na comunidade CrossFit. Porém, ela surgi de dentro da CrossFit, diferente da Professional Fitness Athletes’ Association (PFAA) que foi criada pelos atletas da elite sem vínculos com a CrossFit. Esse fator está dando o que falar e deixa em cheque a credibilidade do CAC. Uma vez que toda e qualquer decisão possa vir presa as questões comerciais da CrossFit. Contudo, a iniciativa surgiu após a investigação sobre o trágico afogamento de Lazar Đukić nos CrossFit Games de 2024 e tem como intuito não deixar que novos casos aconteçam.

Assim independente se é ou não uma associação afiliada a marca, é importante o nascimento de algo que fomente a segurança nas competições. Segundo a CrossFit, o CAC foi desenvolvido para dar voz aos atletas e aumentar sua influência sobre questões cruciais, como protocolos de competição, segurança, bem-estar e até mesmo aspectos comerciais do esporte. Embora semelhante à Professional Fitness Athletes’ Association (PFAA), o CAC terá um alcance mais amplo. Isso por ter uma representatividade de todas as divisões, e não apenas competidores de elite. Com isso sendo dividido em três pilares: Individuais (Elite) e Treinadores; Afiliados e Equipes; Divisões (Masters, Adolescentes e Atletas Adaptados). Os representantes de cada comitê serão escolhidos pela comunidade, mas o número exato de membros ainda não foi definido.

Critérios e Responsabilidades

A CrossFit iniciou oficialmente o processo de inscrição para o CAC. Atletas que participaram de competições em 2024, como Semifinais Individuais e de Equipes, e os atletas das divisões Masters, Teens e Adaptados dos CrossFit Games estão entre os elegíveis. Outros critérios incluem possuir uma credencial CrossFit Nível 1 (CF-L1) ou superior. Além de estar associado a uma afiliada em situação regular, participar ativamente da temporada competitiva e não ser funcionário da CrossFit HQ. As inscrições devem ser enviadas até 17 de dezembro de 2024.

Os membros eleitos terão um papel ativo em representar suas divisões e colaborar com a CrossFit HQ para aprimorar o esporte. Entre as principais responsabilidades, estão a de coletar feedback dos atletas e constituir um canal de comunicação entre a comunidade e a CrossFit. Assim como discutir protocolos e decisões relevantes com a CrossFit HQ, comunicar decisões e atualizações para os grupos que representam e organizar reuniões e facilitar discussões produtivas. O mandato dos membros do CAC será de dois anos. No entanto, no primeiro ano, metade do conselho será renovada para aumentar a diversidade de participantes.

Muito embora os critérios para participar do CAC sejam muitos e podem ser de fato um fator complicador, a nova associação tem como intuito resgatar e ouvir a comunidade. Aliás essa não é a primeira iniciativa do tipo; conselhos anteriores como o Athlete Advisory Council (AAC) e o Divisional Athlete Committee (DAC) foram dissolvidos em 2023. A eleição dos membros do CAC está prevista para o final de 2024. Com os resultados sendo divulgados antes de 15 de janeiro de 2025, quando começa o registro para o Open.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Visit Us On InstagramVisit Us On TwitterVisit Us On YoutubeVisit Us On Facebook