Don Faul fala sobre transmissão de Age e Adaptados

Termina hoje a disputa dos Age Groups e Adaptados do Nobull CrossFit Games 2023. Entretanto, um dos pontos mais criticados dessa primeira fase foi referente a transmissão ao vivo da competição. Diferente dos anos anteriores, tivemos a inclusão dessas categorias na transmissão ao vivo. Normalmente elas não eram televisionadas por acontecer ao mesmo tempo que tínhamos as disputas da elite e times, que acabavam ganhando a prioridade de transmissão. Com isso, a chegada das filmagens em tempo real, empolgou e muito os amantes do esporte.

Porém, o que vimos foi muito aquém do esperado, ainda mais quando falamos de CrossFit Games. Diferente do que estamos vendo no dia de hoje, de estreia da elite e times, a produção do evento colocou apenas uma câmera centralizando as provas. Sem cortes ou takes exclusivos, momento importantes e etc. Com isso, por diversas vezes, era necessário se atentar ao que os locutores falavam, por ficar impossível de acompanhar pela imagem. A grande saída acabou sendo a mencionada pela nossa equipe como alternativa, acompanhar as lives via Instagram dos atletas. Outra saída muito válida foi observar a competição pela equipe do Hugocross que está em Madison e com entrada para área de imprensa, o que permite uma melhor visualização.

Esse fato acabou gerando uma enxurrada de reclamações ao evento. Afinal, muitas pessoas, familiares, fãs e amigos dos atletas estavam empolgados para poder acompanhar. O CEO da CrossFit Don Faul, fez um mea-culpa na coletiva de imprensa em Madison sobre o caso. “Foi uma experiência realmente desafiadora de negociar e eu entendo se você é um membro da família em casa, um proprietário afiliado que tem um atleta competindo, um treinador que ajudou um atleta a se preparar, como frustrante essa experiência deve ter sido para você em casa”.

Corte de custos gerou transmissão ruim

Ainda segundo o CEO da CrossFit, a falta de qualidade na transmissão vem da necessidade de cortar custos do evento para torna-lo possível. De acordo com Faul, foi necessário realocar parte do valor que seria voltado para transmissão para outro ponto do evento, fazendo assim com que as filmagens precisassem tomar uma forma mais simples e menos profissional. “Provavelmente existem milhares de pessoas, muitas das quais – a maioria – são voluntárias, que trabalham extraordinariamente para realizar este incrível evento e experiência. Há uma tonelada de investimentos e recursos que precisam ser aplicados para proporcionar uma ótima experiência. O que isso significa para nós, infelizmente, às vezes é que temos que tomar decisões difíceis”, pontou o CEO.

No entanto, mesmo com a notícia da volta da ESPN para o Games, as primeiras provas do Age Group e Adaptados seguiram sendo feitas com a câmera central. Enquanto tivemos a elite e times sendo feitos com a qualidade da empresa esportiva americana. No entanto, a mudança de horário nos dias das provas é sem dúvida uma amostra de que Faul quer uma maior visibilidade para as demais categorias. Embora tenhamos um início de transmissão ruim em sua primeira edição com filmagem ao vivo, poderemos ver uma evolução para as próximas edições. Visto que, o público aderiu com força a necessidade de transmissão das categorias adaptadas e por idade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Visit Us On InstagramVisit Us On TwitterVisit Us On YoutubeVisit Us On Facebook