Expo Copa Sur, 1ª feira de negócios de CrossFit
Falar de CrossFit com quem vive o CrossFit e assim alavancar os negócios que envolvem o esporte. Foi exatamente esse o pensamento que Adri Olschewski teve quando criou a Expo Copa Sur. Voltado para donos de boxes, empresários do ramo e recém chegados ao mundo comercial do CrossFit, a Expo é a primeira a ser realizada na América Latina com o foco 100% voltado para o esporte e sua metodologia. “Eu estava conversando com um empresário para que ele virasse um patrocinador do evento e tudo mais quando me surgiu naquele momento a ideia de criar a Expo Copa Sur”, conta Adri.
O evento acontecerá em paralelo a competição e contará com um espaço exclusivo para que empresários, donos de marcas e boxes possam trocar experiência. “O CrossFit passou por muitos momentos desde que o primeiro box chegou ao Brasil em 2009. Tivemos altos e baixos, um boom, uma crise, coisas que só quem viveu no CrossFit sentiu. Ter uma expo voltada 100% para o nosso público que vive o nosso mundo faz toda diferença. Afinal, você irá conversar com alguém que passou ou esta passando por algo igual ou semelhante a você”.
Embora tenham diversas expos fitness, Adri levanta um ponto interessante: “Existem outras expos fitness, mas nenhuma que abordasse só o nosso público, que entendesse o nosso pensamento e o nosso mundo. Por isso, a Expo Copa Sur é uma oportunidade porque os empresários e palestrantes que estão vindo entendem do nosso negócio sabem dos nossos anseios. Por isso é algo muito importante para termos aqui”.
Nem melhor nem pior, uma Expo diferente
Porém, Adri faz questão de salientar essa importância: “é diferente conversar com alguém que tenha um negócio similar, mas que não vive no mundo que vivemos, não entende essa paixão e esse amor que nos temos. Mas é bom dizer que no meu ponto de vista não é que a Expo Copa Sur seja melhor do que as outras. Mas sim, diferente, por se tratar de um evento para um público diferente”. A criadora do primeiro evento voltado para empresários de CrossFit explica o foco do evento. “A ideia é alavancar o seu negócio baseando-se na experiência com outros profissionais”.
Para o espaço onde acontecerá a Expo Copa Sur, Adri pontua que será de qualidade e confortável para todos. “Eu tenho na competição uma sala, próxima a feira, que suporta até 50 pessoas. Ali teremos palestras onde as pessoas poderão trazer a sua experiência e trocar ela com as outras pessoas”. A produtora da competição aproveitou para explicar a sua atuação no momento para a expo. “Aliás, a minha procura atual é encontrar palestrantes para falarem na área de Business, saúde, nutrição, e etc. Todo mundo que queira conversar com o público e desenvolver o seu negócio aqui. Então estou buscando pessoas que tenham tido sucesso como empresário de CrossFit, afiliado de CrossFit, que tenha um trabalho de mentoria, por exemplo, e que tenha interesse de falar sobre. Temos todo um suporte para que ele possa desenvolver o trabalho dele aqui”.
Adri afirma que não é necessário que a pessoa em questão seja de fato dono de um box de CrossFit. “Não precisa, uma vez que, o business dele é o gerenciamento, ajudar as pessoas a gerenciar e desenvolver o seu negócio. Agora precisa ter conhecimento aprofundado de CrossFit? Não existe uma regra, ‘tem que’, mas sim, por favor, precisa ter um conhecimento da área e entenda o universo CrossFit para falar sobre dentro do cenário que ele é especialista”.
“CrossFit é inclusão e não exclusão”
Um dos pontos levantados em nossa entrevista com Adri, foi o grande número de box não afiliados e a possibilidade dos donos deles estarem presentes na Expo Copa Sur. A produtora foi objetiva: “CrossFit é inclusão e não exclusão. Não excluímos ninguém, muito pelo contrário, a gente abraça e traz para perto. Assim nós damos a oportunidade para essas pessoas verem com é ‘legal’ participar dessa comunidade, dessa grande família. Então o dono do CrossTraining ou ex-afiliados, são muito bem vindos. Para que eles possam ver a comunidade como um todo e ver o potencial que é o CrossFit e poder usar a licença da marca e o que isso traz de benefício”.
Em relação a participação de não afiliados, Adri coloca sua visão do caso: “ninguém é e pronto. O box de CrossTraining, assim como o de CrossFit, ele não é CrossTraining, ele está CrossTraining. Mas ele pode se tornar um afiliado e ter os benefícios que todo afiliado possui de ser afiliado. A Expo Copa Sur busca exatamente isso. Mostrar para os não afiliados que eles podem vir, ver os benefícios que é fazer parte dessa família. Eu acredito sim que a Expo tem esse potencial. Tem essa energia da minha parte que eu estou colocando em cima de desenvolver a Expo de maneira leve para fazer a nossa comunidade crescer. Assim todos ganham, o dono do box ganha, o coach ganha e os alunos ganham”.
O aumento do engajamento da CrossFit no Brasil
Ainda sobre a questão das afiliações, Adri deu seu parecer sobre as atuações recentes da empresa no Brasil. “Eu tenho visto um grande esforço da CrossFit nos Estados Unidos trazendo esse suporte para cá. Não posso dar detalhes, mas eu vejo um movimento da CrossFit Brazil para o engajamento e fortalecimento da comunidade. Mas vejo que nós temos uma cultura um pouquinho diferente, pior? Não, diferente, no sentindo do que de fato está chegando aqui. Nossa cultura talvez esteja um pouco fechada no sentindo de ‘eles não estão fazendo nada por nós’. Mas existe sim um movimento grande, inclusive de fazer as semifinais aqui no Brasil”.
Porém, Adri também explica que a CrossFit continua no trabalho de dar suporte e conhecimento aos afiliados. “A gente vai ter agora, uma semana antes da Copa Sur, um avaliador de nível 4, o maior grau de todos os treinadores. Ele estará aqui no Brasil, então existe um movimento para expandir e fortalecer a comunidade”. Outro fator destacado por nossa entrevistada que pode fazer a diferença e aumentar o nível de engajamento da empresa americana com os afiliados brasileiros, está na postura.
“Na minha visão, se nós dermos o feedback para eles de ‘nós estamos gostando do que estão fazendo e queremos mais’, a gente vai ter mais suporte. Ao invés de pensar que tudo que é feito é porque nós pagamos. Eu vejo que a CrossFit tem olhares para o Brasil na vontade de que a comunidade aqui cresça. Então cabe a nós dar o feedback de que estamos abertos para eles”.
Adri convida a todos para a Expo Copa Sur
Para finalizar, a criadora da Expo Copa Sur faz um convite para todos. “Eu te convido a abrir a sua cabeça e conversar sobre negócios. Te convido a fazer uma troca aqui para a expansão dos seus negócios. Então se você é um box afiliado, como você pode fazer para fortalecer o seu afiliado, crescer e desenvolver tendo a sua comunidade mais unida ou expandir para mais boxes. Se você não é de um box afiliado, aproveite esse momento justamente para conversar com donos de boxes afiliados e perceber as vantagens e como você pode se desenvolver como parte dessa comunidade. Já se você é dono de uma marca de roupa, como você pode expandir o seu negócio? Eu te convido a vir fazer parceria com donos de marcas de equipamentos e acessórios. Então o convite é para todo mundo em todos os ramos do CrossFit”.
Impressionante como o crossfit vem crescendo e caindo no gosto da galera. Há poucos anos atrás eu nem sabia o que era, hoje em dia tem vários boxes espalhados pela minha cidade.
Quero participar