Games terá segurança reforçada anunciada
O CrossFit Games 2025 começará em Albany, Nova York, nesta sexta-feira (1), trazendo novidades importantes no quesito segurança dos atletas. Após a trágica morte de Lazar Ðukić no primeiro evento da edição passada, a CrossFit HQ divulgou em 23 de julho um comunicado oficial detalhando as atualizações em seus protocolos de segurança para os Games e para todo o esporte.
Desde o ano passado, a CrossFit vem implementando uma série de ações para reconquistar a confiança da comunidade e garantir que os eventos sejam realizados com o máximo de segurança possível. Entre as principais medidas anunciadas, destaca-se a nomeação de Wendy Guthrie como chefe de segurança da CrossFit. Em abril deste ano, Guthrie assumiu a liderança da equipe responsável por coordenar todas as iniciativas relacionadas à segurança no esporte. Incluindo mitigação de riscos, planejamento de emergências, comunicação eficaz e suporte à saúde mental dos atletas. Segundo a CrossFit, a atuação de Guthrie já vem moldando a preparação para o Games, com foco em cuidados centrados no atleta.
Outra ação fundamental foi a criação do Conselho Consultivo de Segurança, um painel independente composto por especialistas médicos, técnicos de segurança, treinadores e atletas. Por sua vez, o conselho tem como missão desenvolver e monitorar o Plano de Ação de Emergência (PAE) para os Games e acompanhar a segurança em tempo real durante toda a competição.

Natação ainda suspensa e apoio psicológico
Os eventos de natação em águas abertas permanecem suspensos para esta edição. Enquanto o subcomitê de segurança aquática realiza uma revisão minuciosa dos riscos e protocolos envolvidos, visando garantir condições seguras antes de uma possível reintrodução futura. Além disso, a CrossFit reforçou seus protocolos de comunicação e recursos de emergência para garantir uma preparação e coordenação ainda melhores.
A cobertura de rádio entre o staff chave foi ampliada. Assim, os atletas receberão briefings presenciais antes de cada evento, acompanhados de materiais informativos escritos. Dessa forma, facilitando o entendimento sobre as provas. O apoio à saúde mental dos competidores também recebeu atenção especial. Com isso, ao longo da competição, estarão disponíveis dois profissionais clínicos licenciados para oferecer suporte psicológico. Além disso, dois capelães estarão presentes para oferecer apoio espiritual e emocional. Serviços adicionais poderão ser acessados por meio de provedores virtuais de saúde mental, garantindo um suporte completo.
Outro ponto importante é a formação do Conselho de Atletas CrossFit, criado em janeiro de 2025 para representar atletas de diferentes perfis, incluindo atuais, aposentados, treinadores, proprietários de afiliadas, atletas jovens e adaptados. A liderança da CrossFit tem se reunido regularmente com este conselho para discutir temas importantes como segurança nas competições e políticas antidoping. Por fim, a sede da CrossFit também informou melhorias nos serviços de recuperação dos atletas, na verificação de antecedentes dos voluntários da equipe médica e lançou o manual atualizado do atleta para 2025.