Julia Kato: “Sou uma Julia mais saudável e feliz”

Em 2022, ela foi uma das nossas representantes dentro do CrossFit Games com a também estreante, Victoria Campos. Aliás, na época, o nome Julia Kato, assim como Victoria, não eram tão conhecidos do grande público. Porém, as duas não só brilharam na primeira edição do Copa Sur, realizada em Vitória, no Espírito Santo, como desbancaram grandes nomes da época. Com isso, as duas se transformaram em referência nacional dentro do CrossFit. Entretanto, o jeito meigo da japonesa de cabelo raspado ganhou o carinho do público. Na edição de 2023 da semifinal, Julia acabou não levando a vaga. Mas, bastava ela entrar na arena para o público vibrar e torcer pela brasileira.

Porém, longe dos holofotes, Julia passou por diversos problemas de saúde, lesões que poderiam encurtar a carreira da nossa atleta Games. Com isso, ela passou por momentos mais delicados que fizeram ela ganhar mais maturidade e passar a viver o além do CrossFit. Para entender melhor a nova fase da vida de Julia que voou direto dos Emirados Árabes para o Rio de Janeiro, nossa equipe conversou com Julia. Aliás, ela explicou o que mudou ao longo dos anos, como tem sido sua vida, como foi sua preparação para a edição desse ano do Copa Sur, que começa amanhã e muito mais. Confira o nosso bate-papo:

Como foi a preparação desse ano para o Copa Sur?

Com alguns altos e baixos. Porém fizemos o possível para chegar bem ao Copa Sur. Poderia ter treinado um pouco mais? Poderia.

O que mudou da Júlia Kato de 2022 com a vaga para 2024?

A paz de espírito (risos). Mas brincadeiras a parte, hoje tenho uma vida muito mais confortável e tranquila. Por um bom tempo também não coloquei o treino como prioridade por conta de lesões e dores que já estavam se tornando crônicas. Eu amo treinar. Mas tive que dar um tempo para o meu corpo descansar e se recuperar.

Com isso, também tive que trabalhar minha cabeça para aceitar que estava tudo bem fazer isso e que seria bom para a minha vida (não só como atleta) a longo prazo. Então eu encontrei novos hobbies, fiz amizades para vida toda, me divirto mais e tenho levado o treino com mais leveza. Posso dizer que de 2022 pra cá, eu sou uma Julia mais saudável e feliz.

Você atualmente vive nos Emirados Árabes, como foi a sua preparação para vir ao Brasil e não sofrer com o fuso horário?

Chegar com antecedência, me hidratar muito e regular o sono/incidência de luz o caminho todo (23h) até chegar aqui.

Você tem feito competições nos Emirados. Porém agora, mais uma vez estará competindo no seu país. O que muda?

Muda tudo! Por mais que eu receba muito carinho quando compito nos Emirados e lá fora, o calor brasileiro é diferente. O jeito de torcer é diferente, a vibe da competição é diferente, o carinho é diferente. Eu gosto muito de competir aqui e gostaria de ter a chance de competir mais.

Graças a sua colocação e de outras brasileiras nas 100+, a Copa Sur ganhou o direito de credenciar mais uma brasileira ao Games. Como você vê essa evolução brasileira dentro do CrossFit?

É incrível para o CrossFit na nossa região e extremamente necessário se quisermos ter mais atletas de alto nível com suporte para se dedicar mais à modalidade. Ainda estamos atrás por tempo de treino, background e suporte. Mas acredito que ainda vamos evoluir muito.

Das provas da semifinal, qual você acredita que conseguirá ir melhor?

Não coloquei expectativas para provas porque tudo pode acontecer dentro da arena. Porém, gostei muito de todas as provas (excluindo a 2ª).

Para finalizar, o que podemos esperar da Júlia Kato esse ano no Copa Sur?

Podem esperar luta até o final!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Visit Us On InstagramVisit Us On TwitterVisit Us On YoutubeVisit Us On Facebook