O que esperar CrossFit na temporada de 2024

Demos o start em 2024, aliás, esse ano já começa com inúmeros eventos e ações prontos para acontecer. Temos o Monstar, TCB, Open, Semifinais, CrossFit Games, Wodapalooza, eventos regionais, atletas voltando para a cena competitiva e muito mais. Mas afinal, o que podemos esperar de 2024 dentro do CrossFit Nacional e Internacional?

É difícil dar aquela exatidão de acontecimentos e o que podemos esperar para o ano que se inicia, porém, seguindo os padrões que tivemos em 2023, da para se ter uma ideia dos primeiros acontecimentos do ano. Por isso, trouxemos alguns desses tópicos para nosso primeiro artigo de 2024. Para falarmos sobre as ações da CrossFit dentro do Brasil e nas principais competições, com semifinais e a grande final do Games.

CrossFit Brazil

Vale ressaltar que é difícil saber o que irá acontecer e quais serão as novidades que a CrossFit está preparando para o Brasil. Uma vez que a equipe da CrossFit Brazil é de fato mais fechada e focada em informar os afiliados da marca sobre suas ações. Contudo, o que podemos destacar é que diversas ações vem acontecendo seja no âmbito jurídico de fiscalizar o uso ilegal da marca e trazer alguns benefícios importantes judiciais aos boxes afiliados. Como também nas questões de ações com os afiliados para educação e melhora do desempenho da metodologia. Em 2023 tivemos inúmeros coaches conquistando o Level 3 da marca, algo que até poucos anos tínhamos realmente um número muito pequeno de coaches com esse nível de certificação.

Com isso, poderemos ter a continuidade dos trabalhos que a CrossFit Brazil vem trazendo ao longo dos ano com ações como o Affiliate Summit, que elucida e traz os afiliados para um final de semana de imersão a metodologia. Além das reuniões online do Grupo dos Afiliados com temas diversos para auxiliar coaches e donos de boxes. Também, provavelmente, teremos a presença da equipe dos representantes da marca no Brasil nos eventos licenciados da CrossFit. Porém, ainda deverão ocorrer outras ações que assim que formos informados e tomarmos ciência, traremos aqui.

Copa Sur Feminino

Como de praxe e conhecimento geral, a América do Sul terá mais uma vez apenas duas vagas para a elite da competição e para os times. Dessa maneira, poderemos ter novamente a ida de dois brasileiros, caso se classifiquem na semifinal, a Copa Sur. Para o feminino, a grande espera é a volta de Lari Cunha que nesse ano passa a ser elegível novamente para a vaga. Ela já conquistou por duas vezes e não conseguiu competir, primeiro pela pandemia e segundo por ter caído no doping, com isso a brasileira está pronta e com vontade de conseguir a vaga.

Mas para isso ela ainda terá pela frente nomes como Victória Campos, que vem sendo nossa representante desde 2022, a argentina Alexis Williams que levou a segunda vaga esse ano também será uma barreira para Lari. Ainda falando das argentinas, temos a Mel Rodrigues que se decidir competir no individual esse ano, poderá ser também um nome a ser analisado. Além das demais brasileiras que estão em destaque como Luiza Marques, Lívia Andrade, Julia Kato, Carol Ribeiro que foi time no Games 2023. Mas além desses nomes ainda podemos somar as campeãs de 2023 do TCB, Fernanda Dotto, Emily Andrade e Gabriella Luque que poderão de fato surpreender esse ano. Também temos Aliadhy Bass e Patrícia Maciel que estiveram no pódio do Monstar 2023 junto com Emily e também são nomes fortes a vaga. Vale ressaltar que Bass estará no Wodapalooza Latam Cup esse ano.

No entanto esse são apenas alguns dos nomes que poderão estar em destaque não só nas fases eliminatórias do Games. Mas também nos demais eventos como TCB, Monstar Games, Wodapalooza, entre outros. Também ainda é difícil saber quais desses nomes de fato estarão competindo no individual. Uma vez que entre os destaques que estamos dando nomes como Mel Rodrigues e Carol Ribeiro competiram no ano passado em times.

Copa Sur Masculino

Para os homens, todos estão esperando ver Gui Malheiros novamente garantido sua vaga esse ano. Aliás, como era esperado no ano passado, porém, Kaique Cerveny e Kalyan Souza conseguiram passar à frente de Gui. Falando neles, os dois atletas também poderão novamente lutar pela classificação esse ano. Embora tenham ido bem aquém de Gui em sua última participação no Games, os dois atletas passaram o resto de 2023 se dedicando e evoluindo dentro da modalidade, o que poderá trazer bons reflexos para a fase de classificação.

Porém, além desses três nomes, também temos no páreo o paulista Henrique Moreira que ano passado optou por estar nos times para o Games. Caso ele decida esse ano tentar a vaga solo, ele com certeza entra para a linha da disputa de uma das vagas. Porém, ainda temos nomes como Lucas da Rosa e Bruno Marins que também podem aparecer no páreo. Também temos Anderon Primo que embora não tenha conseguido passar das quartas de final do ano passado, levou o TCB e mostrou que ainda está bem competitivo.

Há também o argentino Agustin Richelme que com certeza é um forte candidato a levar a vaga e estar mais uma vez no Games. Vale ressaltar que ele vem crescendo e evoluindo a passos largos e poderá ser uma pedra no caminho dos brasileiros, muito embora tenha ficado de fora no ano passado. Mas se classificou para o Wodapalooza Latam desse ano.

Nobull CrossFit Games 2024 Feminino

O maior torneio de CrossFit do mundo deve trazer um repeteco da competitividade no feminino que tivemos no ano passado no Rogue Invitational. Afinal de contas esse ano Tia Clair Toomey Or está de volta e com certeza, sentindo o gosto amargo do segundo lugar depois de perder o pódio para Laura Horvath. Aliás, essa é a oportunidade da húngara finalmente mostrar que é de fato a campeã e que consegue superar Tia.

Laura Horvath: Second Fittest Female in History? - bfriendlyfitness.com

Afinal de contas, muitas pessoas dizem que ela só ganhou o Games ano passado por conta da ausência da multicampeã. Assim como, segundo muitos, ela só teria vencido a australiana no Rogue por conta de Tia não estar em seu ápice físico. Com isso, caso Laura consiga vencer, ela poderá calar muitas pessoas. Porém, para isso ela terá pela frente a melhor atleta dos últimos anos, um desafio imenso.

Por outro lado, ainda poderemos ver outros nomes tentando o pódio. As irmãs Wells poderão estar na competição, embora Broke não tenha conseguido entrar no ano passado, sua irmã Sidney conseguiu a vaga. Broke está em uma nova fase da carreira treinando com a HWPO de Mat Fraser e poderá surpreender nessa temporada. Mas também temos Alex Gazan que foi uma gigante dentro do último Games e do Rogue 2023. Danielle Brandon sempre é um nome forte também nas competições, embora não tenha tido um 2023 muito glorioso.

Porém, quem poderá jogar um balde de água fria na disputa Tia X Laura é sem dúvida Mallory O’Brien. Se a pupila de Fraser levar para frente as fases classificatórias e passar para o Games, ela com certeza poderá mudar esse jogo. Afinal de contas, ela era a cotada a levar o Games do ano passado, mas abandonou a competição ainda na fase eliminatória. Além dela, Emma Lawson é outra forte concorrente que vem todos os anos mostrando o rosto nos pódios e poderá também ser um nome de destaque para essa temporada.

Nobull CrossFit Games 2024 Masculino

De fato a categoria masculina é a maior interrogação da competição. Afinal de contas, são diversos nomes possíveis de estar no ponto mais alto do pódio e não temos nenhum atleta que destoa dos demais, o que deixa a categoria ainda mais competitiva. Com isso, embora o canadense Jeff Adler tenha levado o Games no ano passado, ele não conseguiu fazer a dobradinha Games/Rogue que comumente acontece, alinhado a isso, ele também não teve uma vitória de larga escala na pontuação. Aliás, ele quase perdeu o posto para Roman Khrennikov.

The End — 2023 Games

O russo por sua vez poderá ser um nome possível ao pódio, caso tenha conseguido evoluir ainda mais no esporte. Roman fechou 2023 levando o 3º lugar nos dois eventos principais do ano. Embora o Games tenha tido o infortúnio de se lesionar, o que rendeu um dos momentos mais emocionantes da edição, no Rogue ele estava 100% e não conseguiu superar Adler e Patrick Vellner, campeão da edição. Aliás, Vellner também é um nome forte para estar no pódio. Ano passado ele esteve com Adler no pódio de times do Wodapalooza, no 2º lugar do Games e 1º do Rogue. Mostrando que esta com muita disposição ao pódio.

Já o bicampeão Justin Medeiros, embora tenha levado a melhor em 2021 e 2022, o americano foi praticamente invisível no ano passado. Então, fica difícil imaginar que ele esse ano seja uma ameaça real ao pódio. Embora tenhamos que esperar os eventos acontecerem para ver se ele voltará a ser um nome forte ao pódio. Outro que também pode surgir melhor do que a temporada 2023 é Ricky Garard. Ele que ficou de fora do Games por lesão no ombro, não conseguiu uma boa classificação no Rogue. Mas caso esteja 100% recuperado esse ano, poderá ser um candidato ao trono.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Visit Us On InstagramVisit Us On TwitterVisit Us On YoutubeVisit Us On Facebook