Os desafios que a NOBULL terá pela frente
A chegada da NOBULL como patrocinadora do CrossFit Games animou e aqueceu os ânimos de muitas pessoas. Afinal, ter uma marca nascida dentro da modalidade para cuidar da modalidade, é animador. A NOBULL é uma marca de roupas e acessórios que vem desde 2015 ganhando força no cenário mundial do CrossFit. Porém, a chegada da marca anima, mas levanta algumas questões importantes que valem ser abordadas. Afinal, ela chega para entrar no lugar da gigante Reebok.
Com isso, ela precisa estar a altura da marca, fazendo todo o trabalho de entrega e cuidados que a antiga patrocinadora tinha. Vale lembrar que a NOBULL embora grande, não tem a força e os recursos que a Reebok tinha, uma vez que ela já existia bem antes do CrossFit. Para cada edição do CrossFit Games, a Reebok ofertava um kit para os atletas que participavam do evento. O kit vinha com roupas, acessórios e tênis que seriam usados ao longo de todo o evento. Esse sem dúvida será um dos grandes obstáculos enfrentados pela nova patrocinadora, afinal o kit da patrocinadora anterior continha diversos itens que podem chegar até 50 peças e às vezes até seis linhas de sapatos exclusivas para várias situações de competição. Soma-se isso a cerca de 600 a 800 atletas que competem no Games, nas mais variadas categorias. Ou seja, muito trabalho pela frente.
Para se ter uma ideia, a Reebok tinha um fábrica em Indianápolis voltada 100% para a produção dos kits, algo que naturalmente a NOBULL ainda não possui. Fora isso, temos também a questão da Reebok ter outros pontos para correr em caso de algum problema por ser uma mega empresa.
Corrida contra o tempo
Mas talvez o grande problema a ser enfrentado pela nova patrocinadora é sem dúvida o tempo para conseguir entregar os kits, já que temos apenas cinco meses até o NOBULL CrossFit Games 2021. Uma ótima saída tomada pela organização do evento foi continuar com a liberação para que o atleta use o tênis que preferir. Embora isso não isente de uma futura necessidade da marca dar os tênis nos kits. Porém abre possibilidades futuras de não precisar dar todos os calçados nessa corrida contra o tempo, uma possível negociação com os atletas pode ser uma saída para ganhar tempo.
Mas também podemos ressaltar a qualidade da marca, tanto nos produtos, linha de produção, mas também em cima da qualidade do marketing da equipe. Não é atoa que a NOBULL possui entre seu patrocinados a maior atleta e o maior nome do CrossFit atualmente, Tia Claire Toomey. Aliás, não só ela, Katrin Davidsdottir e Brooke Wells também estão nessa lista. Com isso, a empresa consegue uma entrada mais fácil em seu público e a cada vez mais fica presente no dia a dia de quem pratica a modalidade.
Concorrência à toda
Todo praticante de CrossFit tem, já viu ou almejou um tênis de CrossFit. Não é atoa, ter um desses calçados é muito mais do que status, são extremamente essenciais para ajudar no desempenho dos treinos. Exatamente nesse quesito os próximos três anos, tempo assinado entre a marca e a CrossFit Inc., poderão ser decisivos. A Reebok e a Nike conseguem um faturamento significativo com seus Nanos e Metcons. Aliás, as duas marcas estão a todo vapor lançando novos modelos para angariar mais público e ganhar mais dinheiro.
Com isso, dificilmente teremos a Reebok parando sua produção no Nano X1. Afinal, basta ela usar a prerrogativa famosa no Brasil de falar que não é para o CrossFit e sim para o CrossTraining, que ela continuará lançando novos modelos. A Nike por sua vez conseguiu um aumento significativo de vendas em cima do seu último modelo o Metcon 6. Com isso, a NOBULL terá que competir e se possível superar as outras marcas em número e qualidade. Outro processo que será um verdadeiro desafio para a marca.
Copo meio cheio para a NOBULL
Verdade seja dita, embora tenham muito trabalho e teste de fogo pela frente, a NOBULL tem tudo para se transformar na queridinha oficial do mundo do CrossFit. Além do já dito anteriormente, ter seu DNA dentro da modalidade, a empresa ainda tem um mercado imensa pela frente para crescer. Entre eles, o Brasil, uma vez que a marca ainda não tem raízes fincadas aqui e somos o segundo maior país com afiliados no mundo.
Vale ressaltar que se a equipe da NOBULL conseguir fazer a jogada de marketing feita nos Estados Unidos aqui no país, eles poderão ver suas rendas darem um levante ainda maior do que já irá ser feito com a entrada deles no Games. Os próximos meses, sem dúvida alguma, serão decisivos para vermos nascer uma nova gigante ou se teremos uma imensa decepção. O melhor de tudo é torcer para que tudo ocorra bem e tranquilo e que a NOBULL venha para engrandecer ainda mais a nossa modalidade.