Resultados das semifinais: Oceania e América do Norte I
Chegou ao fim o segundo e penúltimo final de semana de Semifinais do CrossFit Games. Dessa forma, tivemos o Torian Pro, na Oceania e o Wet Coast Classic, na América do Norte. Vale ressaltar que esse é o primeiro evento de semifinal nos Estados Unidos que ainda sediará no próximo final de semana a segunda semifinal. Dessa forma tivemos as competições acontecendo de maneira acirrada. Alén da volta de grandes nomes para o topo e grandes nomes surpreendentemente não conseguindo um bom desempenho como esperado. Além da diversas quebras de recordes nas provas. O Torian Pro deu o direito a 4 vagas para homens e mulheres e 3 para os times. Enquanto o West Coast Classic credenciou as 9 vagas para o masculino, 8 para o feminino e 7 vagas para os times.
Torian Pro
Inicialmente, por conta do fuso horário os brasileiros que quiseram acompanhar a volta de Ricky Garard para o CrossFit Games, precisou passar a madrugada acordado. Por outro lado, na manhã de domingo já tínhamos os grandes vencedores do Torian Pro. Aliás, Ricky não só mostrou que está de volta e recuperado de sua lesão que o deixou fora no ano passado. Mas que está pronto para tentar o pódio do Games.
Com uma interessante diferença de 12 pontos para o 2º colocado, Bayley Martin, o Ricky conseguiu ficar no topo da competição do início ao fim, tendo ficado sub 4 apenas na segunda prova do evento. Ele ainda conseguiu levar para casa a primeira e última prova da competição. Porém Bayley “fez a lição de casa direitinho” e se garantiu tendo sua pior colocação um 5º lugar na penúltima prova e levou a melhor no Evento 3. Assim após eles tivemos Jay Crounch e Pedro Eliseu com as vagas masculinas.
No feminio, sem a presença da australiana mais famosa do mundo do CrossFit, Tia Clair Toomey-Orr que agora compete nas semifinais americanas, o caminho ficou aberto para vermos novas australianas comandarem a competição. Aliás, das quatro vagas, apenas uma ficou com uma veterana dos Games. Mas que mesmo assim, sua última vaga na competição foi em 2019. Trata-se de Madeline Sturt, que esteve no Games com seus 22 anos e conseguiu esse ano sua entrada para o Games novamente.
Porém, a grande campeã foi Graça Walton, que agora em sua 3ª participação nas semifinais, conseguiu a vaga. As outras estreantes na maior competição do mundo foram Margarida McDonald e Geórgia Pryer.
Para os times, a equipe de Kara Saunders, a Raw Iron CrossFit Mayhem Thunder levou a melhor. Porém, ficou apenas 4 pontos de diferença da CrossFit Torian Mayhem. A disputa entre as duas equipes foi tão acirrada que a equipe da CrossFit EXF ficou com uma larga desvantagem de 16 pontos para 2ª colocada, mas confortável para garantir a última vaga com uma distância de 36 pontos do 4º lugar.
West Coast Classic
A categoria masculina trouxe de volta Justin Medeiros brigando na parte alta do ranking das semifinais. Mas também tivemos os canadenses Patrick Vellner e Brent Fikowski. Dessa forma, Medeiros se manteve na 2ª colocação durante toda a competição, mas conseguiu se sobressair no final e levar o pódio. Seguido do americano tivemos Brent Fikowski, James Sprague, Patrick Vellner, Samuel Kwant, Chris Ibarra, Brandon Luckett, Cole Sager e Cole Greashaber. Colten Mertens viu sua vaga indo embora ao ficar na 19ª colocação na última prova. Enquanto Magda Tudor ficou na 10ª colocação mesmo conseguindo ganhar a última prova.
Antes do começo da competição no feminino, muitos apostaram suas fichas em Alex Gazan e Dani Speegle como os grandes nomes da competição. Mas a realidade é que logo de início, vimos que não seria bem assim. Alex iniciou com um 11º lugar no evento 1e Dani amargou um 28º lugar. Entretanto, ambas passaram a correr atrás das más pontuações para subir na tabela. Alex fez tão bem isso que conseguiu estipular o novo recorde no evento 3 das semifinais. Dani por outro lado não conseguiu manter tanta eficácia e ficou durante quase todo o evento abaixo da linha de corte.
Enquanto isso, Abigail Domit que esteve no ano passado no Games, mostrou que estava com vontade de voltar a competição e disparou na ponta da competição, garantindo sua ida e levando o West Coast Classic desse ano. Dani conseguiu se recuperar no último dia com duas provas que tinham o elemento força como predominante, o que a americana tem de sobra. Com isso, no feminino temos Abigail Domit, Alex Gazan, Arielle Loewen, Hattie Kanyo, Emily Rolf, Dani Speegle, Bethany Flores e Kyra Milligan.
Se os times da Mayhem reinaram absolutos no Torian Pro, o mesmo aconteceu com a equipe da Invictus no West Coast Classic que conseguiu credenciar duas equipes que subiram ao pódio. Dessa forma, tivemos CrossFit Invictus (1º), CrossFit Invictus Unconquerable (2º), CrossFit Complex Wodex (3º), CrossFit Queretaro The W Pack (4º), Einhorn CrossFit (5º), CrossFit Kemah (6º) e CrossFit Overtake Team Density(7º).