Rogue Invitational 2024: Novas regras e datas
Como normalmente acontece, teremos a edição do Rogue Invitational 2024 acontecendo meses após o CrossFit Games. O mais importante evento fora da temporada acontece sempre com 20 homens e 20 mulheres. Normalmente, 15 nomes de cada categoria são atletas que conseguiram se credenciar para competir nos Games. A produção do Rogue Invitational envia convites especiais para os melhores colocados do ano. Caso esses atletas não aceitem, o convite vai se estendendo para os demais colocados ou simplesmente a produção convida outros atletas. Aliás, isso aconteceu no ano passado com Tia Clair Toomey. Sobrando apenas 5 vagas para o The Q, o qualifier online do evento.
Porém, esse ano a organização mudou as regras. Dessa maneira, apenas os Top10 do Games poderão ter suas vagas garantidas na competição, em cima de uma nova regulamentação e somatória de pontos que visa não só o desempenho no Games desse ano. Mas sim uma somatória de pontos de quatro anos anteriores em relação as pontuações de dentro do CrossFit Games e também no Rogue Invitational. Então dessa forma, o evento “forçará” com que mais atletas precisem fazer o qualifier online para garantir suas vagas dentro da competição. O The Q acontecerá de 6 a 9 de setembro.
Vale ressaltar que as 5 vagas do The Q continuam existindo e o evento reservou as 5 vagas restantes para convidar quem eles quiserem. Embora pareça injusto essas “vagas convites”, essa sempre foi uma marca da competição, que segundo os organizadores, é algo que eles não querem abrir mão. Outra questão colocada para essa nova maneira de pontuação, é referente as somas onde a cada ano, o ganhadores “perdem pontos”. Ou seja, o vencedor desse ano soma 1000 pontos para o ano que vem. Porém o vencedor de 2023 soma um valor um pouco menor para o total de 2025.
Grandes nomes podem ficar de fora Rogue Invitational 2024
Neste novo formato, poderemos ver grandes atletas ficando de fora da competição, nomes como Brent Fikowski, Lazar Dukic, Saxon Panchik, Sam Kwant, Dallin Pepper e Jay Crouch estão fora da linha dos 10. Assim como o brasileiro Gui Malheiros que vem de um déficit de pontos por não ter ido ao Games no ano passado e não ter participado do Rogue Invitational. Mas há também outro ponto que poderá deixar alguns atletas de fora do evento esse ano. A competição Northem California Classic acontecerá nos mesmos dias e já possui alguns nomes fortes que mostraram interesse em participar. Entre eles temos três nomes que não entraram para o Games e fazem parte do Demo Team da competição, são eles Colten Mertens, Tudor Magda e Trista Smith.