Veja o resumo do Nobull CrossFit Games 2023

Chegou ao fim mais uma edição do Nobull CrossFit Games 2023. Aliás, essa foi uma edição como a muito tempo não se via, talvez tenha sido, inclusive, uma das mais disputadas dos últimos anos. Principalmente no feminino sem a presença de Tia Clair Toomey e Mallory O’Brien. Enquanto no masculino não tivemos a presença de Ricky Garard que no ano passado esteve entre os primeiros e era cotado como um possível vencedor dessa edição. Por outro lado, tivemos uma presença apática de Justin Medeiros, bicampeão da competição. No times sem Rich Froning e sua equipe, também tivemos uma enorme interrogação sobre quem seriam os campeões.

Com isso, essa foi uma excelente oportunidade para vermos novos nomes no topo, mas com uma competitividade e uma diferença de pontuação mais interessante. Afinal de contas quando tinhamos Tia, Mat Fraser e o time de Froning na disputa, os primeiros colocados sempre colocavam grandes distâncias nas pontuações, o que tornava muitas vezes matematicamente impossível a chegada do 2º lugar para tentar o ponto mais alto. O que vimos esse ano foi realmente uma disputa “ombro a ombro”, onde a diferença chegou no máximo a 100 pontos ou menos de diferença. Também sem a presença desses nomes, pudemos ver outros atletas ganhando destaque nas diferentes provas. O que falar da atuação de Roman Khrennikov e a reviravolta no pódio masculino. Assim como no feminino que tivemos uma mudança no último dia no topo da competição.

“Alcançamos um evento incrível que celebra a essência do CrossFit. Mas garantimos que nossos atletas precisassem executar perfeitamente para terminar no topo”, disse Dave Castro, GM do CrossFit. “Suas performances foram corajosas e eles fizeram um show e tanto para os fãs de CrossFit em todo o mundo”. Acompanhe o nosso breve resumo:

A Elite Feminina tem uma nova campeã

Com o caminho livre na categoria, todos ficaram ansiosos para saber quem seria a atleta a assumir o espaço que Tia ocupa há seis anos consecutivos. Vale ressaltar que para muitos o pódio já seria garantido para Mallory, entretanto sua saída da competição levantou uma verdadeira interrogação para a categoria. Porém, a resposta parecia estar sendo respondida ainda na primeira prova, quando Emma Lawson começou a disparar na frente e finalizou o segundo dia e o terceiro na primeira colocação.

Com um desempenho muito interessante os olhos acabaram se voltando para a jovem de apenas 18 anos. Porém, Laura Horvath que terminou o dia distante do topo, na 7ª colocação, veio subindo pouco a pouco e no segundo dia de competição, já estava no 3º lugar da tabela geral. Enquanto no terceiro dia já ostentava a 2ª posição.

Porém, a húngara conseguiu levar quatro provas em 1º lugar, superando Emma, que embora tenha ido para a 2ª colocação, conseguiu se segurar e levar o vice campeonato, enquanto Laura subiu no ponto mais alto. Como falamos anteriormente, a diferença entre elas foi de apenas 47 pontos. Essa diferença foi ainda menor entre Emma e Arielle Loewen, que ficou com a 3ª colocação na competição. Com apenas 36 pontos entre as atletas, Loewen subiu pela primeira vez no pódio do Games.

Ao final da competição, Laura fez questão de falar sobre a diferença de seu padrão física para as demais atletas da competição, por ter um corpo que já foi alvo de críticas por ser mais pesado do que o comum para a modalidade. A atleta fez questão de pontuar que não interessa o tamanho ou forma e sim o que o corpo aguenta fazer. Aliás, o que ela disse acabou sendo comprovado nos quatro dias de competição.

O verdadeiro campeão do Games 2023

No masculino, tivemos com toda a certeza a maior lição da competição. Roman Khrennikov viu o caminho livre sem Gerard e com uma atuação muito aquém de Justin em relação aos demais anos. O russo começou muito bem a competição se mantendo em 1º em todos os dias de Nobull CrossFit Games 2023.

Aliás, a vitória já parecia merecida e certa para ele, não fosse um deslize na 10ª prova que acabou fazendo com que ele machucasse o pé esquerdo. Assim sendo, ele poderia ter que abandonar a competição devido a lesão, que possivelmente ele tenha quebrado o pé. Entretanto, o russo fez questão de continuar na competição, assinando um termo de responsabilidade especial dentro da competição para manter-se nela.

O que se viu após isso foi uma multidão apoiando em peso o atleta que por três vezes precisou deixar de vir ao Games por não conseguir o visto americano. Roman arrancou aplausos e choro dos presentes após realizar a prova fazendo o Double Under com apenas um pé encostando no chão. Ao final da prova, ele disse a repórter do evento: “Quero ser um herói para o meu filho e quero que ele me veja lutando até o final” . As redes sociais tiveram uma resposta imediata as falas e vídeos de Roman que mesmo indo mal nas demais provas após sua lesão, ainda conseguiu subir ao pódio na 3ª colocação.

A queda do russo do topo impulsionou o canadense Jeffrey Adler para a vaga mais alta do pódio. Ele que terminou 13 pontos abaixo do russo no terceiro dia. Assim, acabou ficando mais fácil para Adler conseguir o topo. Aliás esse foi um pódio 100% estrangeiro e sem nenhum americano, já que o 2º lugar ficou para Patrick Vellner que veio galgando os degraus durante os dias de competição.

Os Invictus no Games 2023

O time da CrossFit Invictus sempre esteve presente nas competições, mas sempre atrás da Mayhem de Froning. Sem o maior atleta de todos os tempos dos times, o caminho pareceu muito mais fácil para que a Invictus conseguisse emplacar bons resultados até o topo. Esse ano o time veio com os atletas Joshua Al-Chamaa, Jorge Fernandez, Devyn Kim e Brittany Weiss. Diferente das outras categorias, o time conseguiu liderar todos os dias da competição e com uma vantagem interessante. Porém, o time mostrou um ótimo entrosamento durante toda a competição, além é claro de um bom humor ímpar.

Aliás, tanto a Invictus como a CrossFit Oslo e CrossFit Esat Nashville PRVN se mantiveram nas mesmas colocações o Games inteiro. Porém, sem um número alto de diferença na pontuação, mas com a mesma colocação. Dessa forma, a Invictus finalizou o Nobull CrossFit Games 2023 na 1ª colocação. Já o time da PRVN conseguiu no final da competição passar a Oslo e pegar para si o título de vice-campeão. Embora tenha perdido a posição, a equipe da Oslo conseguiu segurar-se no pódio com a última posição, ficando em 3º lugar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Visit Us On InstagramVisit Us On TwitterVisit Us On YoutubeVisit Us On Facebook