World Fitness Project a nova liga para 2025
As redes sociais ficaram inquietas após o surgimento da World Fitness Project (WFP) fechando contratos misteriosos com as grandes estrelas do CrossFit. Mas o que é a WFP? Trata-se de uma nova liga anunciada esse ano, tem como um dos cabeças, o atleta Will Moorad. A WFP surgiu um pouco depois da atual crise que o CrossFit Games enfrenta após a morte de Lazar Dukic. Porém, não havia ainda informações sólidas sobre como seria e se de fato a World Fitness Project aconteceria. Mas pelo jeito não só vai acontecer como promete chamar bastante atenção.
Aliás, o evento já começa com um diferencial enorme onde ao invés dos atletas pagarem a inscrição, eles são convidados a fechar um contrato remunerado com a liga. Mas isso é válido apenas para as 20 melhores mulheres e os 20 melhores homens do mundo. Também será aberto um qualifier online para que mais 10 atletas possam fazer parte do evento presencial, onde poderão somar pontos para a grande final. Aliás, serão duas competições presenciais ao longo do ano, com etapas de qualifier online. Desse total, teremos os atletas que estarão na grande final do WFP. Porém, não será uma evento exclusivo da elite, terão mais duas categorias. Dessa maneira, Moorad e sua equipe acreditaram que terão um universo de 500 atletas envolvidos com a WFP.
Ponto importante para o World Fitness Project conquistar os competidores da elite, é que além do valor pago que pode girar em torno dos US$ 100.000, a competição não exige exclusividade. Com isso, os atletas estão livres para a temporada do CrossFit Games. Aliás, o evento deverá montar seu calendário de maneira que as datas não conflitem. Assim sendo, poderá ser mais uma opção de competição para os atletas como hoje já existe o Wodapalooza e o Rogue Invitational.
Atletas confirmados no World Fitness Project
Confirmados até o momento, temos nomes como Chandler Smith, Alex Gazan, Brooke Wells, Patrick Vellner, Jelle Hoste e Alexis Raptis. Porém, a ideia é que os 20 atletas mais bem condicionados do mundo, sejam chamados para fechar um contrato. Entretanto, vale uma ressalva, desde o fim das quartas de final do Games, o ranking dos atletas não foi atualizado. Então seria defasado analisar os melhores colocados por ali. Com as diversas desistências no Games desse ano, muito acabariam caindo na tabela e possivelmente grandes nomes saíram da disputa.
Uma outra possibilidade para entender os nomes que poderiam estar nessa tabela, seria através do Rogue Invitational ou criando uma base de pontuação própria, analisando os resultados dos maiores eventos da Terra. Esse fator ainda é uma incógnita, porém, o fato do evento já estar selecionado competidores, mostra que os critérios já foram tomados e ao longo dos próximos dias conheceremos ainda mais atletas que farão parte desse novo modelo competitivo. Por ter as primeiras etapas online, poderemos ter muitos brasileiros se inscrevendo para testar e quem sabe conseguindo vaga. Além de termos a possibilidade de Gui Malheiros estar entre os 20 selecionados, afinal de contas, embora tenha abandonado o Games desse ano, ele teve mais uma vez uma presença memorável no Rogue Invitational 2024.
Conheça a Temporada do WFP
1. Challenger Qualifier
- Um qualificatório online de uma semana e três treinos.
- Os 10 melhores atletas (masculino e feminino) se juntam aos profissionais contratados nos eventos presenciais do World Fitness Tour.
2. World Fitness Tour
- Dois eventos presenciais de três dias, com seis treinos cada.
- Os atletas acumulam pontos durante os eventos para garantir sua vaga nas finais.
- Contará com 20 homens e 20 mulheres contratados pela Divisão Pro e 10 atletas classificados pelo Challenger Qualifier.
3. World Fitness Finals
- Antes das finais presenciais, acontece o World Fitness Trials, um qualificatório online de um mês, dividido em três etapas.
- Os melhores atletas dos Trials avançam para a World Fitness Finals, uma competição presencial de 3 a 4 dias, com nove treinos.
As divisões
1. Divisão Pro
- Formada por 20 homens e 20 mulheres contratados pelo WFP.
- Esses atletas têm vaga garantida nos eventos do World Fitness Tour.
- Eles competem para acumular pontos e garantir um lugar entre os 20 melhores, conquistando o Pro Card de 2026.
2. Divisão Challenger
- Destinada a atletas que buscam entrar no circuito profissional.
- Participam dos eventos do Tour para acumular pontos e tentar uma vaga nas finais.
- Também disputam um lugar no Top 20 para ganhar o Pro Card do ano seguinte.
3. Competidores Amadores
- Inclui categorias por faixa etária, níveis de habilidade e equipes.
- Mais de 500 atletas participam de cada evento, promovendo inclusão e competitividade.