Hyrox: quais equipamentos preciso?

A febre do Hyrox mostrou que veio para ficar de fato, na semana passada, as diferentes notícias dadas por nós sobre a corrida fitness repercutiu de diversas maneiras. Mas isso trouxe um dúvida: afinal, quanto material é necessário para que se consiga fazer um evento Hyrox? Vale ressaltar que estamos falando de um evento, que embora utilize matérias encontrados no CrossFit, ele é de fato um outro esporte. Com isso, conversamos com Thiago Freitas, CEO da marca de equipamentos Brave Fitness e responsável pelo material utilizado no Hyrox 03 que aconteceu em São Paulo, no Deck 03.

Thiago abriu a planilha de seus equipamentos para nossa equipe e nos mostrou os números e quais equipamentos usados. Por ser a marca que providenciou todos os equipamentos, desde pisos, até os pesos e ergômetros, podemos tirar uma base do que é necessário para montar o evento. Para começar, vale ressaltar que para o Hyrox, além da necessidade de ser feito em um local com espaço para corrida que consiga somar 1km, é necessário também que se crie oito espaços para cada workout. No caso dos ergômetros e do wall ball, a arena não tem a necessidade de ser extensa, afinal de contas os participantes não terão deslocamento com o equipamento.

Porém, para as demais provas, se fazem necessário um maior espaço sendo o mínimo de 50 metros de arena. Para que assim os participantes possam cumprir as metas. O mais extenso é a prova de Farmer Carry, com 200 metros. Com isso, podemos contabilizar nessa parte um total de quatro arenas de aproximadamente 50 metros, no caso da Brave o piso é de 1mx1m. Lembrando que nesse caso, é necessário ter pelo menos duas raias, uma para ida dos atletas e outra para volta. Contabilizando então 400 metros de piso no total.

Os equipamentos Brave do Hyrox

Para a parte dos ergômetros, Thiago trouxe sete de cada ergômetro para serem utilizados durante a competição. Com isso, tivemos sete remos e air ski para serem utilizados. Entretanto, para evitar dores de cabeça, é sempre bom ter equipamentos sobressalentes. Com isso, podemos contabilizar pelo menos mais dois de cada um, totalizando assim, 18 ergômetros. Seguindo a mesma lógica de número de ergômetros podemos contabilizar um total de sete raias para o Wall Ball, que pode ser feito com um rack ou em uma parede que tenha as marcações devidas. Nesse caso, é necessário contabilizar o número de bolas de acordo com as categorias e os pesos pedidos. Se trouxermos para uma realidade de 2 categorias de um só sexo, estamos falando de uma média de 24 medballs.

Seguindo a lógica da prevenção, esse número poderia subir tranquilamente para 30 bolas, contabilizando dois sexos, seria algo por volta de 60 bolas nesse caso. A mesma lógica aparece no caso da Bulgarian Bag, para a etapa dos lunges. Porém esse número fica em dobro quando falamos dos kettlebells para o Farm Walk. Afinal de contas, é necessário um em cada mão para esse momento. Para as questões de Sled Push e Pull, contabiliza-se sete Sleds e sete Cordas Naval. Para a questão do peso, passam a varear de acordo com os pesos a serem definidos pelas categorias. Com isso, esses seriam de fato os equipamentos a serem usados.

Porém, há a opção de criar vertentes mais simples como estipular apenas dois ou três tipos de pesos para serem feitos durante as provas. O que diminuiria bastante o número de kettlebells, medballs, pesos e etc. Mas por aqui, podemos ter uma base do que é preciso para conseguir criar um evento Hyrox dentro dos padrões oficiais e trazendo a qualidade que vimos acontecer dentro do Hyrox_03.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Visit Us On InstagramVisit Us On TwitterVisit Us On YoutubeVisit Us On Facebook