Riocarioca Games 2023 traz novo cenário competitivo

Em mais um ano o Riocarioca Games marcou o calendário do estado do Rio de Janeiro e mostrou os motivos de ser um dos eventos mais esperados do ano. Aliás, a cada edição ele vem sendo procurado não só por praticantes, mas também pela elite do esporte. Esse ano como falamos anteriormente, o Riocarioca Games 2023 inovou em diversas vertentes. Assim, após a experiência de trazer um evento com duas arenas no ano passado, a competição evoluiu nesse quesito. Afinal de contas, no ano passado a segunda arena ficou a céu aberto, enquanto nesse ano ela ocupou outra arena.

Vale ressaltar que essa foi uma jogada estratégica interessante e que fez toda a diferença para o bem estar dos participantes. Uma vez que tivemos um sábado de muito calor e um domingo chuvoso. Assim, mesmo com os problemas de geradores que aconteceram na estrutura do Parque Olímpico. Ter os workouts acontecendo em um local coberto foi importante para a saúde de quem estava competindo. Dessa forma tivemos na Arena Carioca, onde tradicionalmente acontecem as edições, a estrutura maior do evento com as barras, cordas e argolas para os workouts ginásticos. Enquanto na segunda arena foram realizadas as provas com ergômetros e levantamentos de peso. Com essa divisão, o público acabou tendo mais espaço para assistir as provas, dando um ganho uma versatilidade para quem foi torcer para os seus alunos e companheiros de treino.

Outro diferencial foram os workouts montados dupla de head coaches João Neto e Beto Cardoso. Eles que já assinam as provas desde 2021 do Riocarioca Games, uniram movimentos clássicos do CrossFit com as inovações. Assim tivemos provas com o Shuttle Run, apresentado no Open desse ano. Outro elemento interessante que foi colocado e que ainda é pouco encontrado nos box atualmente, foi o Sky Erg.

Workouts diferenciados marcam o Riocarioca Games 2023

O Riocarioca Games 2023 também se destacou por outro ponto dentro das arenas, as provas diferenciadas. “A gente trabalhou duas arenas no ano passado, mas uma arena externa onde a gente ficou dependente dos fatores climáticos. Aqui trabalhamos as Arenas 1 e 2, foi ‘legal’ porque deu uma dinâmica para trabalharmos com uma timeline maior. Assim as entradas dos atletas com workouts com no mínimo 10 à 15 minutos, coisa que os eventos não costumam fazer por conta de terem uma timeline muito curta. Então duas arenas deu essa oportunidade de criarmos um pouco mais”, explica Beto Cardoso.

Nesse cenário de possibilidade de criações novas, Beto explica como nasceram os workouts da edição 2023 do Riocarioca Games. “Prescrição e treinamento é um pouco de ciência e arte, a gente usa muitos critérios que pensamos para avaliar os atletas física e mentalmente. Alinhado a isso, a gente precisa unificar com uma parte ‘artística’ que é deixar os workouts atrativos para quem está vendo e para quem está fazendo a prova. Então é um pouquinho de estudo e um pouquinho de inspiração que a gente precisa”. Para finalizar, Beto explica as tensões e dificuldades de estar junto com Neto à frente do Riocarioca Games. “Ser headcoach do Riocarioca Games é sempre uma missão tensa, um evento desse tamanho a gente precisa pensar em diversas situações possíveis. Mas no final vale muito a pena pelo feedback positivo da galera dizendo que se divertiu, que adorou competir e tudo mais”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Visit Us On InstagramVisit Us On TwitterVisit Us On YoutubeVisit Us On Facebook