Seletiva São José finaliza etapa classificatório do TCB
Chegaram ao fim as Seletivas TCB 2024. Com isso, no último final de semana tivemos a Seletiva São José acontecendo no sul do país. Porém, como previsto, tivemos algumas quebras de recordes. Mas, alguns números obtidos nas seletivas Rio e Sorocaba se mantiveram como as grandes campeãs de algumas provas. Entretanto, talvez o maior destaque dessa seletiva tenha sido de fato a primeira prova do TCB, a tão falada “Batatinha 1,2,3”. Aliás, na Seletiva São José tivemos Ana Carolina Canhete conseguindo superar Gabriela Favaro da Seletiva Sorocaba e finalizar os 10 minutos de workout. Com isso, atingindo as 200 reps e se consagrando como a grande campeã da prova.
Por outro lado no masculino, o feito de Bernardo Torquato na Seletiva Rio, foi igualado inicialmente em Sorocaba por João André Campos. Mas também por Matheus Canever e Thales Viera na Seletiva São José. Dessa maneira, os quatro conseguiram chegar as 200 reps do workout. Outro destaque interessante da última seletiva TCB foi também as categorias Teens que entre as demais seletivas, trouxe uma competitividade muito maior, com pontuações bem parelhas onde nenhum atleta se manteve isolado nas colocações classificatórias. Porém, os master também trouxeram grandes nomes para dentro da arena. Vamos aos resumo:
As mulheres na Seletiva São José
As mulheres entraram com tudo na última seletiva TCB. Aliás, desde a primeira seletiva, vimos um crivo bem alto na qualidade feminina da competição, com nomes já conhecidos do público e com novos nomes no cenário competitivo da elite. Dessa maneira, ganhar uma das seletivas TCB já pode contar com força no histórico dessas atletas. Aliás, falando em estreia de novas atletas, Lívia Santana está entre uma dessas estreias. Com isso, a atleta bicampeã teen TCB estreou esse ano na elite do TCB e começou muito bem fechando o primeiro dia no topo da classificação empatada na pontuação com Bia Gonzalez, mas em primeiro no confronto direto.
Porém, no segundo dia Lívia conseguiu disparar na frente do placar levando duas das três provas e conseguindo uma diferença confortável de 16 pontos para Bia. Aliás, na sequência temos Juliana Calavech que embora tenha ficado 10 pontos atrás de Bia, a atleta conseguiu manter um bom desempenho durante os workouts e conseguiu pegar a última vaga do pódio com uma diferença também de 10 pontos para a quarta colocada, Larissa Tramontin.
Os homens na Seletiva São José
Para o masculino a disputa foi ainda mais acirrada com poucas diferenças de pontos e dos três primeiros, apenas Adriano Ponte conseguiu vencer uma das seis provas da competição. Com isso, todos contaram com uma boa consistência de resultados. Aliás, embora tenha começado muito mal a seletiva, ficando com 47ª colocação na primeira prova, Adriano se recuperou bem nas demais. Com isso, ele só ficou acima dos top 10 na última prova onde ficou na 12ª colocação, nas demais ficou sub 7. Além disso, ele ainda estipulou o novo recorde para a quarta prova do TCB, garantindo o prêmio de R$ 500,00 para somar a seu cheque de campeão da seletiva.
Na sequência, Vitor Loffi não teve um bom começo no primeiro dia de seletiva e finalizou o sábado em baixo na classificação. Porém no segundo dia conseguiu uma importante recuperação que o jogou para a segunda colocação com uma diferença de apenas 4 pontos de Adriano. Dessa forma, fechando o pódio da elite masculina, tivemos Mateus Romão que começou a seletiva muito bem, ao contrário dos dois primeiros, conseguindo a 3ª colocação. Porém, o 43º lugar na terceira prova da seletiva acabou sendo uma verdadeira âncora em sua pontuação, que só foi salva por conta do desempenho nas demais baterias. Romão ficou apenas 3 pontos de diferença de Vitor ao final do evento.
Times na Seletiva São José
A Seletiva São José foi disputada de fato em todas as categorias e nos times não foi diferente. Dessa forma a Pedra Branca CrossFit começou dominante e parecia que iria conseguir levar a seletiva sem grandes problemas, finalizando o primeiro dia no topo do ranking. Porém, a reação em peso da Apollyon CrossFit acabou fazendo efeito e a equipe ultrapassou a Pedra Branca e com apenas dois pontos de diferença ganhou a seletiva. Para a última posição e com apenas 3 pontos entre elas, a Dorf CrossFit finalizou o pódio dos times conseguindo a 3ª colocação geral.
Teens
Para o feminino teen tivemos apenas uma divisão e Melissa Zimmer levou quatro das seis provas da seletiva, se tornando de fato a campeã absoluta com seis pontos de diferença de Giovana Pitz. Aliás, a segunda colocada ficou atrás de Melissa em todas as provas onde ela finalizou na primeira colocação, Giovana ficou na segunda. Mas por pouco ela não perde a 2ª colocação. Aliás, bem pouco, apenas um ponto separaram ela de Antonia Neves que ficou com a terceira colocação geral da seletiva.
No masculino tivemos as duas divisões previstas para acontecer. Com isso, no teen sub 15 tivemos um empate entre Igor Filippe João Vitor Pacheco, aliás empate até mesmo no confronto direto. Em 3º lugar, Gustavo Dimer ficou apenas 5 pontos de diferença dos campeões. Aliás, empate também tivemos no teen 16-17 onde aconteceu exatamente a mesma coisa, Eduardo dos Santos e João Guilherme Branco empataram na pontuação e no confronto direto, assim, ambos foram campeões. Para a última vaga no pódio e na final TCB, Gustavo Minatto garantiu a vaga.
Master
Para o Master 35-39 temos no feminino Camila Murakami, Ana Paula Fritzen e Katia Reis, já no masculino temos Breno Pinheiro, Flávio Andrade e Vinicius Cavalcanti. No Master 40-44 temos entre as mulheres temos a Games Susana Etto, Paula Hirt e Josianne Fukusawa. Para os homens os nomes de Gilberto Silvano, Luiz Mello e Jonny Andreus.
Seguindo, no Master 45-49 tivemos no feminino tivemos Carolina Gutierrez, Vanessa Tafas e Andréia Naves. Para o masculino os nomes foram: Elanderson Izumi, Ricardo Costa e Danilo Ramos. Para a nova categoria 50-54 tivemos apenas masculino, Manoel Gomes, Philippe Fremau e Adriano Yang. Encerrando a categoria master feminino da Seletiva Rio com 50+ tivemos Naira Flores, Marcia Pinho e Ana Pedrosa. Enquanto para o masculino tivemos o Master 55+ com Marcos Yamada, Edson Nagano e Paulo Donizetti.
Recordes da Elite
1ª prova
Sorocaba feminino – Gabriela Favaro – 190
Rio Feminino – Luana Soares – 168
Recife feminino – Larissa Santiago – 147
São José Feminino – Ana Carolina Canhete – 200
Sorocaba masculino – João André Campos – 200
Rio Masculino – Bernardo Torquato – 200
Recife masculino – Milton Silva – 165
São José Masculino – Matheus Canever / Thales Vieira – 200
2ª prova
Sorocaba feminino – Simone Venturini – 04:37
Rio Feminino – Jéssica Geovanna – 05:14
Recife feminino – Isabelle Gois – 05:14
São José Feminino – Livia Santana – 04:36
Sorocaba masculino – Alexandre Esteves – 4:40
Rio Masculino – Bernardo Jardim – 4:19
Recife masculino – Christian Khaled– 04:38
São José Masculino – Daniel Vasconcelos – 4: 25
3ª prova
Sorocaba feminino – Isadora Viana 13:03
Rio Feminino – Graziela Miranda– 13:08
Recife feminino – Magda Cecilia – 13:31
São José Feminino – Mariana Nakamura – 12:27
Sorocaba masculino – João Kami Mura – 13:10
Rio Masculino – Bernardo Torquato – 13:07
Recife masculino – José Maria Junior – 13:39
São José Masculino – Caue Raminelli – 12:37
4ª prova
Sorocaba feminino – Maria Lívia Nascimento – 05:51
Rio Feminino – Ynara Carvalho e Luana Soares – 06:19
Recife feminino – Tamiles Duarte – 06:11
São José Feminino – Livia Santana 05:57
Sorocaba masculino – João Kami Mura – 5: 35
Rio Masculino – Thalison Martins – 05:33
Recife masculino – Christian Khaled– 05:45
São José Masculino – Adriano Ponte – 5:16
5ª prova
Sorocaba feminino – Aline Cabral – 235
Rio Feminino – Luana Soares – 249
Recife feminino – Thays França – 230
São José Feminino – Mariane Rocha – 229
Sorocaba masculino – Tiago Oliveira – 314
Rio Masculino – Gabriel Camargo – 314
Recife masculino – Luciano Rocha – 304
São José Masculino – Felipe Schardong – 324
6ª prova
Sorocaba feminino – Aline Sanefuji – 02:36
Rio Feminino – Ynara Carvalho – 02:32
Recife feminino – Tamiles Duarte – 02:33
São José Feminino – Livia Santana – 02:20
Sorocaba masculino – João Pedro Souza – 2:16
Rio Masculino – Matheus Santiago – 02:20
Recife masculino – Christian Khaled– 02:24
São José Masculino – João Kupper – 2:19