Veja como foi a final do TCB 2024

Chegou ao fim a temporada TCB 2024. Com isso, no último final de semana tivemos a final da competição acontecendo de volta ao Ginásio do Ibirapuera. Vale ressaltar que o TCB é um dos eventos mais importantes do cenário nacional para todas as categorias. Porém, para a elite da competição teve, em mais um ano, um motivo à mais para competir. Afinal de contas, os dois primeiros vencedores ganham duas vagas para participar do TYR Latam Cup do Wodapalooza no ano que vem.

Para esse ano tivemos uma competição interessante e sem grandes problemas. O evento teve três arenas acontecendo de maneira simultânea nos primeiros dias e os atletas precisaram se dividir e mostrarem ser completos nos mais diversos elementos. O que mostrou que estar na final do TCB não é para qualquer um de fato. Para esse ano a final teve 364 atletas competindo nos quatro dias de evento. Uma baixa considerável para esse ano foi Pedro Martins que vinha se destacando e levanto a frente na classificação. Porém sentiu uma lesão durante uma das provas e preferiu abandonar a competição. Mesmo assim o brasileiro ainda recebeu o prêmio de “Espírito do CrossFit TCB 2024” escolhido pelos três atletas femininos e masculinos que conquistaram o pódio da elite.

Pedro usou suas redes sociais para explicar o que aconteceu. Além disso, ele pontuou que a decisão de deixar a competição foi feita pensando no cenário competitivo de 2025. Uma vez que ele continuar a competir poderia agravar a lesão e ele não conseguiria manter o resultado e acabaria precisando ficar muito tempo parado para se recuperar. Em um cenário competitivo, cada dia parado conta muito, por isso, o atleta preferiu se poupar pensando no futuro. Pedro ano que vem já poderá disputar o Open e as demais competições pelo mundo.

Elite Masculino TCB

A disputa masculina foi acirrada do início ao fim da competição. Inicialmente como dito antes, Pedro Martins se manteve em alta na competição e estava encabeçando as provas até o momento de sua lesão. Sua saída deixou o caminho livre para que Henrique Moreira conseguisse ultrapassar sua pontuação e despontar na frente de maneira absoluta e sem chance de ser ultrapassado por Matheus Gomes. Aliás, o atleta da Vittoria CrossFit fez bonito e conquistou o 2º lugar geral atrás de Henrique que se tornou o grande campeão TCB 2024. Ambos atletas são novos e já estão marcando seus nomes na história e estão com as vagas para Latam Cup do ano que vem.

Um adendo dos dois atletas, Henrique é atleta Games e foi para a competição com o time da Blacksheep, enquanto Matheus foi o atleta reserva da equipe da Centrum força esse ano, sendo o responsável por ajudar a equipe a se credenciar para a Copa Sur. Ou seja, ambos atletas já possuem históricos invejáveis e poderão ter destaque ano que vem na competição americana. Fechando o pódio masculino, Vitor Caetano está de volta ao cenário competitivo e subindo ao pódio. O atleta que andava mais apagado nas competições conseguiu garantir a 3ª colocação com certa tranquilidade no placar.

Elite Feminina TCB
Alê Vieira

A mineira Emily Andrade realmente está vivendo o seu auge nas competições. Começou o ano vencendo o Monstar Games, quase se classificou para o CrossFit Games após ficar em 4º lugar na Copa Sur e agora acaba de ser a grande campeã TCB 2024.

Imbatível nas provas, Emily conseguiu um equilíbrio interessante com uma boa consistência de resultados o que a deixou tranquila no placar para poder levar o ponto mais alto do pódio a vaga para o Latam Cup. Estreante no pódio da final, Thays França também se dedicou durante os quatro dias de competição e conseguiu chegar na última prova com quase 100 pontos de diferença da terceira colocada.

Dessa maneira, tirar a vaga dela ficou bem difícil e Thays garantiu seu vice-campeonato e vaga para o Latam Cup ano que vem. Fechando o pódio feminino, tivemos Lívia Santana que estava com a Aliadhy Bass na cola, mas conseguiu segurar sua classificação até o final e levar para casa a última taça feminina da elite do TCB 2024.

Times

Os times chegaram com força esse ano, todos com qualidades incríveis. Porém, a mistura feita na formação dos times Centrum Força e Centrum Movimento criou a MoreReps Centrum que mostrou ser imbatível. Com isso, a equipe repleta de grandes nomes, entre eles os Games Pablo Chalfun e Nathalia Mencari, conquistou o ponto mais alto do pódio. Seguido dos campeões de 2022, Mamutes K9 que estiveram na Copa Sur esse ano e não deixaram a vida do time da Centrum ser fácil durante a competição. Fechando o pódio, o time da Soren CrossFit, também conhecida por suas passagens na Copa Sur, veio logo atrás.

Teens

No teens feminino tivemos um pódio 100% Games. Porém, Ana Laura Cattai mostrou que está em alta e que o pódio de 2º lugar do CrossFit Games foi só o começo. A atleta teve uma apresentação impecável e ainda no começo do último dia da competição já era matematicamente impossível não estar no ponto mais alto do pódio. Na sequência tivemos Letícia Cerqueira que conseguiu se manter na 2ª colocação geral seguida de Ludy Reis que venceu a última prova e garantiu sua subida ao pódio.

Para o msculino tivemos duas categorias, Sub 15 e 16-17. Na primeira categoria Leonardo Cruz, duas vezes atleta Games, mostrou os motivos de ser um dos destaques da categoria conquistando o ponto mais alto do pódio, seguido de Vinicius Hendrick e Mateus Ferrari. Para a categoria 16-17, ultima etapa para a elite também tivemos atletas Games no pódio. João Guilherme Branco teve uma ótima consistência de resultados e garantiu o pódio, seguido de Jorge Santana e fechando com Guilherme Augusto.

Master

Para o Master 35-39 temos no feminino Camila Murakami, Katia Felten e Percília Lucena, já no masculino tivemos Fabio Dechichi, Breno Pinheiro e Mohamad El Kadi. No Master 40-44 temos entre as mulheres temos a atleta Games, Susana Etto, Polyanna Bezerra e Luciana Canella. Para os homens os nomes de Gilberto Silvano, Rafael Picolo e Emerson Medeiros.

Seguindo, no Master 45-49 tivemos no feminino tivemos Carolina Gutierrez, Letícia Leite dos Santos e Simone Murai. Para o masculino os nomes foram: Cristiano Damasceno, Felipe Manolo e Elanderson Izumi. Para a nova categoria 50-54 tivemos apenas masculino, André Braga, Manoel Gomes e Renato Alexandre. Encerrando a categoria master feminino da Seletiva Rio com 50+ tivemos Ro Morais, Naira Flores, e Elvira Barbalho. Enquanto para o masculino tivemos o Master 55+ com Luiz Sérgio Lenda, Marcos Yamada e Rubens Luiz Mattos.

Adaptados

Para os adaptados que estiveram pela primeira vez no TCB tivemos na categoria amputação abaixo do joelho Paulo Henrique seguido dos atletas Games Hildon Carvalho e Vinícius Alves. Para os sentados sem função de quadril, Alex Junior, Lucas de Luz e Josiano Amaro. Enquanto para os de extremidade superior tivemos Marlon Jesus, Rian Soares e Eric Jackson. Em amputação acima do joelho apenas José Aparecido. Assim como no neuromuscular também apenas Renato de Macedo e a última categoria e única feminina tivemos apenas Débora de Fátima.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Visit Us On InstagramVisit Us On TwitterVisit Us On YoutubeVisit Us On Facebook