CrossFit Games 2025: veja o resumo
No final de semana tivemos um CrossFit Games diferente. Aliás, um evento que trouxe a máxima do monoestrutural, ginástico e levantamento de peso. Para aqueles que não se familiarizam com essa máxima, esses são os três pilares que norteiam o tripé do CrossFit. Dessa forma, workouts que primam pela inclusão e a mistura desses três elementos, trazem um CrossFit raiz. Na realidade, foi exatamente isso que vimos durante os três dias de competição no CrossFit Games 2025.
Com workouts bem elaborados, mas sem inventar grandes mudanças e formas de se fazer, esse ano a organização primou por fazer um evento que tirasse possibilidades de erros. Um fato esperado, uma vez a temporada vem sofrendo uma verdadeira baixa após os acontecimentos do ano passado que vitimaram Lazar Dukic. Mas o que conseguimos ver esse ano, foi de fato um CrossFit Games mais cauteloso e com muitos quesitos de segurança colocados em prática. Com apenas um evento a céu aberto, o controle para acontecimentos dentro da arena ficou mais tranquilo e seguro de acontecer. Dessa forma, durante todo o evento, o único problema de saúde ocorrido durante a competição, foi de fato uma câimbra da canadense Anikha Greer. Facilmente resolvida por sinal.
Com isso, a atenção maior do evento ficou a cargo de fato na competição, onde deve ser, com a verdadeira dança das cadeiras durante todo o evento nas categorias. Sobrando até mesmo para Tia Clair Toomey que entrou para prova de PR sem a camisa de líder. Mas também um performance aquém de muitas atletas que eram esperadas na luta pelo topo da tabela. No masculino, tivemos um Jeff Adler extremamente apagado na competição e um Justin Medeiros voltando a estar competitivo com os maiores atletas da Terra.

Pódio Feminino
Respondendo aqueles, se é que existiam, que estavam na dúvida de que Tia Clair Toomey conseguiria manter sua hegemonia em um ano dedicado ao HYROX, a resposta foi sim. Tia conseguiu levar o 8º título para casa esse ano e mesmo tendo um páreo duro da nova geração dentro do Games, Tia mostrou que as “novinhas” precisarão respeitar ainda por muito tempo a “tia”. A australiana começou o Games vencendo com um boa diferença a primeira prova do Games e já na segunda prova do dia estava com a roupa de líder.
Entretanto por um erro de estratégia, Tia viu a marca da liderança sair dela na primeira prova do segundo dia e indo para a estreante Lucy Campbell. Entretanto, bastou a prova de RM de Backsquat para a roupa voltar para ela e não sair mais de lá. Com isso, ao final do Games, tivemos Tia no topo seguida de Lucy Campbell e Olivia Kerstetter. O evento ainda contou com nomes como Dani Brandon, Fee Saghafi, Alex Raptis, Haley Adams, entre outras, mas que realmente, não tiveram um grande desempenho.

Aposentadoria de Brooke Wells

O CrossFit Games 2025 foi também o último evento que tivemos a americana Brooke Wells na competição. Como anunciamos anteriormente, Wells avisou que estaria em sua última participação no CrossFit Games esse ano, encerrando um longo ciclo de 10 anos dedicados ao alto rendimento do esporte competindo no Games. Brooke é de fato uma das atletas que marcaram o evento, seja pelo seu começo ainda nova na competição, um dos momentos mais trágicos com sua lesão durante um levantamento de peso e sua recuperação de volta as competições.
Porém, mesmo com a decisão de parar, sua irmã gêmea Sydney contou em entrevista ao repórter da competição, que mesmo apoiando a decisão da irmã. Ela não pretende parar de competir e tentar a vaga para o Games do ano que vem. Brooke fez um CrossFit Games de despedida, mas sem lutar bravamente pelo pódio como sempre fez ao longo de sua carreira. Ela preferiu talvez curtir mais a competição do que estar realmente competitiva, ficando com um 16º lugar, mas recebendo uma linda homenagem do evento, dos seus pais, sua irmã e do público presente ao final da última prova da competição.

Pódio masculino
A primeira prova do CrossFit Games 2025 parecia já estar desenhando o que veríamos ao longo da competição. Porém, os outros dias mostraram que esse foi um engano. Jeff Adler, campeão de 2023, venceu a prova de corrida e remo mostrando uma ótima recuperação em cima do russo Roman Khrennikov. Mas nem Adler e nem Roman conseguiram ir muito além disso, com o passar das provas, ambos foram ficando atrás nas pontuações e entrando em posições que dificilmente víamos ambos ficar. Se esperávamos ver a briga de 2022 entre Adler, Roman e Ricky Garard se repetindo, a realidade foi muito diferente.
Aliás, Garard de fato brigou pelas colocações no pódio, mas com outros nomes. Entre eles o campeão do ano passado James Sprague. Porém um nome que sempre brigou pelas primeiras colocações, mas sempre acabava ficando de fora do ponto mais alto do pódio consegui a vitória. Jason Hopper é o mais novo campeão do CrossFit Games. Porém, foi longe de ser fácil essa conquista. Afinal de contas, foram muitos os atletas que estavam de olho na roupa de líder. Com isso tivemos o pódio com Jason Hopper, Ricky Garard e James Sprague.