WPF planeja ter Programa de Afiliados
O World Fitness Project (WFP) esta chegando para ser um concorrente além das competições para o CrossFit. A marca acaba de lançar a Fitness Project Initiative, uma ação voltada para o fortalecimento da comunidade fitness. Com foco em colaboração, crescimento e suporte a donos de academias e atletas, a iniciativa tem como principal objetivo expandir as oportunidades no setor, promovendo mais inclusão e reconhecimento. Ou seja, ela está trazendo o seu próprio Programa de Afiliados.
Contudo, ainda não ficou claro se assim como a CrossFit, a WFP irá criar cursos com certificação para que os boxes possam se afiliar. Atualmente para que um box possa usar a marca CrossFit, além de pagar a taxa de afiliação, é necessário ter pelo menos um coach L1 da marca. Porém eles terão o Founding Fifty, um grupo composto por 50 donos de academias experientes que atuarão como pilares da iniciativa. Este grupo ajudará a definir estratégias para otimizar os benefícios aos negócios fitness, com foco no:
Engajamento Comunitário – Criando conexões e incentivando a participação ativa dos membros.
Compartilhamento de Lucros – Retornando parte dos ganhos para os parceiros do projeto.
Redução de Custos – Aproveitando o poder de compra coletivo para garantir melhores condições para academias.
Maior Exposição na Mídia – Elevando a visibilidade de academias, atletas e marcas no setor fitness.
Principais Objetivos da Iniciativa
Os líderes do WFP, como Saxon Panchik (Head of Community Initiatives) e Isabella Terry (Executive Director), reforçam que a missão do projeto é impulsionar o crescimento da indústria fitness sem restringir oportunidades. A ideia central é utilizar o poder coletivo para gerar benefícios reais, tanto em termos de economia quanto de novas fontes de receita. Dessa forma, segundo os coordenadores da marca, a ideia de trazer afiliados para dentro da WPF trará melhoras para os afiliados. Segundo a marca, as ações pensadas visariam:
Expandir Oportunidades: Em vez de limitar o setor, o WFP busca abrir portas para novas possibilidades, promovendo um ambiente mais inclusivo para empreendedores, atletas e marcas fitness.
Apoiar Donos de Academias: Os empreendedores do setor fitness são a base da comunidade. A iniciativa inclui um modelo de compartilhamento de lucros para recompensar academias pelo valor que proporcionam aos seus clientes.
Unir a Comunidade Fitness: A proposta do WFP é eliminar barreiras e tornar o mercado mais acessível para todos, garantindo que fitness seja para todos.
Aumentar a Visibilidade do Esporte: Com a criação da League, o WFP busca dar mais reconhecimento aos atletas, tornando o esporte mais atrativo para o público e gerando novas oportunidades de receita para os negócios envolvidos.
Um novo horizonte para a modalidade de fato?
Visualizando as iniciativas, podemos dizer que a WPF estudou direitinho as dores dos donos de box que deixaram a CrossFit. Afinal de contas, ela é composta de atletas e donos de box que viveram a afiliação da CrossFit na pele. Com isso, sabe o que não agradava, por outro lado, a marca está assumindo um compromisso alto, assim como fez trazendo a competição e contratando os atletas para fazer parte dos eventos. Podemos concluir que o investimento da WPF está de fato sendo alto para trazer todo esse modelo e criar uma concorrência de peso para a CrossFit.
Caso ela consiga de verdade com Fitness Project Initiative arcar com tudo que está falando, poderemos ver uma verdadeira debandada e esse número inicial de 50 academias, crescer rapidamente. Ainda mais com tanta propaganda vinda dos próprios atletas contratados. Basta ver o vídeo de Gui Malheiros em seus stories fazendo um paralelo sobre os motivos que o fizeram focar no WPF para entender como a marca está sendo bem quista no mercado. Basta saber agora se ela irá dar conta do processo e se manter ativa. Mas ela de fato está cada vez mais se consolidando como uma grande concorrência para o CrossFit.