Luka Dukic ataca a nova temporada do Games
A notícia das mudanças da temporada 2025 do CrossFit Games de fato dividiu as opiniões. Aliás, muitas pessoas acharam extremamente negativa as mudanças. Até porque o antigo modelo parecia se encaixar perfeitamente e necessitaria de apenas algumas mudanças. No entanto, nenhuma das considerações foram mais forte e agressivas como a de Luka Dukic. O sérvio que já mostrou por diversas vezes estar completamente indignado com a marca por conta da tragédia com seu irmão, não vem poupando ataques. Assim dessa vez não foi diferente, em uma publicação em seu perfil no Instagram, Luka atacou com força as iniciativas para a nova temporada.
Luka que inicialmente deixou bem claro que não iria mais competir em 2025 na CrossFit, ressaltou dessa vez que a marca escolheu o pior caminho possível para uma nova temporada. O atleta pontuou a negatividade de uma pré temporada para o Games 100% online, o que tira da CrossFit a responsabilidade da montagem dos eventos, dando assim apenas margem para o lucro das inscrições para a marca.
Outro problema levantado pelo sérvio e que à anos é um dos grandes problemas dos qualifiers online é justamente a revisão dos vídeos. Esse ano mesmo, a temporada retirou fortes nomes das quartas de final, devido a revisão de vídeos entregues, jogando muitos atletas para fora da temporada. Luka pontuou a falta de suporte que poderá ocorrer para os eventos Sancionados que acontecerão. Jogando assim a responsabilidade e os gastos para os produtores do evento.
Porém, o alerta que talvez seja mais crítico e prejudicial para os atletas que visam o Games seria em uma possível premiação vinda em cima dos lucros da inscrição com o Open. Caso isso possa de fato acontecer, significará uma possível bolsa baixa para os competidores. Uma vez que muitas pessoas já disseram que não irão se inscrever no ano que vem por conta da postura da marca em relação a tragédia no Caso Lazar Dukic.
Emma McQuaid não fará a temporada 2025 e Chandler Smith é dúvida
A irlandesa e seis vezes atleta Games, Emma McQuaid foi a primeira atleta a desistir publicamente da temporada 2025. A desistência veio logo após a fala de Luka sobre os resultados das investigações da morte de Lazar Dukic. Ela postou em seu perfil: “O CF NUNCA vai mudar!! Eles sempre continuarão a fazer o que quiserem e quando quiserem!! Eles mudam a temporada todo ano e continuam não dando a mínima para os atletas ou para a nossa segurança. Eu não farei parte do show de merda do CF em 2025”. Aliás, a irlandesa já disse em entrevista que estava pensando em deixar o esporte, esse poderá ser o motivo que faltava para que ela saia. McQuaid está se preparando para participar de uma etapa do Hyrox na Europa, o que poderá ser o começo de uma nova etapa para ela.
Outro atleta que parece ser dúvida se estará na temporada de 2025 é o americano Chandler Smith. Ele que competiu esse ano o Games pelo time da CrossFit Invictus, colocou em seu perfil uma foto com os dizeres: “Não parando, apenas virando. Boa corrida”. A postagem trouxe inúmeras dúvidas sobre a continuidade dele. Chandler ainda colocou uma postagem no “Dia dos Veteranos” comemorado nos Estados Unidos, um post em homenagem a Lazar. Demonstrando um verdadeiro carinho ao sérvio.
Mas a realidade é que poderemos ver ainda, ao longo dos dias, muitos outros atletas desistindo da temporada, seja em protesto a morte de Lazar, como em relação as novas medidas tomadas para a temporada 2025 do CrossFit Games.